DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA A TEMÁTICA SAÚDE AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA

ANALISANDO A BNCC

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/vivencias.v20i41.1217

Resumo

O presente artigo tem como objetivo contribuir com o debate sobre a temática saúde ambiental, investigando e discutindo como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) apresenta temas em saúde e meio ambiente, bem como sua integração, conceituada como saúde ambiental. Para o alcance desse objetivo, foi feito um resgate histórico sobre o surgimento, evolução e consolidação entre os temas, destacando desafios e perspectivas associados à educação básica. Em seguida, procedeu-se a análise documental da BNCC, especificamente, para as etapas do Ensino Fundamental anos finais (EF) e Ensino Médio (EM). Por meio de uma matriz analítica, foram estabelecidos três questionamentos, a BNCC: faz menção aos termos Saúde e Meio Ambiente? Relaciona os temas Saúde e Meio Ambiente? Faz menção ao conceito de Saúde Ambiental? A partir desses pontos, procederam-se técnicas de análise de conteúdo. Os resultados revelam que, ao pesquisar os termos como palavras-chave, houve representação moderada dos temas saúde e meio ambiente, principalmente no EF. Quanto ao termo saúde ambiental, não houve registro. No entanto, ao estender a busca por categorias de análise, registrou-se aumento para todos os termos, especialmente, para meio ambiente e saúde ambiental. Destarte, apesar dos temas serem citados, há dificuldade de busca e fragilidades quanto à clareza na articulação das temáticas, indicando a inexistência de uma interdisciplinaridade. Conclui-se que, ao abordar de forma limitada e sem explicitar a relação entre saúde e meio ambiente, a BNCC desvaloriza os temas e, por conseguinte, afasta os benefícios que a área do conhecimento em saúde ambiental pode proporcionar.

Biografias Autor

Rodrigo Serafim de Araújo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, Brasil

Biólogo licenciado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN (2010-2014), mestre em Morfofisiologia (UFRN/2015-2016) e doutorando em Desenvolvimento e Meio Ambiente (UFRN/2020-2024). Atualmente, estuda os efeitos da Radioatividade Natural na Microrregião Borborema Potiguar/RN e como a temática Saúde Ambiental vem sendo abordada na educação básica. Ademais, atua junto ao corpo técnico administrativo da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (FACISA-UFRN) na função de técnico do Laboratório Multidisciplinar e ministra a disciplina de Ciências no município de Lajes Pintadas/RN.

Júlio Alejandro Navoni, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, Brasil

Possui graduação em Bioquímica pela Universidad Nacional del Litoral (2002), Especialista em Toxicología Categoría III, outorgado pela Asociación Bioquímica Argentina (2009), e doutorado em Farmácia e Bioquímica- Área Toxicologia - Universidad de Buenos Aires (2012). Foi professor da Cátedra de Toxicologia e Química Legal (FFyB-UBA) (2003-2018), colaborador no Curso de Graduação em Farmácia/UFRN (2016-2019) e professor visitante no Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Uso Sustentável dos Recursos Naturais PPgUSRN/IFRN (2018-2022). Atua como professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA/UFRN) e do Curso de Doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente, Associação Plena em Rede (DDMA/UFRN). Além disso, é Vice-coordenador da Rede Radônio no Rio Grande do Norte (RnRN) e do Laboratório de Radioatividade Natural do Rio Grande do Norte (LARANA). E membro da Asociación Toxicologica Argentina e Sócio Fundador da Sociedad Iberoamericana de Salud Ambiental (SIBSA) e membro da Red de Toxicología de América Latina y el Caribe (RETOXLAC). Tem ampla experiência nas áreas de Bioquímica, Toxicologia e Química analítica, com ênfase em contaminação ambiental e avaliação do risco.

Viviane Souza do Amaral, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, Brasil

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999), mestrado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001) e doutorado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005). Atualmente é professor associado e Coordenadora Geral da Rede em Doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente (DDMA) . Foi membro da diretoria da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Ambiente e Sociedade (ANPPAS) entre 2017 e 2019. Integrou a Diretoria (2020-2022) da Associação Brasileira de Mutagênese e Genômica Ambiental (Mutagen-Brasil). como 1° secretária e na atual gestão (2022-2024) atua como tesoureira da Mutagen-Brasil. Tem experiência na área de Genética, com ênfase em Genética Toxicológica.

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Publicado

2024-07-01

Como Citar

Araújo, R. S. de, Navoni, J. A. ., & Amaral, V. S. do . (2024). DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA A TEMÁTICA SAÚDE AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA: ANALISANDO A BNCC. Vivências, 20(41), 177–197. https://doi.org/10.31512/vivencias.v20i41.1217

Edição

Secção

ARTIGOS DE FLUXO CONTÍNUO