EDUCAÇÃO HISTÓRICA E PATRIMÔNIO CULTURAL

CONTRIBUIÇÃO PARA O ENSINO DE HISTÓRIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/vivencias.v20i41.1095

Resumo

O presente texto é parte das discussões realizadas em uma dissertação de mestrado, onde foi buscado evidenciar de que forma o patrimônio cultural era explicitado (ou não) em diferentes documentos oficias voltados ao ensino de História para os anos iniciais do Ensino Fundamental. A partir de diferentes concepções para o patrimônio a pesquisa aponta a ampliação da própria ideia do que é patrimônio ao longo do tempo, bem como o ideal político por trás de uma concepção fechada para esses bens. Apoiando-se em discussões já realizadas no ensino de história, em especial no Laboratório de Pesquisa em Educação Histórica (LAPEDUH) do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná, o presente artigo aponta para as potencialidades dessas fontes patrimoniais, a partir de uma análise qualitativa de diferentes documentos. O estudo possibilitou visualizar esses vestígios históricos como método, conteúdo, fonte histórica e/ou objeto do conhecimento. Entre os documentos analisados, encontram-se orientações municipais (Curitiba/PR) e nacionais para o ensino de História. Entendendo que a Educação Histórica tem como ponto de partida as fontes históricas, defende-se a importância desses patrimônios no ensino de História.

Biografia do Autor

Dioury de Andrade Bueno, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR, Brasil

Bacharel em Administração pelo Centro Universitário OPET, licenciado em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná e mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPR. Professor do Ensino Fundamental I na Rede Municipal de Educação em Curitiba/PR. Pesquisador no Laboratório de Pesquisa em Educação Histórica (LAPEDUH) e Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Práticas Escolares, Docência e Cultura (GEPPEDOC).

Ana Claudia Urban, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR, Brasil

Doutora em Educação. Professora da Universidade Federal do Paraná – Setor de Educação. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação, do Mestrado Profissional em Ensino de História e Professora de Metodologia e Prática de Docência de História. Pesquisadora do Laboratório de Pesquisa em Educação Histórica (LAPEDUH – UFPR) e no Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Práticas Escolares, Docência e Cultura (GEPPEDOC - UFPR).

Referências

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa, Portugal: Edições 70, 1977

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017b. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNC C_20dez_site.pdf. Acesso em: 05 de maio de 2020.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Centro Gráfico, 1988.

BRASIL. Lei Nº 11.274, de 6 de fevereiro de 2006. Altera a redação dos arts. 29, 30, 32 e 87 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, dispondo sobre a duração de 9 (nove) anos para o ensino fundamental, com matrícula obrigatória a partir dos 6 (seis) anos de idade. Disponível em:

BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Introdução dos parâmetros curriculares nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1997(a).

BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: história, geografia. Brasília: MEC/SEF, 1997(b).

BRASIL, Ministério da Educação. Resolução CNE/CP Nº 2, de 22 de dezembro de 2017. Institui e orienta a implantação da Base Nacional Comum Curricular, a ser respeitada obrigatoriamente ao longo das etapas e respectivas modalidades no âmbito da Educação Básica. Ministério da Educação: CNE/CP, 2017a.

COOPER, Hilary. Ensino de História na Educação Infantil e Anos Iniciais: um guia para professores. Curitiba: Base Editorial, 2012.

CARVALHO, Aline; MENEGUELLO, Cristina (Org.). Dicionário temático de patrimônio. 1ed. São Paulo: Unicamp, 2020.

CURITIBA. Currículo do Ensino Fundamental: 1º ao 9º ano. Volume I. Secretaria Municipal de Educação de Curitiba. Gerência de Currículo, 2016a.

CURITIBA. Currículo do Ensino Fundamental: 1º ao 9º ano. Volume V. Secretaria Municipal de Educação de Curitiba. Gerência de Currículo, 2016b.

CURITIBA. Currículo do Ensino Fundamental: Diálogos com a BNCC. Volume 1 – Princípios e fundamentos. Secretaria Municipal de Educação de Curitiba, 2020. Disponível em: < https://mid-educacao.curitiba.pr.gov.br/2020/4/pdf/00272791.pdf >. Acesso em 10 de maio de 2020a.

CURITIBA. Currículo do Ensino Fundamental: Diálogos com a BNCC. Volume 3 – Ciências Humanas. Secretaria Municipal de Educação de Curitiba, 2020. Disponível em: <https://mid-educacao.curitiba.pr.gov.br/2020/4/pdf/00272793.pdf>. Acesso em 10 de maio de 2020b.

CURITIBA. Diretrizes Curriculares para a Educação Municipal de Curitiba: Volume 3 – Ensino Fundamental. Secretaria Municipal de Educação de Curitiba. CURITIBA, 2006.

