PLANTAS MEDICINAIS DE USO POPULAR PELOS FAMILIARES DE ALUNOS DA ESCOLA GERALDO DIAS, CALDAS NOVAS, GOIÁS

Autori

DOI:

https://doi.org/10.31512/vivencias.v19i39.944

Abstract

As pesquisas etnobotânicas, além de viabilizar a integração de saberes, movimentam e direcionam pesquisas para a conservação e o uso racional de recursos naturais, relacionando o homem com a diversidade botânica local. Assim, esta pesquisa objetivou conhecer os usos das plantas medicinais nos quintais dos alunos do 4º e 5º ano da escola Geraldo Dias, situada no povoado Nossa Senhora de Fátima em Caldas Novas, Goiás, analisando o etnoconhecimento dos familiares quanto ao saber e uso de plantas medicinais. A coleta dos dados foi mediante entrevista semiestruturada com questionário. Foram entrevistadas 22 detentoras do conhecimento sobre o uso das plantas medicinais. A pesquisa inventariou 72 espécies de plantas medicinais. Lamiaceae e Asteraceae foram as famílias com o maior número de espécies. Plectranthus barbatus (boldo) foi a espécie de maior concordância de uso. A maioria das espécies nativas e naturalizadas é de ocorrência no Cerrado e Mata Atlântica. A parte da planta mais utilizada para a preparação dos remédios caseiros foi a folha e a forma de preparo o chá. O uso das plantas para tratar doenças associadas ao aparelho respiratório foi predominante. As plantas medicinais constituíram a primeira opção para cuidados com a saúde entre as entrevistadas, o que evidencia a importância das plantas medicinais cultivadas nos seus quintais no tratamento de enfermidades e como prática integrativa e complementar na atenção básica à saúde.

Biografie autore

Sirlene Bruno Soares, Universidade Estadual de Goiás, Morrinhos, Goiás, Brasil

Especialização em MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO pela Universidade Salgado de Oliveira, Brasil(2004) e mestranda no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado em Ambiente e Sociedade da Universidade Estadual de Goiás. PROFESSORA do SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE CALDAS NOVAS-GO , Brasil.

Isa Lucia de Morais, Universidade Estadual de Goiás, Morrinhos, Goiás, Brasil

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Uberlândia (2000), mestrado em Ecologia e Conservação de Recursos Naturais pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU - (2003), doutorado em Ciências Ambientais pela Universidade Federal de Goiás e pós-doutorado pela UFU. Docente do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Goiás, Câmpus Sudoeste, Sede Quirinópolis, do Mestrado em Ambiente e Sociedade, Câmpus Sudeste, Sede Morrinhos. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia Vegetal e Botânica, atuando principalmente nos seguintes temas: Cerrado, Fenologia, Florística, Fitossociologia, recuperação de áreas degradadas, mata de galeria, vereda, arborização urbana. É membro da Sociedade Brasileira de Botânica. É fundadora e curadora do Herbário José Ângelo Rizzo da UEG, Câmpus Sudoeste, Sede Quirinópolis.

André Luiz Caes, Universidade Estadual de Goiás, Morrinhos, Goiás, Brasil

Possui doutorado em História pela Universidade Estadual de Campinas (2002). Atualmente é professor da Universidade Estadual de Goiás, trabalhando na Graduação em História no Câmpus Morrinhos, e também nos Programas de Mestrado em História e em Ambiente e Sociedade (Interdisciplinar - Ciências Ambientais) do mesmo Câmpus. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Antiga e Medieval, História do Brasil, História das Religiões, sobre a relação entre as tradições culturais do Oriente e do Ocidente e sobre os processos de interação entre a cultura e as questões ambientais. Atua principalmente nos seguintes temas: igreja católica, identidade religiosa, doutrina, relações entre religião e sociedade, relações entre as religiosidades ocidental e oriental, relação entre as tradições culturais/religiosas com os movimentos de preservação do ambiente natural.

Brenda Oliveira Guimarães, Universidade Estadual de Goiás, Morrinhos, Goiás, Brasil

Doutoranda em Recursos Naturais do Cerrado pelo PPG RENAC da Universidade Estadual de Goiás - UEG, Mestra em Ambiente e Sociedade pelo PPGAS da Universidade Estadual de Goiás - UEG (2018), Especialista em Saneamento e Saúde Ambiental pelo CESSA da Universidade Federal de Goiás- UFG (2020), Bióloga licenciada pelo Instituto Federal Goiano-Campus Ceres (2014), Pedagoga pelo INET (2015). Atuou como docente nos cursos de Graduação em Enfermagem e Biomedicina. Atualmente é Bióloga-Analista e Educadora Ambiental (Efetiva) na Prefeitura Municipal de Piracanjuba-GO - SAMARH, desde 2015. Destaque do Quadriênio do Programa de Pós Graduação em Ambiente e Sociedade da Universidade Estadual de Goiás (2016-2020). Tem experiência na área Pedagógica, de Análise e licenciamento ambiental, Educação Ambiental, Saúde Ambiental e Etnobotânica.

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Pubblicato

2023-06-15

Come citare

Soares, S. B. ., Morais, I. L. de, Caes, A. L., & Guimarães, B. O. (2023). PLANTAS MEDICINAIS DE USO POPULAR PELOS FAMILIARES DE ALUNOS DA ESCOLA GERALDO DIAS, CALDAS NOVAS, GOIÁS. Vivências, 19(39), 181–202. https://doi.org/10.31512/vivencias.v19i39.944

Fascicolo

Sezione

ARTIGOS DE FLUXO CONTÍNUO