PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL ACERCA DO DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/vivencias.v22i44.1631

Resumo

O presente estudo visou levantar a impressão dos professores de educação infantil acerca do desenvolvimento da linguagem dos alunos, considerando os padrões do desenvolvimento típico e atípico. O público-alvo incluiu 57 docentes da rede pública e privada de um município do Rio Grande do Sul. A pesquisa trata-se de um estudo observacional, com métodos qualitativos e quantitativos. Para a coleta de dados, foi utilizado um questionário online na plataforma de gerenciamento de pesquisas Google Forms. Os resultados indicaram que os professores reconhecem a importância do encaminhamento fonoaudiológico, porém, enfrentam desafios significativos, principalmente na comunicação com os pais e na integração com a equipe multidisciplinar. Portanto, a pesquisa contribuiu para a ampliação do entendimento do docente em relação ao desenvolvimento da linguagem infantil, ressaltando a importância do trabalho interdisciplinar e da tríade - professor, fonoaudiólogo e família. Ademais, sugere-se que mais estudos sejam conduzidos em diferentes localidades, com o objetivo de verificar se os docentes de outras regiões compartilham da mesma percepção acerca do desenvolvimento infantil e dos desafios enfrentados na prática pedagógica.

Biografias Autor

Emanuelle Aparecida Grando, Universidade de Passo Fundo, RS, Brasil

Acadêmica de Fonoaudiologia.

Lara Carolina Cassaneli, Universidade de Passo Fundo, RS, Brasil

Acadêmica de Fonoaudiologia.

Luciana Grolli Ardenghi, Universidade de Passo Fundo, RS, Brasil

Doutora em Medicina: Ciências Médicas - UFRGS. 

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Publicado

2025-12-14

Como Citar

Grando, E. A., Cassaneli, L. C., & Ardenghi, L. G. . (2025). PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL ACERCA DO DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM. Vivências, 22(44), 335–346. https://doi.org/10.31512/vivencias.v22i44.1631

Edição

Secção

ARTIGOS DE FLUXO CONTÍNUO