DISCENTES OU DOCENTES? ANALISANDO O IMPACTO DAS ATIVIDADES DE EXTENSÃO COMO COMPLEMENTAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM EM ACADÊMICOS DO CURSO DE OCEANOGRAFIA
DOI:
https://doi.org/10.31512/vivencias.v17i34.270Resumo
O desafio de fortalecer uma educação ambiental convergente e multirreferencial caracteriza-se como prioridade para viabilizar uma prática educativa que articule de forma incisiva a necessidade de se enfrentar, ao mesmo tempo, a degradação ambiental e os problemas sociais. A Extensão Universitária se coloca como uma possível ferramenta para se trabalhar essas problemáticas contemporâneas. Assim sendo, este trabalho tem por objetivo analisar o impacto das atividades de extensão como complementação do processo de ensino/aprendizagem em acadêmicos de um curso de Oceanografia, em que pretende-se verificar suas percepções acerca de um projeto de extensão, bem como averiguar o aprendizado proporcionado por ele. Para a concretização deste artigo realiza-se uma pesquisa bibliográfica, aliada à uma investigação do processo descritivo e qualitativo. O trabalho é baseado nas práticas de um Projeto de Extensão Universitário realizado no ano de 2018, em parceria com uma universidade do sul do país e um instituto da mesma região. O número amostral é de 211 (duzentos e onze) participantes. A pesquisa demonstrou a importância do projeto de extensão no processo de ensino/aprendizagem dos acadêmicos e demonstrou que há a necessidade de um árduo trabalho de pesquisa e uma comunicação eficaz para traduzir o que é proposto na extensão, de forma a possibilitar uma sinergia entre a tríade pesquisa/ensino/extensão.
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