DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA A TEMÁTICA SAÚDE AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA
ANALISANDO A BNCC
DOI:
https://doi.org/10.31512/vivencias.v20i41.1217Resumo
O presente artigo tem como objetivo contribuir com o debate sobre a temática saúde ambiental, investigando e discutindo como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) apresenta temas em saúde e meio ambiente, bem como sua integração, conceituada como saúde ambiental. Para o alcance desse objetivo, foi feito um resgate histórico sobre o surgimento, evolução e consolidação entre os temas, destacando desafios e perspectivas associados à educação básica. Em seguida, procedeu-se a análise documental da BNCC, especificamente, para as etapas do Ensino Fundamental anos finais (EF) e Ensino Médio (EM). Por meio de uma matriz analítica, foram estabelecidos três questionamentos, a BNCC: faz menção aos termos Saúde e Meio Ambiente? Relaciona os temas Saúde e Meio Ambiente? Faz menção ao conceito de Saúde Ambiental? A partir desses pontos, procederam-se técnicas de análise de conteúdo. Os resultados revelam que, ao pesquisar os termos como palavras-chave, houve representação moderada dos temas saúde e meio ambiente, principalmente no EF. Quanto ao termo saúde ambiental, não houve registro. No entanto, ao estender a busca por categorias de análise, registrou-se aumento para todos os termos, especialmente, para meio ambiente e saúde ambiental. Destarte, apesar dos temas serem citados, há dificuldade de busca e fragilidades quanto à clareza na articulação das temáticas, indicando a inexistência de uma interdisciplinaridade. Conclui-se que, ao abordar de forma limitada e sem explicitar a relação entre saúde e meio ambiente, a BNCC desvaloriza os temas e, por conseguinte, afasta os benefícios que a área do conhecimento em saúde ambiental pode proporcionar.
Referências
ARANTES, H.; UEHARA, S. C. da S. A. Conhecimento e prática dos professores de ensino básico em educação ambiental e saúde. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), São Paulo, v. 16, n. 4, p. 169–190, 2021.
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BEZERRA, A. C. V. Vigilância em saúde ambiental no Brasil: heranças e desafios. Saúde e Sociedade, São Paulo, v. 26, n. 4, p. 1044–1057, 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-12902017170093
BRANCO, E. P.; ROYER, M. R.; BRANCO, A. B. G. A abordagem da educação ambiental nos PCNS, nas DCNS e na BNCC. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, SP, v. 29, n. 1, p. 185-203, jan.-abr. 2018. DOI: https://doi.org/10.32930/nuances.v29i1.5526
BRASIL. Lei n. 9.795, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a educação, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República, 1999b. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9795.htm#:~:text=LEI%20No%209.795%2C%20DE%2027%20DE%20ABRIL%20DE%201999.&text=Disp%C3%B5e%20sobre%20a%20educa%C3%A7%C3%A3o%20ambiental,Ambiental%20e%20d%C3%A1%20outras%20provid%C3%AAncias. Acesso em: 11 out. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2018.
BRASIL. Ministério da Educação. Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Brasília, DF: MEC, 1997.
BRASIL. Ministério da Educação. Temas Contemporâneos Transversais na BNCC: Proposta de Práticas de Implementação. Brasília, DF: MEC, 2019. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/implementacao/guia_pratico_temas_contemporaneos.pdf. Acesso em: 11 out 2023.
BRASIL. Ministério da Saúde. Política nacional de saúde ambiental para o setor saúde. Brasília, DF: MS, 1999a.
BRASIL. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Subsídios para construção da Política Nacional de Saúde Ambiental. Brasília, DF: MS, 2007.
COLOMBO, G. O caráter comum do Meio Ambiente ecologicamente equilibrado: contribuições de Dardot e Laval. In: NADORI, P. C. (org.). Direito ambiental: liberdade, responsabilidade e casa comum. Caxias do Sul: Educs, 2019, p. 157-186.
COPATTI, C.; ANDREIS, A. M.; ZUANAZZI, L. C. C. Olhares ao programa nacional do livro e do material didático: relações entre estado, mercado editorial e os livros didáticos na escola. Perspectivas em Políticas Públicas, Belo Horizonte, v. 14, n. 27, 2021.
COSTA, S. C. da et al. A importância da educação ambiental desde a infância: revisão bibliográfica. Revista Ouricuri, Juazeiro, BA, v. 11, n. 1, p. 51-66, 2021. DOI: https://doi.org/10.29327/ouricuri.11.1-6
DIAS, G. F. Educação ambiental: princípios e práticas. 2. ed. São Paulo: Editora Gaia, 1993.
DIAS, L. S.; GUIMARÃES, R. B. (org.). Desafios da Saúde Ambiental. Tupã, SP: ANAP, 2015.
