A CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E OS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (ODS) DA ONU
DOI:
https://doi.org/10.31512/vivencias.v21i43.1420Resumo
O presente estudo apresenta uma reflexão sobre as diretrizes para a curricularização da extensão e a possibilidade de alinhamento com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Para tanto, fora feita uma abordagem da curricularização da extensão sob a perspectiva da implementação dos objetivos elencados na Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU). Neste contexto, realizou-se uma breve apresentação da história da extensão universitária no Brasil, desde as primeiras práticas extensionistas até o contexto atual da curricularização, bem como apresentou-se um recorte histórico do processo de concepção da Agenda 2030 da ONU. Por meio de pesquisa exploratória, de análise documental e bibliográfica, buscou-se trazer discussão acerca da possibilidade das Instituições de Ensino Superior, a partir da extensão, contribuírem para a promoção da implantação da referida Agenda, haja vista o potencial de transformação social das Universidades. A conclusão do estudo revela que a extensão universitária pode desempenhar um importante papel na concretização da Agenda para o desenvolvimento sustentável e que, com esta interlocução entre Universidade e desenvolvimento sustentável, as práticas extensionistas têm maior potencial para causar impacto positivo e transformador sobre a sociedade e a instituição de ensino como um todo.
Referências
BAZZOLI, João A. Agenda 2030: extensão como trajeto para institucionalização. Revista Conexão UEPG, Ponta Grossa, v. 17, n. 1, p. 01-16, nov. 2021. Disponível em: https://www.revistas2.uepg.br/index.php/conexao/article/view/19494. Acesso em: 01 mar. 2024.
BELLUZZO, Regina Célia Baptista. Competência em informação (CoInfo) e midiática: inter-relação com a Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) sob a ótica da educação contemporânea. Revista de Biblioteconomia e Ciência da Informação, v.4, n. 1, p. 15-24, jan/jun., 2018. Disponível em https://labirintodosaber.com.br/wp-content/uploads/2018/07/revista-folha-de-rosto-2018-artigo-regina-belluzzo.pdf. Acesso em: 03 mar. 2024.
BRASIL. Decreto nº 19.851, de 11 de abril de 1931. Dispõe que o ensino superior no Brasil [...]. Brasília, DF: Câmara dos Deputados. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1930-1939/decreto-19851-11-abril-1931-505837-publicacaooriginal-1-pe.html. Acesso em: 26 fev. 2024.
BRASIL. Lei n.9.394 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Aprovada em 20 de dezembro de 1996. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/ldb.pdf. Acesso em: 10 de novembro de fev.2024.
BRASIL. Lei 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Disponível em < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011- 2014/2014/Lei/L13005.htm>. Acesso em: 29 jan. 2024.
BRASIL. Plano Nacional de Extensão Universitária. Fórum de Pró-Reitores de extensão das Universidades Públicas Brasileiras e SESu/ MEC. Brasília, DF, 2001
BRASIL. Resolução CNE/CES 7/2018, de 18 de dezembro de 2018. Estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira e regimenta o disposto na Meta 12.7 da Lei nº 13.005/201. Diário Oficial da União, Brasília, 19 de dezembro de 2018, Seção 1, pp. 49 e 50.
CRUZ, Gabriela Alejandra De La; OLIVEIRA, Mário César Sousa de. Percepções da Extensão Universitária a partir dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: [Entrevista cedida a] Mário César Sousa de Oliveira. EntreAções: diálogos em extensão, v. 3, n. 1, p. 9-16, 30 ago. 2022.
FORPROEX – Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras. A extensão brasileira em (novas) perspectivas. Uberlândia: UFU, 2022. Disponível em https://www.ufmg.br/proex/renex/images/CARTA_49_FORPROEX_UBERLANDIA.pdf. Acesso em: 02 mar. 2024.
FORPROEX. Comissão Permanente de Avaliação da Extensão. Avaliação da Extensão Universitária: práticas e discussões da Comissão Permanente de Avaliação da Extensão. Belo Horizonte: FORPROEX/CPAE; PROEX/UFMG, 2013. Disponível em: https://www.ufmg.br/proex/renex/images/avalia%C3%A7%C3%A3o_da_extens%C3%A3o-_livro_8.pdf. Acesso em: 01 jan. 2024.
FORPROEX - Fórum de Pró-Reitores De Extensão das Instituições de Educação Superior Públicas Brasileiras Política Nacional de Extensão Universitária. 2012. Disponível em: https://proex.ufsc.br/files/2016/04/Pol%C3%ADtica-Nacional-de-Extens%C3%A3o-Universit%C3%A1ria-e-book.pdf. Acesso em: 01 jan. 2024.
FORPROEX. 53º Fórum Sudeste de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras. Carta de Uberlândia. Universidade Federal de Uberlândia (MG). 30/10/2019. Disponível em: https://www.ufmg.br/proex/renex/images/Carta_ Uberlandia.pdf. Acesso em: 02 jan. 2024.
