ÁBACO QUÍMICO: UMA PROPOSTA PARA AULAS DE QUÍMICA INCLUSIVAS CHEMICAL ABACUS: A PROPOSAL FOR INCLUSIVE CLASSES IN CHEMISTRY

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/vivencias.v20i41.1106

Resumo

Na atualidade, pessoas com necessidades especiais frequentam classes regulares de ensino, dentre elas, as que possuem deficiência visual. Entretanto, observa-se que há uma carência de recursos didáticos relativos ao Ensino de Química, que sejam adaptados para pessoas com necessidades especiais, fato que dificulta a prática pedagógica inclusiva.  O objetivo do uso desses materiais adaptados aos alunos com necessidades especiais é promover o conhecimento cognitivo, físico, social e psicomotor, além do desenvolvimento das habilidades necessárias, às práticas educacionais da atualidade. Ao utilizar uma ajuda técnica adaptada às necessidades especiais dos educandos, esses vão se sentindo integrantes ativos da classe, podendo interagir com o assunto desenvolvido na sala de aula. No caso, o aluno com deficiência visual, que tem acesso a experiências concretas e diretas usando esses materiais adaptados tem uma aprendizagem diferenciada, possibilitando uma autonomia em atividades didáticas vivenciadas no ambiente escolar, favorecendo uma educação mais inclusiva. Neste trabalho, nós elaboramos um recurso didático facilitador da aprendizagem para estudantes com e sem deficiência visual. O material desenvolvido, por nós, denominado Ábaco Químico, pode ser aplicado à aprendizagem de conteúdos químicos, referentes à distribuição eletrônica em níveis e subníveis. Com o desenvolvimento desse recurso didático, espera-se que outros professores que trabalham no Ensino de Química, sintam-se motivados a projetar, novos objetos que auxiliem o aprendizado de pessoas com necessidades educacionais especiais.

Biografias Autor

Julieta Saldanha de Oliveira, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, Brasil

Possui graduação em Química Industrial pela Universidade Federal de Santa Maria (1993), graduação em Química Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (1997), mestrado em Química pela Universidade Federal de Santa Maria (1998) e doutorado em Química pela Universidade Federal de Santa Maria (2002). Atualmente é professora do Centro de Educação, Departamento de Metodologia do Ensino da Universidade Federal de Santa Maria. Possui experiência na área de Química e Ensino de Química e Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: ludoquímica, educação científica, química das cores, metodologias de ensino, ensino inclusivo

Helmoz Roseniaim Appelt, Universidade Federal do Pampa, São Gabriel, RS, Brasil

Químico Industrial, formado pela Universidade Federal de Santa Maria, em 1991, Mestre em Química, em 1996 e Doutor em Química Orgânica, também pela Universidade Federal de Santa Maria, em 2000. Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Desenvolve suas pesquisas na área de Química, com ênfase em Síntese Orgânica, atuando principalmente em Síntese Assimétrica com derivados de carboidratos ou aminoácidos como indutores quirais, e também no Ensino de Química.

Herton Fenner, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, Brasil

Possui graduação em Química Industrial pela Universidade Federal de Santa Maria (1985), graduação em Licenciatura Em Química pela Universidade Federal de Santa Maria (1987), mestrado em Mestrado Em Química pela Universidade Federal de Santa Maria (1989) e doutorado em Química pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Campos de Coordenação, atuando principalmente nos seguintes temas: cristalografia, triazenos, síntese inorgânica, ensino de química e compostos de coordenação.

Referências

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Publicado

2024-07-01

Como Citar

Oliveira, J. S. de, Appelt, H. R. ., & Fenner, H. (2024). ÁBACO QUÍMICO: UMA PROPOSTA PARA AULAS DE QUÍMICA INCLUSIVAS CHEMICAL ABACUS: A PROPOSAL FOR INCLUSIVE CLASSES IN CHEMISTRY. Vivências, 20(41), 221–233. https://doi.org/10.31512/vivencias.v20i41.1106

Edição

Secção

ARTIGOS DE FLUXO CONTÍNUO