FUJIOKA, B. M. Z.; CRUZ, L. A. N. da; OLIVEIRA, E. M. de. A educação ambiental apresentada na BNCC e no PCN: uma breve análise. Cadernos de Educação, São Paulo, v. 20, n. 40, p. 147–166, 2021. DOI: https://doi.org/10.15603/1679-8104/ce.v20n40p147-166
FUNDAÇÃO NACIONAL DE SAÚDE – FUNASA (Brasil). Saúde Ambiental para Redução dos Riscos à Saúde Humana. Brasília, DF: Funasa, 2020. Disponível em: http://www.funasa.gov.br/saude-ambiental-para-reducao-dos-riscos-a-saude-humana. Acesso em: 11 out. 2023.
GOUVEIA, N. Saúde e meio ambiente nas cidades: os desafios da saúde ambiental. Saúde e sociedade, São Paulo, v. 8, n. 1, p. 49-61, 1999. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-12901999000100005
LOPES, T. da S.; ABÍLIO, F. J. P.; MOURA, A. da R. Educação, meio ambiente e saúde nas escolas: um olhar da Educação Ambiental Crítica. REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, Rio Grande, RS, v. 40, n. 1, p. 257–273, 2023. DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v40i1.13536
LUSTOSA, T. P.; GOMES, P. N.; CARVALHO, C. de S. A abordagem da Educação Ambiental na Base Nacional Comum Curricular (BNCC): o que se mostra na etapa do ensino médio. Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental, Palhoça, SC, v. 12, n. 1, p. e18293–e18293, 2023. DOI: https://doi.org/10.59306/rgsa.v12e12023e18293
MACHADO, A. A. Educação Ambiental construindo elos entre saúde e meio ambiente: relato de experiência numa escola pública em João Pessoa (PB). Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), São Paulo, v. 13, n. 2, p. 264–281, 2018. DOI: https://doi.org/10.34024/revbea.2018.v13.2412
MACHADO FILHO, M. da M. et al. A abordagem dos temas meio ambiente e saúde nos anos finais do Ensino Fundamental em escolas no Município de Alegrete, RS. Research, Society and Development, Vargem Grande Paulista – SP, v. 10, p. e32910716577, 2021. DOI: http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i7.16577
MACHADO FILHO, M. da M. et al. A relação Meio Ambiente e Saúde através das concepções de estudantes e professores(as) dos anos finais do Ensino Fundamental. Ensino, Saúde e Ambiente, Niterói, v. 15, n. 3, p. 423–462, 2022. DOI: https://doi.org/10.22409/resa2022.v15i3.a48485
MACHADO FILHO, M. da M. et al. O ensino do meio ambiente e saúde nos documentos orientadores educacionais para os anos finais do ensino fundamental. Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco, Petrolina, v. 13, n. 30, 2023. Disponível em: https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1903. Acesso em: 11 out. 2023.
MAGALHÃES JUNIOR, C. A. O.; PIETROCOLA, M.; ORTÊNCIO FILHO, H. História e características da disciplina de Ciências no currículo das escolas brasileiras. EDUCERE: Revista da Educação, Umuarama, v. 11, n. 2, p. 197-224, 2011. Disponível em: https://ojs.revistasunipar.com.br/index.php/educere/article/view/4287. Acesso em: 11 out. 2023.
MCCORMICK, J. Rumo ao paraíso: a história do movimento ambientalista. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 1992.
MENDES, E. V. Uma Agenda Para a Saúde. São Paulo: HUCITEC, 1996.
MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 10. ed. São Paulo: HUCITEC, 2007.
NAÇÕES UNIDAS (Brasil). Os objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Brasil. Brasília, DF: Nações Unidas, 2015. Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br. Acesso em: 22 jun. 2023.
OLIVEIRA, C. B. da S.; CARVALHO, D. P. de S. R. P. BNCC e saúde no ensino médio: revisão da produção em programas de pós-graduação stricto sensu. Revista Temas em Educação, São Paulo, v. 31, n. 1, p. 21–40, 2022. DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2022v31n1.61747.
OLIVEIRA, N. S. de; FERNANDES, M. K. M.; CARVALHO, D. P. de S. R. P. Educação Ambiental como promotora da saúde: revisão integrativa da literatura. Revista Saúde e Meio Ambiente, Três Lagoas, v. 10, n. 1, p. 175–188, 2020.
PAES, C. C. D. C.; PAIXÃO, A. N. dos P. A importância da abordagem da educação em saúde: revisão de literatura. Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco, Petrolina, v. 6, n. 11, p. 80-90, 2016. Disponível em: https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/38. Acesso em: 11 out. 2023.
