ESTRATÉGIAS DE CREDITAÇÃO DA EXTENSÃO NOS CURRÍCULOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO
DOI:
https://doi.org/10.31512/vivencias.v17i34.545Abstract
O presente artigo analisa a experiência da Universidade de Pernambuco (UPE) no processo de creditação das ações de extensão nos currículos dos cursos de graduação, por meio da análise documental dos Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) que já foram reformulados com base nas orientações do Plano Nacional de Educação 2014-2024 e das Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira. A análise foi inscrita numa perspectiva qualitativa e indicou que esta política tem contribuído para fortalecer a articulação entre os eixos ensino, pesquisa e extensão; promover a interdisciplinaridade e a discussão sobre temáticas de grande relevância social; e dinamizar os currículos, por meio da utilização de diversas metodologias e linguagens no planejamento dos componentes que fazem parte do eixo formativo extensionista. Os cursos de graduação têm planejado diferentes modalidades de ações extensionistas, a depender da área do conhecimento do qual estão inseridos e do público-alvo que pretendem alcançar. Observou-se uma predominância da creditação de ações extensionistas realizadas por meio Disciplinas Curriculares de Extensão (DCExts) em relação as Atividades Curriculares de Extensão (ACEs), realizadas por meio de Projetos e Programas de extensão.
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