EFEITOS DA PRÁTICA DE TAG RUGBY NA APTIDÃO FÍSICA PARA O DESEMPENHO ESPORTIVO EM ESCOLARES

Autori

  • Jean Carlos Parmigiani De Marco Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), Xanxerê, SC, Brasil. Licenciado em Educação Física. E-mail: jean.carlos@unoesc.edu.br http://orcid.org/0000-0003-3764-0362
  • Mateus Augusto Bim Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Florianópolis, SC, Brasil. Mestrando em Ciências do Movimento Humano. E-mail: mateus.bim@edu.udesc.br http://orcid.org/0000-0002-4064-1975
  • Sandro Claro Pedrozo Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), Xanxerê, SC, Brasil. Mestre em Biociências e Saúde. E-mail: sandro.pedrozo@unoesc.edu.br http://orcid.org/0000-0002-5068-8515

DOI:

https://doi.org/10.31512/vivencias.v15i29.81

Abstract

O Rugby é um esporte coletivo em expansão, podendo ser uma alternativa como um esporte não convencional a ser implantado na escola, através de seus pré-desportivos. Este estudo visou analisar os efeitos da prática da iniciação do Tag Rugby na aptidão física para o desempenho esportivo em alunos do 5º ano. Participaram do estudo 24 alunos com média de 10 anos. Para identificar o nível de aptidão física dos alunos foi utilizada a bateria do PROESP-Br (2016), que correspondeu aos testes de força explosiva de membros superiores e inferiores, agilidade, velocidade e resistência cardiorrespiratória. Para a análise dos dados foi aplicando a estatística descritiva (média, desvio-padrão e frequência) e o teste t de student pareado. Os resultados apontaram melhoras significativas para as capacidades físicas de força explosiva de membros superiores no sexo masculino (p=0,004) e agilidade em ambos os sexos (p<0,001). Com base neste estudo pode-se concluir que a intervenção focada na iniciação do Tag Rugby não foi suficiente para proporcionar melhoras significativas em todas as capacidades físicas, possivelmente devido à curta duração e frequência semanal das práticas. Salientando a necessidade de implementação de novas modalidades esportivas nas aulas de educação física, ocorrendo assim uma diversificação de conteúdos e ampliando as vivências físicas dos estudantes.

Biografie autore

Jean Carlos Parmigiani De Marco, Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), Xanxerê, SC, Brasil. Licenciado em Educação Física. E-mail: jean.carlos@unoesc.edu.br

Possui graduação em Educação Física - Licenciatura pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc) (2017) e está cursando atualmente Educação Física - Bacharelado na Unoesc . Atualmente é membro do grupo de pesquisa em Estudos da Saúde, Ambiente, Esporte e Sociedade da Universidade do Oeste de Santa Catarina.. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: escolares, imc, obesidade, pibid e aptidão física.

Mateus Augusto Bim, Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Florianópolis, SC, Brasil. Mestrando em Ciências do Movimento Humano. E-mail: mateus.bim@edu.udesc.br

Possui graduação em Educação Física - Bacharelado pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (2016). Mestrando no Programa de Pós-graduação em Ciências do Movimento Humano - CEFID/UDESC.

Sandro Claro Pedrozo, Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), Xanxerê, SC, Brasil. Mestre em Biociências e Saúde. E-mail: sandro.pedrozo@unoesc.edu.br

Possui Graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria (2001), Especialização em Educação Física com área de concentração em Treinamento desportivo pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (2008) e Mestrado em Biociências e Saúde pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (2018). Tem experiência na área de Educação Física, atuando atualmente como docente na Universidade do Oeste de Santa Catarina nas seguintes áreas: Cinesiologia, Atividades de Academia, Treinamento Esportivo, Medidas e Avaliação, Bioestatística, Planejamento e Organização de Eventos Esportivos e Trabalho de Pesquisa I e II.

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Pubblicato

2019-10-13

Come citare

De Marco, J. C. P., Bim, M. A., & Pedrozo, S. C. (2019). EFEITOS DA PRÁTICA DE TAG RUGBY NA APTIDÃO FÍSICA PARA O DESEMPENHO ESPORTIVO EM ESCOLARES. Vivências, 15(29), 187–198. https://doi.org/10.31512/vivencias.v15i29.81

Fascicolo

Sezione

ARTIGOS DE FLUXO CONTÍNUO