PERIAGO, M. R. et al. Saúde ambiental na América Latina e no Caribe: numa encruzilhada. Saúde e Sociedade, São Paulo, v. 16, p. 14–19, 2007. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-12902007000300003
PINHÃO, F.; MARTINS, I. Diferentes abordagens sobre o tema saúde e ambiente: desafios para o ensino de Ciências. Ciência & Educação (Bauru), Bauru, SP, v. 18, n. 4, p. 819–836, 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/S1516-73132012000400006
PONTES, A. G. V.; RIGOTTO, R. M. Saúde do trabalhador e saúde ambiental: potencialidades e desafios da articulação entre universidade, SUS e movimentos sociais. Revista Brasileira de Saúde Ocupacional, São Paulo, v. 39, n. 130, p. 161–174, 2014. DOI: https://doi.org/10.1590/0303-7657000077113
PORTO, M. F.; MARTINEZ-ALIER, J. Ecologia política, economia ecológica e saúde coletiva: interfaces para a sustentabilidade do desenvolvimento e para a promoção da saúde. Cadernos de Saúde Pública, São Paulo, v. 23, supl. 1, p. S503–S512, 2007. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-311X2007001600011
RAMOS, L. S. et al. A educação ambiental promovendo saúde no ambiente escolar: uma revisão bibliográfica. Revista Eletrônica Acervo Saúde, São Paulo, n. 59, e4155, 2020. DOI: https://doi.org/10.25248/reas.e4155.2020
RIBEIRO, H. Saúde Pública e meio ambiente: evolução do conhecimento e da prática, alguns aspectos éticos. Saúde e Sociedade, São Paulo, v. 13, n. 1, p. 70–80, abr. 2004. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-12902004000100008
RIGOTTO, R. M.; AUGUSTO, L. G. da S. Saúde e ambiente no Brasil: desenvolvimento, território e iniquidade social. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 23, supl. 4, p. 475-501, 2007. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-311X2007001600002
SENA, D. C. S. de et al. A BNCC em discussão na formação continuada de professores de Educação Física: um relato de experiência- Natal/RN. Motrivivência, Florianópolis, n. 28, n. 49, p. 227–241, 2016. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-8042.2016v28n49p227
SILVA, A. L. da. O meio ambiente no Brasil frente aos objetivos de desenvolvimento sustentável. Revista Espirales, Foz do Iguaçu – PR, v. 5, n. 1, p. 17–34, 2021. Disponível em: https://revistas.unila.edu.br/espirales/article/view/2677. Acesso em: 11 out. 2023.
SILVA, F. D. da; ASSUNÇÃO, N. de B. Gestão e educação ambiental: uma relação meio ambiente e saúde. Revista Saúde e Meio Ambiente, Três Lagoas, v. 9, n. 2, p. 100-114, 2019.
SILVA, I. C. da. Políticas públicas de currículo escolar: as possibilidades da educação ambiental na BNCC. Revista Orbis Latina, Foz do Iguaçu, v. 12, n. 2, p. 49–61, 2022. Disponível em: https://revistas.unila.edu.br/orbis/article/view/3578. Acesso em: 11 out. 2023.
SILVA, M. S. da; GARCIA, S. N. Base Nacional Comum Curricular: uma análise sobre a temática saúde. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, Vigo, v. 19, n. 2, p. 320–345, 2020. http://reec.uvigo.es/volumenes/volumen19/REEC_19_2_4_ex1511_45F.pdf. Acesso em: 11 out. 2023.
SILVA, S. N.; LOUREIRO, C. F. B. O sequestro da educação ambiental na BNCC (educação infantil - ensino fundamental): os temas sustentabilidade/sustentável a partir da Agenda 2030. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 12., 2019, Natal. Anais [...]. Natal: EDUFRN, 2019. Disponível em http://abrapecnet.org.br/enpec/xii-enpec/anais/resumos/1/R0724-1.pdf. Acesso em: 11 out. 2023.
SOUZA, C. L. de; ANDRADE, C. S. Saúde, meio ambiente e território: uma discussão necessária na formação em saúde. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 19, n. 10, p. 4113–4122, 2014. DOI: https://doi.org/10.1590/1413-812320141910.08992014
SUARTE, L. B. de O.; SILVA, K. L. F.; SEIBERT, C. S. Os desafios da saúde ambiental no currículo de Ciências do ensino fundamental anos finais, no estado do Tocantins. Revista Observatório, Palmas, v. 8, n. 1, p. 1-24, 2022. DOI: https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2022v8n1a5en
TAMBELLINI, A. T.; CÂMARA, V. de M. A temática saúde e ambiente no processo de desenvolvimento do campo da saúde coletiva: aspectos históricos, conceituais e metodológicos. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 3, n. 2, p. 47–59, 1998. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-81231998000200005
TENÓRIO, A. K. D. C. et al. Educação, saúde e meio ambiente: uma relação interdisciplinar. Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco, Petrolina, v. 8, n. 15, p. 153-163, 2018. Disponível em: https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/181. Acesso em: 11 out. 2023.
VIÇOSA, C. S. C. L. et al. Diagnóstico no Projeto Político Pedagógico sobre a transversalidade e interdisciplinaridade no ensino fundamental. Ciências & Ideias, Nilópolis – RJ, v. 8, n. 3, p. 01–19, 2017. DOI: 10.22047/2176-1477/2017.v8i3.646
WORLD HEALTH ORGANIZATION. WHO recommended surveillance standards. 2. ed. Geneva: World Health Organization, 1999. Disponível em: https://apps.who.int/iris/handle/10665/65517. Acesso em: 22 jun. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2024 Rodrigo Serafim de Araújo, Viviane Souza do Amaral, Júlio Alejandro Navoni
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.