PRODUTO EDUCACIONAL EM FORMATO DE MÍDIA DIGITAL
BLOG “O ASSISTENTE SOCIAL NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA”
DOI:
https://doi.org/10.31512/vivencias.v21i42.1258Resumo
O Produto Educacional é uma das exigências para a conclusão dos Mestrados Profissionais na Área de Ensino. Neste artigo, apresentamos o Produto Educacional desenvolvido a partir dos resultados de uma pesquisa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Trata-se do blog intitulado “O Assistente Social na EPT”, cujo objetivo é socializar informações sobre a atuação do Setor de Serviço Social e ações que o Assistente Social desenvolve na EPT em um Instituto Federal (IF). Como referência para a elaboração desse material, buscamos as orientações de kaplún (2003). A avaliação do Produto foi realizada por três estudantes participantes do estudo. Para a coleta da avaliação, utilizamos um questionário on-line com perguntas abertas sobre o conteúdo e à estrutura do blog. Para analisar as respostas dos estudantes, utilizamos a Técnica de Análise de Conteúdo Categorial Temática. Os resultados mostraram que o blog ampliou os espaços para discussão e diálogo, trazendo subsídios que auxiliaram nas estratégias de comunicação com os(as) discentes. Buscou também disponibilizar conteúdos para a construção do conhecimento, a aprendizagem, o aprofundamento nos temas e a promoção das mais diversas perspectivas e visões. Ressaltamos a importância do Produto como ferramenta de divulgação sobre a atuação profissional do Assistente Social, facilitando e promovendo ações na EPT. Esperamos que o blog contribua para a (in)formação e participação da comunidade escolar.
Referências
ARAÚJO, Michele Menghetti Ugulino de. Potencialidades do uso do blog em educação. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de pós-graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal, 2009.
ALMEIDA, Ângela Maria de Oliveira. Abordagem societal das representações sociais. Sociedade e Estado, v. 24, n. 3, p. 713-737, 2009.
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2016.
BOEIRA, Adriana Ferreira. Blogs na Educação: Blogando Algumas Possibilidades Pedagógicas. In: MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA, 8., 2008, Vacaria. Anais [...]. Vacaria-RS, 2008.
BRASIL. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Brasília, 30 dez. 2008. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11892.htm. Acesso em: 01 out. 2021
CARVALHO, Ana Amélia; MOURA, Adelina; PEREIRA, Luís; CRUZ, Sónia. Blogue: uma ferramenta com potencialidades pedagógicas em diferentes níveis de ensino. In: COLÓQUIO SOBRE QUESTÕES CURRICULARES, 7.; COLÓQUIO LUSO-BRASILEIRO SOBRE QUESTÕES CURRICULARES, 3., 2006, Braga. Anais[...]. Braga: CIEd, 2006.
FRAGA, Vinicius Munhoz et al. Blog como recurso didático pedagógico no ensino de ciências: as tecnologias de ensino na era dos nativos digitais. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM ENSINO DE CIÊNCIAS, 8, 2011, Rio de Janeiro. Anais[...]. Rio de Janeiro, 2011. Disponível em: http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/viiienpec/resumos/R1418-1.pdf. Acesso em: 01 fev. 2023.
FRANCO, Maria de Fátima. Blog educacional: ambiente de interação e escrita colaborativa. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO – SBIE , 16., 2005, . Anais[...]. [S. l]: UFJF, 2005.Disponível em: http://www.br-ie.org/pub/index.php/sbie/article/view/416/402. Acesso em: 06 jan. 2023
FREIRE, Gabriel Gonçalves. et al. Produtos Educacionais do Mestrado em Ensino da UTFPR – Londrina: estudo preliminar das contribuições. Polyphonía, v. 28, n. 2, jul./dez. 2017. Disponível em: https://doi.org/10.5216/rp.v28i2.52761. Acesso em: 5 jul. 2020.
GOMES, Maria João. Blogs: um recurso e uma estratégia pedagógica. SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE INFORMÁTICA EDUCATIVA, 7., 2005, Leiria, Por. Anais[...]. Leiria-Por., 2005. Disponível em: https://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/4499/1/Blogs-final.pdf. Acesso em: 04 jan. 2023.
IFES. Instituto Federal do Espírito Santo. 2022. Disponível em: https://www.ifes.edu.br. Acesso em: 19 jan. 2022.
JODELET, Denise. Loucuras e Representações Sociais. Petrópolis: Vozes, 2005.
KAPLÚN, Gabriel. Material educativo: a experiência de aprendizado. Comunicação & Educação, n. 27, p. 46-60, 2003.
MACHADO, Élcio Basílio Pereira. O blog como tecnologia educacional para educação física no ensino médio: construção mediada pela pesquisa-ação. Dissertação (Mestrado profissional em Ensino na Saúde) - Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde. Universidade Estadual do Ceará. Fortaleza, 2017.
MALTA, Nigel Stewart Patriota; MERCADO, Luis Paulo Leopoldo. Tecnologias da informação e comunicação no ensino superior de educação em direitos humanos. Revista Temas em Educação. João Pessoa, Brasil, v. 27, n.2, p. 90-118, jul./dez. 2018. Disponível em: http://www.periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/37024/21605. Acesso em: 10 de jan. 2023.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos da metodologia científica. 5.ed. São Paulo: Atlas, 2003.
MOURA, Dante Henrique. Ensino médio e educação profissional no Brasil nos anos 2000: movimentos contraditórios. In: Moura, Dante Henrique (org.). Produção de conhecimento, políticas públicas e formação docente em educação profissional. Campinas: Mercado das Letras, 2013. p.141- 200.
OLIVEIRA, Rosa Meire Carvalho de. O ciberespaço e a escrita de si na contemporaneidade: repete o velho, o novo blog? In: AMARAL, Adriana; RECUERO, Raquel; MONTARDO, Sandra. BLOGS.com: estudos sobre blogs e comunicação. São Paulo: Momento Editorial, 2009. p.55-74.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2025 Maria Rita Valões, Andreza Maria de Lima
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.