AMBIENTE DE INOVAÇÃO E INCUBADORAS TECNOLÓGICAS

DESAFIOS PARA A POLÍTICA PÚBLICA EDUCACIONAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/vivencias.v22i44.1654

Resumo

Atendendo às exigências da sociedade contemporânea, os processos educativos e formativos têm incorporado iniciativas que incidam efetivamente sobre o processo de desenvolvimento local e regional. Entre essas iniciativas, destaca-se a inovação tecnológica nas Instituições de Ensino Superior, as quais foram objeto deste trabalho. Buscou-se investigar as incubadoras tecnológicas em funcionamento nos campi do Instituto Federal Farroupilha - IFFar, visando elaborar material descritivo das ações desenvolvidas pelas mesmas. Para tanto, realizou-se pesquisa descritiva, via análise documental, bibliográfica e entrevistas semiestruturadas, orientadas pela Fenomenologia, a partir dos pressupostos da Hermenêutica de Profundidade. A partir dos relatos, verificaram-se algumas dificuldades materiais e de recursos humanos, ressaltando a importância da dedicação dos servidores às incubadoras, da participação dos alunos nos processos de pré-incubação e incubação, bem como do adensamento das normativas acerca da inovação tecnológica no desenvolvimento desta política na instituição. Verificou-se ainda a necessidade de fortalecer as parcerias locais, de qualificar servidores para atuarem nos Núcleos de Inovação e Transferência de Tecnologia e, por fim, implementar sistemática de monitoramento e avaliação da Política Institucional de Inovação Tecnológica. Conclui-se que, apesar das dificuldades, as incubadoras do IFFar, além de constituírem espaços de promoção da inovação tecnológica, representam importante meio de inserção e participação comunitária, com reflexos na consolidação da instituição como propulsora de desenvolvimento local/regional.

 

Biografias Autor

Magalia Gloger dos Santos Almeida, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Ijuí, RS, Brasil

Graduação em Ciências Contábeis pela Universidade da Região da Campanha (2001). Mestre em Desenvolvimento pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ. Doutoranda em Desenvolvimento Regional (PPGDR - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ). Atua como professora substituta em administração no Instituto Federal Farroupilha – campus Santo Ângelo/RS. 

Melissa Welter Vargas, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Ijuí, RS, Brasil

MELISSA WELTER VARGAS é doutoranda em Desenvolvimento Regional pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional, da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ, Brasil.

Nelson Jose Thesing, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Ijuí, RS, Brasil

NELSON JOSÉ THESING é Professor Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional, da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ, Brasil.

 

Airton Adelar Mueller, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Ijuí, RS, Brasil

AIRTON ADELAR MUELLER é Professor Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional, da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ, Brasil.

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Publicado

2025-12-14

Como Citar

Almeida, M. G. dos S. ., Vargas, M. W. ., Thesing, N. J. ., & Mueller, A. A. . (2025). AMBIENTE DE INOVAÇÃO E INCUBADORAS TECNOLÓGICAS: DESAFIOS PARA A POLÍTICA PÚBLICA EDUCACIONAL. Vivências, 22(44), 203–226. https://doi.org/10.31512/vivencias.v22i44.1654

Edição

Secção

ARTIGOS DE FLUXO CONTÍNUO