PROPOSTA DE ORGANIZAÇÃO CURRICULAR SOBRE RESÍDUOS BASEADA EM QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS
DOI:
https://doi.org/10.31512/vivencias.v20i41.1162Resumo
Neste trabalho, enquanto objetivo, teve-se a intenção de apresentar e discutir uma proposta para o Ensino de Ciências, considerando uma Questão Sociocientífica a partir de uma situação local na qual se realizou um levantamento preliminar para definir a situação problema – primeira etapa da Investigação Temática. A proposta foi pensada para o contexto de uma turma de sexto ano do ensino fundamental de uma escola pública de um município do interior do Rio Grande do Sul. A partir da imersão na realidade em questão, por meio da aplicação de questionários e busca de informações em mídia local, identificou-se o tema: “Resíduos e os animais nas ruas, enquanto um problema socioambiental, como responsabilidade individual ou demanda coletiva”. Por isso, argumenta-se que a articulação entre a abordagem Questão Sociocientífica a Educação Ciência, Tecnologia e Sociedade e os pressupostos educacionais freireanos podem contribuir para processos educativos comprometidos com uma formação ético-crítica dos estudantes, em especial no trabalho com temáticas socioambientais.
Referências
ANDRADE, M. A. da S. Diálogos entre a abordagem de questões sociocientíficas sob o enfoque ciência, tecnologia, sociedade e ambiente e a pedagogia freireana na formação de professores/as de ciências para os anos iniciais. 2020. 380 f. Tese (Doutorado em Ensino, Filosofia e História das Ciências) – Universidade Federal da Bahia, Faculdade de Educação, Salvador, 2020. Disponível em: l1nq.com/Ux63M. Acesso em: 16 jan. 2023.
ASSUNÇÃO, J. L; SOLINO, A. P.; GEHLEN, S. T. A investigação temática na elaboração de um projeto político-pedagógico humanizador. Currículo sem Fronteiras, [s. l.], v. 19, n. 3, p. 1379-1409, set./dez. 2019.
AULER, D. Articulação entre pressupostos do educador Paulo Freire e do movimento CTS: novos caminhos para a educação em ciências. Revista Unijuí, Ijuí, v. 22, n. 77, p. 167-188, jan./jun. 2007.
BENÍTEZ, M. S. E.; MORALES, M.; MORA, M. R. Una experiencia educativa sobre la problemática ambiental del agua de los cerros orientales: reflexiones y aportes desde la escuela. In: PÉREZ, L. F. M.; LOZANO, D. L. P.; BARRAGÁN, I. G. (org.). Experiencias y desafíos en la interfaz universidad escuela. Bogotá: Universidad Pedagógica Nacional, 2016. p. 61-80.
BONFIM, V. et al. O levantamento preliminar na seleção de questões sociocientíficas: o exemplo do areial em Olivença/BA. Linhas Críticas, Brasília, DF, v. 25, p. 171-202, 2019.
BORTOLOTTO, S. D. et al. A arborização da cidade de Maringá: o desenvolvimento de um projeto interdisciplinar envolvendo temas controversos e educação ambiental. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 13., 2021, Campina Grande. Anais […]. Campina Grande: Realize Editora, 2021. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/76532. Acesso em: 09 jan. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 20 jan. 2023.
CACHAPUZ, A. F.; PRAIA, J.; JORGE, M. Reflexão em torno de perspectivas do ensino das ciências: contributos para uma nova orientação curricular: ensino por pesquisa. Revista de Educação, [s. l.], v. 9, n. 1, p. 69-78, 2000.
CARVALHO, T. de A. et al. A contextualização no ensino CTS: uma análise das redes sociais. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, Ponta Grossa, v. 14, n. 1, p. 238260, jan./abr. 2021.
CENTA, F. G.; MUENCHEN, C. O trabalho coletivo e interdisciplinar em uma reorientação curricular na perspectiva da abordagem temática freireana. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, [s. l.], v. 17, n. 1, p. 68-93, 2018. Disponível em: http://reec.uvigo.es/volumenes/volumen17/REEC_17_1_4_ex1115.pdf. Acesso em: 09 jan. 2023.
CHRISPINO, A. Introdução aos enfoques CTS – Ciência, Tecnologia e Sociedade – na educação e no ensino. 1. ed. Brasília, DF: Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI), 2017.
CONRADO, D. M. Questões sociocientíficas na Educação CTSA: contribuições de um modelo teórico para o letramento científico crítico. 2017. 239 f. Tese (Doutorado em Ensino, Filosofia e História das Ciências) – Universidade Federal da Bahia/Universidade Estadual de Feira de Santana, Salvador, 2017.
DELIZOICOV, D. Conhecimento, tensões e transições. 1991. 214 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, 1991. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/75757?locale-attribute=es. Acesso em: 18 jun. 2021.
DUSO, L. A discussão de controvérsias sociocientíficas: uma perspectiva integradora no ensino de ciências. 2015. 245 f. Tese (Doutorado em Educação Científica e Tecnológica) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2015.
FERNANDES, I. M. B.; PIRES, D. M.; DELGADO-IGLESIAS, J. Perspectiva Ciência, Tecnologia, Sociedade, Ambiente (CTSA) nos manuais escolares portugueses de ciências naturais do 6º ano de escolaridade. Ciência & Educação, Bauru, v. 24, n. 4, p. 875-890, out./dez. 2018.
FONSECA, E. M. da; LINDEMANN, R. H. Temática agrotóxico na prática pedagógica de professoras de ciências: das compreensões às possibilidades de intervenção. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, Rio de Janeiro, v. 20, p. 1307-1337, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/21454. Acesso em: 17 fev. 2023.
