MODELING FOR VERIFICATION OF THE SOYBEAN OIL CONTENT IN HEXANE MISCELLA USING DENSIMETER

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/vivencias.v21i42.1005

Resumo

A soja é uma das culturas mais importantes do Brasil, pois o grão e seus derivados primários (farelo e óleo) são exportados para diversos países e amplamente utilizados em diversos segmentos industriais, contribuindo para a economia nacional. A extração do petróleo bruto pelo solvente hexano é o método mais aplicado nas indústrias, sendo a miscela o resultado intermediário deste processo. O rendimento e a eficiência da extração são verificados analisando a concentração de óleo presente nele. O método analítico utilizado pelas indústrias em geral consiste na evaporação do solvente, que leva cerca de duas horas para obter resultados. A pesquisa teve como objetivo construir um modelo matemático para calcular a concentração de óleo a partir das temperaturas e massas específicas do solvente, óleo de soja e miscela, medidos com densímetro e termômetro, otimizando o tempo e custo desta análise. Além da economia para a indústria, com resultados mais rápidos, o operador pode atuar no processo e evitar que o erro e prejuízos continuem caso o resultado aponte falha no regime operacional. Para validar o modelo matemático, os resultados obtidos na modelagem foram comparados com os obtidos pelo método de evaporação do solvente hexano, que foram bastante aproximados do ponto de vista industrial. A diferença média absoluta entre os resultados dos métodos foi de 0,21% nas amostras com concentração de óleo abaixo de 38%. Conclui-se que o método pode ser implementado como uma ferramenta para otimizar a análise da concentração de óleo de soja na miscela de hexano.

Biografias Autor

Antônio Vanderlei dos Santos, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Santo Ângelo, RS, Brasil

Um cristão cientista, que possui graduação em Licenciatura Em Física pela Universidade Federal de Santa Maria (1990), mestrado em Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (1993) e doutorado em Ciências área de concentração Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997). Atualmente é professor tempo integral da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física da Matéria Condensada, atuando principalmente nos seguintes temas: estrutura eletrônica, estrutura de bandas, nitretação, ensino da física e ligas magnéticas. Professor do mestrado em ensino científico e tecnológico atuando nas linhas de pesquisa de Tecnologias da Informação e Ensino de Ciências ,Práticas Educativas no Ensino de Ciência e Tecnologia. Também é professor do Mestrado em Gestão Estratégica de Organizações, ministra a cadeira Gestão do Conhecimento e Inovação e atua na linha de pesquisa Desenvolvimento e Organização Social. Na gestão da inovação é coordenador do Núcleo de Inovação e Transferência Tecnológica do campus de Santo Ângelo RS(NITT), atuando em vários projetos, também é Gestor Cientifico do Parque Cientifico e Tecnológico das Missões (TecnoURI Missões). Na gestão acadêmica é o atual Sub Coordenado do mestrado Ensino Científico e Tecnológico. Realizou pós Doutorado na Universidade de passo Fundo no ano de 2018-2019, colaborador voluntário dos Comitês Governança em Educação e Governança em Inovação da Rede Governança Brasil.

Leticia Andreola Velasques, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Santo Ângelo, RS, Brasil

Letícia Andreola Velasques, Engenheira Química, formada pela Universidade Regional do Alto Uruguai e das Missões - URI, campus Santo Ângelo. Também cursa, atualmente, pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Anhanguera. Possui curso em Transporte Terrestre de Cargas.

 

João Henrique Bley, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Santo Ângelo, RS, Brasil

Possui graduação em Direito pelo Instituto Cenecista de Ensino Superior de Santo Ângelo (1999), Graduação em Matemática - Licenciatura pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2004), Especialização em Polícia Comunitária pela Unisul/SC (2009) e Mestrado em Modelagem Matemática pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2007). É Policial Rodoviário Federal desde 1994, Instrutor e Tutor da Universidade Corporativa da Polícia Rodoviária Federal, desde 2007 e Professor da Universidade Regional Integrada - URI, Campus Santo Ângelo, desde 2015

 

 

Referências

Bley, J. H. Modelagem Matemática da Extração de Óleo de Girassol por Solvente. 2007, 142 f. Masters Thesis in em Mathematical modeling – Campus Ijuí, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande Do Sul, Rio Grande do Sul/RS.