FIGUEIRA, Cristina Reis; MIRANDA, Lílian Lisboa. Educação patrimonial no ensino de História nos anos finais do Ensino Fundamental: conceitos e práticas. São Paulo: Edições SM, 2012.

FONSECA, Maria Cecília Londres. Para além da pedra e cal: por uma concepção ampla de patrimônio cultural. In: ABREU, Regina; CHAGAS, Mario (orgs.). Memória e patrimônio: ensaios contemporâneos. 2ª ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2009.

FLORÊNCIO, Sônia Rampim. et al. Educação Patrimonial: histórico, conceitos e processos. Brasília, DF: Iphan, 2014.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4ª ed. São Paulo: Atlas, 2002.

GOHN. Maria da Glória. Educação não-formal, participação da sociedade civil e estruturas colegiadas nas escolas. Ensaio, Rio de Janeiro, v. 14, p. 27-38, jan./mar. 2006.

GRINSPUM, Denise. Educação para o Patrimônio: Museu de Arte de Escola. Responsabilidade compartilhada na formação de público. Tese (Doutorado em Educação). FEUSP: São Paulo, 2000.

HORTA, Maria de Lourdes Parreiras; GRUNBERG, Evelina; MONTEIRO, Adriane Queiroz. Guia básico de Educação Patrimonial. Brasília: Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Museu Imperial, 1999.

LE GOFF, Jacques. História e memória. Trad. Bernardo Leitão et.al. Campinas: Editora da UNICAMP, 1924.

LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas – Termos básicos de educação e ensino. São Paulo: EPU, 1986.

MANIQUE, Antônio Pedro; PROENÇA, Maria Cândida. Didáctica da História. Património e História Local. Lisboa: Texto, 1994.

MATOZZI, Ivo. Currículo de história e educação para o patrimônio. Nº 47, p. 135-155, Belo Horizonte: Educação em Revista, 2008.

MELO, Rosilene Alves de. Saberes e formas de expressão: patrimônio de todos nós. Formação de Mediadores de Educação para o Patrimônio – Fascículo 5. Fundação Demócrito Rocha: Fortaleza, 2019.

MENESES, Ulpiano Toledo Bezerra de. História, cativa da memória? para um mapeamento da memória no campo das ciências sociais. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros: São Paulo, v. 34, p. 9-23, 1992.

PEREGRINO, Umbelino. Patrimônio Cultural: uma construção de cidadania. In: TOLENTINO, Átila Bezerra (Org.). Educação Patrimonial: reflexões e práticas. João Pessoa: Superintendência do Iphan na Paraíba, 2012.

PINTO, Maria Helena Mendes Nabais Faria. Educação Histórica e Patrimonial: conceções de alunos e professores sobre o passado em espaços do presente. Tese (Doutoramento em Ciências da Educação) – Universidade do Minho, Portugal, 2011.

PINTO, Maria Helena Mendes Nabais Faria; SQUINELO, Ana Paula. O uso do patrimônio cultural no ensino de história: perspectivas da formação docente em Portugal e Brasil. Pulso: Revista de educación, 40, 35-52, Portugal, 2017.

RÜSEN Jörn. (2008b). What does “Making sense of history” mean? In RÜSEN, Jörn (Ed.). Meaning & Representation in History (pp. 1-5). New York and Oxford: Berghahn Books, 2008.

RÜSEN, Jörn. Teoria da história: uma teoria da história como ciência. Trad. Estevão de Rezende Martins. Curitiba: Editora UFPR, 2015.

SCHMIDT, Maria Auxiliadora; CAINELLI, Marlene. Ensinar história. Coleção Pensamento e ação na sala de aula - 2ª ed. São Paulo: Scipione, 2009.

SCHMIDT, Maria Auxiliadora; GARCIA, Tânia Maria F. Braga. Consciência histórica e crítica em aulas de História. Cadernos Paulo Freire, vol. 5. Fortaleza: Secretaria da Cultura do Estado do Ceará/Museu do Ceará, 2006.

SCHMIDT, Maria Auxiliadora; URBAN; Ana Claudia (Orgs.). O que é a Educação Histórica. Coleção Educação Histórica 1. Curitiba: W.A. Editores, 2018.

SCHMIDT, Maria Auxiliadora. Didática reconstrutivista da história. Curitiba: CRV, 2020.

URBAN, Ana Claudia; LUPORINI, Teresa Jussara. Aprender e ensinar História nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 1ª ed. São Paulo: Cortez, 2015.

Publicado

2024-07-01

Como Citar

Bueno, D. de A., & Urban, A. C. (2024). EDUCAÇÃO HISTÓRICA E PATRIMÔNIO CULTURAL: CONTRIBUIÇÃO PARA O ENSINO DE HISTÓRIA. Vivências, 20(41), 235–248. https://doi.org/10.31512/vivencias.v20i41.1095

Edição

Seção

ARTIGOS DE FLUXO CONTÍNUO