PROPOSTA DE ORGANIZAÇÃO CURRICULAR SOBRE RESÍDUOS BASEADA EM QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/vivencias.v20i41.1162

Resumo

Neste trabalho, enquanto objetivo, teve-se a intenção de apresentar e discutir uma proposta para o Ensino de Ciências, considerando uma Questão Sociocientífica a partir de uma situação local na qual se realizou um levantamento preliminar para definir a situação problema – primeira etapa da Investigação Temática. A proposta foi pensada para o contexto de uma turma de sexto ano do ensino fundamental de uma escola pública de um município do interior do Rio Grande do Sul. A partir da imersão na realidade em questão, por meio da aplicação de questionários e busca de informações em mídia local, identificou-se o tema: “Resíduos e os animais nas ruas, enquanto um problema socioambiental, como responsabilidade individual ou demanda coletiva”. Por isso, argumenta-se que a articulação entre a abordagem Questão Sociocientífica a Educação Ciência, Tecnologia e Sociedade e os pressupostos educacionais freireanos podem contribuir para processos educativos comprometidos com uma formação ético-crítica dos estudantes, em especial no trabalho com temáticas socioambientais.

Biografias Autor

Eril Medeiros da Fonseca, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil

Licenciado em Ciências da Natureza pela Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Campus Dom Pedrito. Especialização em Ensino de Ciências na Educação do Campo e Mestrado em Ensino no Programa de Pós-Graduação em Ensino (Unipampa). Possui interesse na área de Ensino com ênfase nas seguintes temáticas: Contextualização, Formação de Professores, Educação do Campo, abordagem de temas (Educação CTS, articulações entre CTS/PLACTS-Freire), currículo e processos de ensino e aprendizagem de Ciências. Atualmente é professor de Ciências na rede municipal de ensino de Dom Pedrito/RS, estando como supervisor de Ciências na Secretaria de Educação, e doutorando do Programa de Pós-graduação em Educação Científica e Tecnológica (UFSC).

Leandro Duso, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil

Professor magistério superior da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), no departamento de Metodologia de Ensino. Doutor em Educação Cientifica e Tecnológica pela UFSC-PPGECT (2015), Mestre em Educação em Ciências e Matemática pela PUCRS, Licenciado e Bacharel em Ciências Biológicas pela UCS. Atua com pesquisa na área de Ensino de Ciências e Biologia, com ênfase em Formação de professores e Ensino-Aprendizagem, atuando com temas: Educação Básica, Educação em Ciência e Biologia, interdisciplinaridade e abordagem CTS. Líder do Grupo de Pesquisa A Ponte: interligando a educação básica e o ensino superior no Ensino de Ciências e Biologia. (https://aponte.ufsc.br/)

 

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Publicado

2024-07-01

Como Citar

Fonseca, E. M. da ., & Duso, L. (2024). PROPOSTA DE ORGANIZAÇÃO CURRICULAR SOBRE RESÍDUOS BASEADA EM QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS. Vivências, 20(41), 199–219. https://doi.org/10.31512/vivencias.v20i41.1162

Edição

Secção

ARTIGOS DE FLUXO CONTÍNUO