Cervo, A. L.; Bervian, P. A.; Silva, R. DA. Metodologia científica. 6a ed. Pearson, São Paulo: 2006.

Fundação Cargill. Soja: uma caminhada sem fim. CCD, v. Brasil, 2009.

Gil, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 6a ed. São Paulo: 2017.

Gomes, V. C. Otimização da Densidade Através do Desenvolvimento e Automação de um Densímetro. 2014. Completion of Course work, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

Guedes, A. R. Determinação e Análise de Propriedades Termofísicas do Melaço de Soja. Universidade Federal do Paraná, 2015.

Hahn, A. E. Ensino Científico a Partir de Estudo do Parâmetro Teor de Óleo em Miscela Usando Modelo Matemático e Densímetro, numa Perspectiva Fuzzy. 2020. Completion of Course work, Departamento de Ciências Exatas e da Terra da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – Campus de Santo Ângelo.

Hofmann, A. M. S. Experimentos, modelagem, simulação e controle de uma operação contínua de secagem e resfriamento de soja (Glycine max) extrusada. 2012. Final Thesis (Masters in Food Engineering) – Technology department, Universidade Federal do Paraná, Curitiba.

Mandarino, J. M. G.; Roessing, A. C. Tecnologia para produção do óleo de soja: descrição das etapas, equipamentos, produtos e subprodutos. Londrina: Embrapa Soja, v. 2 ed, 2015.

Milligan, E. D. & Tandy, D. C. Field Evoluation of Extraction Performance. JAOCS: Journal of the American Oil Chemists Society, v. 61, p. 1383, 1984.

Nascimento, F. P.; Souza, F. L. L. Metodologia da Pesquisa Científica: teoria e prática – como elaborar TCC. Thesaurus, Brasília: 2016.

Neuman, L. W. Social Research Methods: Qualitative and Quantitative Approaches. 7a ed. Pearson, Boston: 2019.

Pacola, E. H. B. Análise cinética e termodinâmica do processo de extração de óleo de soja com n-hexano. 2018, 54 f. Graduation work in Chemical engineering – Campus Francisco Beltrão, Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Paraíso, P. R. Modelagem e análise do processo de obtenção do óleo de soja. 2001, 200 f. Doctorate Thesis in Chemical engineering – Universidade Estadual de Campinas, Campinas/SP.

Perry, R. H.; Green, D. W. Perry's Chemical Engineers' Handbook. 8th ed. 2007.

Richardson, R. J. Pesquisa social: métodos e técnicas. 4a ed. Atlas, São Paulo: 2017.

Silva, T. G. D.; Lourenço, D.; Pinto, M. A. S.; Santos, D. F. Modelagem Matemática da Densidade de Poços Alagoanos Utilizando Redes Neurais Artificiais. Graduation books, Oil Engineering, 2018.

Speight, J. G. Handbook of Petroleum Analysis. Print., p. N.p., 2001.

Thomas, G. C. Análise Teórico-Experimental da Extração de Óleo de Soja em Instalação Industrial do Tipo Rotocell. 2003, 140 f. Doctorate Thesis in Engineering – Campus Porto Alegre, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

USDA - United States Department of Agriculture. Foreign Agricultural Service. World Agricultural Supply and Demand Estimates. 2020. Available in: > https://www.usda.gov/<. Access in: 12 out. 2020.

Publicado

2025-01-01

Como Citar

Santos, A. V. dos, Velasques, L. A. ., & Bley, J. H. . (2025). MODELING FOR VERIFICATION OF THE SOYBEAN OIL CONTENT IN HEXANE MISCELLA USING DENSIMETER. Vivências, 21(42), 327–344. https://doi.org/10.31512/vivencias.v21i42.1005

Edição

Secção

ARTIGOS DE FLUXO CONTÍNUO