GONÇALVES, Nadia Gaiofatto. Indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão: um princípio necessário. Perspectiva, [S. l.], v. 33, n. 3, p. 1229–1256, 2016. DOI: 10.5007/2175-795X.2015v33n3p1229. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/2175-795X.2015v33n3p1229. Acesso em: 23 fev. 2024.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002
IMPERATORE, Jorge Luís Ribeiro; PEDDE, Valdir.; IMPERATORE, Simone Loreiro Brum. Curricularizar a extensão ou extensionalizar o currículo? Aportes teóricos e práticas de integração curricular da Extensão ante a estratégia 12.7 do PNE. Colóquio Internacional de Gestão Universitária – CIGU, Desafios da Gestão Universitária no Século XXI, XV, Mar del Plata, 2015. Anais eletrônicos: UFSC, 2015. Disponível em: < https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/136064> Acesso em: 10 fev. 2024.
MARTINAZZO, Maria Regina; VARGAS, Lucas A.; MAZZIONI, Sady; DAL MAGRO, Cristian B. Contribuições de projetos de extensão de uma universidade comunitária para saúde e bem-estar (ODS 3). Revista Metropolitana de Sustentabilidade (ISSN 2318-3233), São Paulo, v. 10, n. 1, p. 42, 2020. Disponível em: https://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/article/view/2195. Acesso em: 9 mar. 2024.
MIGUENS JR, Sergio Augusto Quevedo; CELESTE, Roger Keller. A Extensão Universitária.2014. Disponível em: https:// https://www.researchgate.net/publication/253645827_A_EXTENSAO_UNIVERSITARIA_-_Capitulo_de_Livro.pdf. Acesso em: 20 fev. 2024.
MOTA, Ivan. D. da; TENA, Lucimara. P.; SÉLLOS-KNOERR, Viviane. C. de. O novo marco regulatório da extensão universitária no Brasil: uma contribuição para a política de promoção humana. Revista Brasileira de Direito, Passo Fundo, v. 15, n. 3, p. 79-110, set./dez. 2019.Disponívelem: https://seer.atitus.edu.br/index.php/revistadedireito/article/view/3845 Acesso em: 01 fev. 2024.
NOGUEIRA, Maria das D. Pimentel. Políticas de Extensão Universitária Brasileira. Belo Horizonte, MG: Editora UFMG, 2005.
NOGUEIRA, Maria das D. Pimentel. O Fórum de Pró-reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras: um ator social em construção. Interfaces - Revista de Extensão da UFMG, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 35–47, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/18932. Acesso em: 23 jan. 2024.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU). Agenda 2030. Brasil: ONU Brasil, 2015. Disponível em: <https://nacoesunidas.org/pos2015/agenda2030/>. Acesso em: 01 fev. 2024.
ROCHA, Roberto Mauro Gurgel. Extensão Universitária: comunicação ou domesticação? Revista Educação em Debate, Fortaleza, v. 6/7, n. 2/1, p. 53-60, 1983/1984. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/handle/riufc/12082. Acesso em: 30 jan. 2024.
SANTOS, Pedro Floriano; SANTOS, Caio Floriano. A História da Extensão Universitária no Brasil e o Fórum Nacional de Extensão e Ação Comunitária das Universidades e IES Comunitárias. In: MENEZES, Ana Luiza T.; SIVERES, Luiz (orgs.) Transcendendo Fronteiras: A contribuição da Extensão das Instituições Comunitárias de Ensino Superior. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2011. p. 206 –227.
SDSN AUSTRÁLIA / PACÍFICO. Introdução aos ODS em universidades: um guia para universidades, instituições de ensino superior e o setor acadêmico; Austrália, Nova Zelândia e Edição do Pacífico; Rede de Soluções de Desenvolvimento Sustentável - Austrália / Pacífico: Melbourne, Austrália, 2017. Disponível em: http://apunsdsn.org/wp-content/uploads/Como-comecar-com-os-ODS-nasUniversidades_18-11-18pdf. Acesso em: 05 fev. 2024.
SERAFINI, Paula Gonçalves; MOURA, Jéssica Morais (Orgs). Integrando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) em Universidades Brasileiras: Experiências e Desafios. 1ª Ed: Gradus Editora. Bauru, São Paulo. 2021.
SILVEIRA, Naira C. A extensão universitária na Agenda 2030 da ONU. RAÍZES E RUMOS, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 5–7, 2017. DOI: 10.9789/2317-7705.2017.v5i1.5-7. Disponível em: https://seer.unirio.br/raizeserumos/article/view/6852. Acesso em: 25 jan. 2024.
SOUSA, Ana Luiza Lima. A história da extensão universitária. Campinas: Alínea, 2010.
SAVEGNAGO, Cristiano Lanza; GOMEZ, Simone da Rosa Messina; CORTE, Marilene Gabriel Dalla. A agenda 2030 nas universidades federais brasileiras: um estudo exploratório. Revista Humanidades e Inovação. Palmas-TO, v. 9, n. 14, 2022.
SERVA, Fernanda Mesquita. Educação Superior no Brasil: Um estudo sobre a política de curricularização da extensão universitária. 2020. 198 f. Tese (Doutorado) –Universidade Estadual Paulista, Marília, 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Márcia Gabriele Carvalho Silva, Aloisio Bolwerk

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.