EDUCAÇÃO HISTÓRICA E PATRIMÔNIO CULTURAL
CONTRIBUIÇÃO PARA O ENSINO DE HISTÓRIA
DOI:
https://doi.org/10.31512/vivencias.v20i41.1095Resumo
O presente texto é parte das discussões realizadas em uma dissertação de mestrado, onde foi buscado evidenciar de que forma o patrimônio cultural era explicitado (ou não) em diferentes documentos oficias voltados ao ensino de História para os anos iniciais do Ensino Fundamental. A partir de diferentes concepções para o patrimônio a pesquisa aponta a ampliação da própria ideia do que é patrimônio ao longo do tempo, bem como o ideal político por trás de uma concepção fechada para esses bens. Apoiando-se em discussões já realizadas no ensino de história, em especial no Laboratório de Pesquisa em Educação Histórica (LAPEDUH) do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná, o presente artigo aponta para as potencialidades dessas fontes patrimoniais, a partir de uma análise qualitativa de diferentes documentos. O estudo possibilitou visualizar esses vestígios históricos como método, conteúdo, fonte histórica e/ou objeto do conhecimento. Entre os documentos analisados, encontram-se orientações municipais (Curitiba/PR) e nacionais para o ensino de História. Entendendo que a Educação Histórica tem como ponto de partida as fontes históricas, defende-se a importância desses patrimônios no ensino de História.
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