AGROECOLOGIA E PRODUÇÃO DE ALIMENTOS
UMA PROPOSTA DE ESTUDO INTERDISCIPLINAR PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS EM ESCOLA DO CAMPO
DOI:
https://doi.org/10.31512/vivencias.v19i39.876Abstract
Garantir a segurança alimentar da população representa uma importante demanda mundial contemporânea, por isso propomos pensar a Agroecologia como alternativa na produção de alimentos e desenvolvimento rural. Refletir sobre essa temática requer a compreensão de diversas relações, demandando um olhar interdisciplinar que abarque as dimensões contidas nesse contexto. O presente estudo relata uma pesquisa do tipo intervenção pedagógica, a partir da aplicação de uma Ilha Interdisciplinar de Racionalidade com alunos do Ensino Médio em uma escola do campo, discutindo a temática da Agroecologia. Os instrumentos utilizados foram produções e falas dos participantes, diário de campo e entrevista em grupo focal, analisados através da Análise de Conteúdo de Bardin, através das categorias: IIR- Relato e discussão da atividade, dificuldades encontradas na aplicação da IIR, construções interdisciplinares, questões controversas emergentes. Os resultados sinalizaram as possibilidades da temática como fomentadora de construções interdisciplinares envolvendo questões controversas e contribuindo com discussões pertinentes para o contexto da Educação do Campo.
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