FONSECA, E. M.; DUSO, L. A discussão do movimento antivacina para uma formação crítica: implicações no ensino de ciências através das controvérsias sociocientíficas. Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 9, n. 1, 2020.
FONSECA, E. M.; LINDEMANN, R. H.; DUSO, L. Articulações entre referenciais do movimento Ciência-Tecnologia-Sociedade e pressupostos da abordagem temática freireana: refletindo sobre possibilidades para a formação de professores. Indagatio Didactica, Aveiro, v. 11, n. 2, 2019.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2016.
FREITAS, R. G. A.; MEIRELLES, R. M. S. Abordagem socioambiental na educação profissionalizante: uma experiência via investigação temática. Pesquisa em Educação Ambiental, [s. l.], v. 12, n. 2, p. 40-63, 2017.
GALVÃO, C.; REIS, P. A promoção do interesse e da relevância do ensino da ciência através da discussão de controvérsias sociocientíficas. In: VIEIRA, R. M. et al. (coord.). Ciência-Tecnologia-Sociedade no ensino das ciências: educação científica e desenvolvimento sustentável. Aveiro: Universidade de Aveiro, 2008. p. 131-135.
HALMENSCHLAGER, K. R. Abordagem de temas em ciências da natureza no ensino médio: implicações na prática e na formação docente. 2014. 373 f. Tese (Doutorado em Educação Científica e Tecnológica) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2014.
KRUPCZAK, C.; AIRES, J. A. Aproximações entre a abordagem de controvérsias sociocientíficas e a pedagogia freireana. Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC), Cuiabá, v. 9, n. 2, maio-ago. 2021.
PÉREZ, L. F. M.; CARVALHO, W. L. P. Contribuições e dificuldades da abordagem de questões sociocientíficas na prática de professores de Ciências. Educação e Pesquisa, [s. l.], v. 38, n. 3, p. 727-741, 2012.
POSSAMAI, L. A pesquisa-ação como estratégia metodológica para os temas geradores nos pressupostos freireano. In: DELIZOICOV, N. C. G.; STUANI, M.; CUNHA, S. L. (org.). A atualidade das ideias de Paulo Freire. Toledo: Ed. Vivens, 2018, p. 303-334.
RATCLIFFE, M.; GRACE, M. Science education for citizenship: teaching socioscientific issues. USA: Open University Press, 2003.
RIBEIRO, K. A aprendizagem para ação cidadã na formação de professores de ciências naturais por meio de análise de questão sociocientífica. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA, 18., 2016, Florianópolis. Anais [...]. Florianópolis: UFSC, 2016.
SANTOS, W. L. P. dos. Educação CTS e cidadania: confluências e diferenças. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemática, Belém, v. 9, n. 17, p. 49-62, jul./dez. 2012.
SANTOS, W. L. P. dos; MORTIMER, E. F. Uma análise de pressupostos teóricos da abordagem C-T-S (Ciência - Tecnologia - Sociedade) no contexto da educação brasileira. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 2, n. 2, p. 110-132, jul./dez. 2000.
SANTOS, W. L. P. dos; SCHNETZLER, R. P. Educação em química: compromisso com a cidadania. 4. ed. Ijuí: Editora Unijuí, 2015.
SARMENTO, A. C. de H. et al. Ensinando sobre aquecimento global por meio de uma abordagem baseada em questões sociocientíficas. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 13., 2021, Campina Grande. Anais […]. Campina Grande: Realize Editora, 2021. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/76520. Acesso em: 09 jan. 2023.
SCHNEIDER, T. M. et al. Os três momentos pedagógicos e a abordagem temática na educação em ciências: um olhar para as diferentes perspectivas. Ensino & Pesquisa, [s. l.], v. 16, n. 1, p. 150-172, 2018.
SILVA, A. F. G. A construção do currículo na perspectiva popular crítica: das falas significativas às práticas contextualizadas. Tese de doutorado em Educação: Currículo – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2004
SILVA, A. C. B. da et al. Poluição do rio Araguaia como questão sociocientífica por meio de estudo de casos. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 13., 2021, Campina Grande. Anais […]. Campina Grande: Realize Editora, 2021. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/76248. Acesso em: 09 jan. 2023.
SILVA, K. M. A. Questões sociocientíficas e o pensamento complexo: tessituras para o ensino de ciências. 2016. 303 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação da Universidade de Brasília, Brasília, DF, 2016.
SOUSA, P. B.; GEHLEN, S. T. Questões sociocientíficas no ensino de ciências: algumas características das pesquisas brasileiras. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 19, p. 1-22, 2017.
SOUSA, P. S. de. Questões sociocientíficas: sua inserção ético-crítica na educação. 2021. 274 f. Tese (Doutorado em Educação Científica e Tecnológica) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/227023. Acesso em: 11 jan. 2023.
VILCHES, A.; PÉREZ, D. G.; PRAIA, J. De CTS a CTSA: educação por um futuro sustentável. In: SANTOS, W. L. P. dos; AULER, D. (org.). CTS e educação científica: desafios, tendências e resultados de pesquisa. 1. ed. Brasília, DF: Editora UnB, 2011. p. 161-184.
ZEIDLER, D. et al. Beyond STS: a research-based framework for socioscientific issues education. Science Education, [s. l.], v. 89, n. 3, p. 357-377, maio 2005.
ZEIDLER, D.; NICHOLS, B. Socioscientific issues: theory and practice. Journal of Elementary Science Education, [s. l.], v. 21, n. 49, p. 49-58, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2024 Eril Medeiros da Fonseca, Leandro Duso
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.