A RELAÇÃO ENTRE DISCURSO E MEMÓRIA HISTÓRICA

UMA ANÁLISE (INTER)DISCURSIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/vivencias.v21i42.1276

Resumo

Resumo: Este estudo tem como objetivo explorar o diálogo entre dois fundamentais conceitos na Análise do Discurso (AD) de linha francesa: a memória histórica e as relações (inter)discursivas. A proposta é compreender como a memória histórica, para além de sua natureza psicológica, é influenciada por discursos os quais moldam a identidade de uma sociedade e como esses discursos revelam continuidades e descontinuidades na trajetória histórica. Busca-se, também, elucidar o papel da memória coletiva na preservação da consciência histórica e na promoção da diversidade cultural e do respeito mútuo nas esferas sociais. Por meio da abordagem da AD, este artigo propõe analisar a memória histórica como um conjunto de discursos correlacionados, permitindo uma nova compreensão do tempo e da historicidade. A metodologia abrange uma análise crítica dos discursos os quais compõem as narrativas históricas e como esses contribuem para a construção da identidade social e cultural. Os resultados revelam que a memória histórica é um elemento dinâmico nas sociedades – influenciando a forma como os eventos passados são lembrados e transmitidos. A análise demonstra que a memória não é estática, mas, sim, continuamente moldada e remodelada por meio de discursos diversos. A discussão também aborda como os discursos históricos podem fortalecer ou marginalizar diferentes grupos e perspectivas, destacando a necessidade de uma abordagem mais inclusiva e representativa da história. O artigo conclui que a memória histórica desempenha um papel crucial na formação da identidade social e cultural.

Biografias Autor

Fabrício Leo Alves Schmidt, Universidade de Santa Cruz do Sul, Santa Cruz do Sul, RS, Brasil

Mestre em Letras da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC/RS), Especialista em Língua, Literatura e Novas Mídias pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA/RS), Especialista em Língua Portuguesa pela Faculdade Dom Alberto (FDA/RS), Especialista em Linguística e formação de Leitores pela Faculdade Dom Alberto (FDA/RS), Especialista em Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio- BNCC (FDA/RS), Especialista em Políticas Públicas (FDA/RS), Especialista em Produção Textual (FDA/RS), Especialista em Gestão Educacional (FDA/RS), Licenciado em Letras/Literatura pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC/RS), Bacharel em direito pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA/RS), Licenciado em Pedagogia pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA/RS), Licenciando em História pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA/RS), membro pesquisador do grupo PALAVRAS, IMAGENS E DISCURSOS: A SIGNIFICAÇÃO DA SOCIEDADE DE NOSSO TEMPO, autor de diversos materiais didáticos para concursos públicos.

Carlos Renê Ayres , Universidade de Santa Cruz do Sul, Santa Cruz do Sul, RS, Brasil

Doutor em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria (2007). Professor adjunto da Universidade de Santa Cruz do Sul. Atua no curso de Graduação em Letras e no Programa de Pós-Graduação em Letras - Mestrado e Doutorado da Unisc. Coordena o Projeto de Pesquisa PALAVRAS, IMAGENS E DISCURSOS: A SIGNIFICAÇÃO DA SOCIEDADE DE NOSSO TEMPO.   

Referências

ACHARD, Pierre. Memória e produção discursiva do sentido. IN ACHARD, Pierre (et al) Papel da Memória. Campinas, SP: Pontes, 1999.

DOSSE, F. História do estruturalismo: o campo do signo, V. I. Campinas: UNICAMP, 1993).

FOUCAULT, M. (1969). A Arqueologia do Saber. Trad. bras. Luis Felipe Baeta

Neves. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1986.

PÊCHEUX, M. Ler o arquivo hoje. IN ORLANDI, Eni. (org.) Gestos de Leitura. Da

história do discurso. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 1994.

PÊCHEUX, M. O discurso. Estrutura ou acontecimento. Campinas: Pontes, 2002.

RAGO, M. Libertar a História. In: ____ et all. Imagens de Foucault e Deleuze.

Ressonâncias nietzscheanas. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.

NORA, P. Entre memória e história: a problemática dos lugares In: Os Lugares de Memória. (traduzido de: Les lieux de Mémoire. Paris: Gallimard, 1984.) SP - Brasil, 1993.

ORLANDI, E. P. Discurso e Leitura. São Paulo, Cortez; Campinas: Editora

da Unicamp, 1988.

ORLANDI, E. P. Interpretação, autoria, leitura e efeitos do trabalho simbólico. Rio de Janeiro: Vozes, 1996.

ORLANDI, E. P. Análise de discurso. Princípios e procedimentos. 4ª edição,

Campinas: Pontes, 2002.

Publicado

2025-01-01

Como Citar

Schmidt, F. L. A. ., & Ayres , C. R. . (2025). A RELAÇÃO ENTRE DISCURSO E MEMÓRIA HISTÓRICA: UMA ANÁLISE (INTER)DISCURSIVA. Vivências, 21(42), 185–193. https://doi.org/10.31512/vivencias.v21i42.1276

Edição

Secção

ARTIGOS DE FLUXO CONTÍNUO