EFEITOS DA PRÁTICA DE TAG RUGBY NA APTIDÃO FÍSICA PARA O DESEMPENHO ESPORTIVO EM ESCOLARES
DOI:
https://doi.org/10.31512/vivencias.v15i29.81Abstract
O Rugby é um esporte coletivo em expansão, podendo ser uma alternativa como um esporte não convencional a ser implantado na escola, através de seus pré-desportivos. Este estudo visou analisar os efeitos da prática da iniciação do Tag Rugby na aptidão física para o desempenho esportivo em alunos do 5º ano. Participaram do estudo 24 alunos com média de 10 anos. Para identificar o nível de aptidão física dos alunos foi utilizada a bateria do PROESP-Br (2016), que correspondeu aos testes de força explosiva de membros superiores e inferiores, agilidade, velocidade e resistência cardiorrespiratória. Para a análise dos dados foi aplicando a estatística descritiva (média, desvio-padrão e frequência) e o teste t de student pareado. Os resultados apontaram melhoras significativas para as capacidades físicas de força explosiva de membros superiores no sexo masculino (p=0,004) e agilidade em ambos os sexos (p<0,001). Com base neste estudo pode-se concluir que a intervenção focada na iniciação do Tag Rugby não foi suficiente para proporcionar melhoras significativas em todas as capacidades físicas, possivelmente devido à curta duração e frequência semanal das práticas. Salientando a necessidade de implementação de novas modalidades esportivas nas aulas de educação física, ocorrendo assim uma diversificação de conteúdos e ampliando as vivências físicas dos estudantes.
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