PANORAMA DEMOGRÁFICO DA RGINT CHAPECÓ

CONSTATAÇÕES A PARTIR DOS RESULTADOS DO CENSO DEMOGRÁFICO 2022

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/vivencias.v21i43.1384

Resumo

O desafiador cenário da sociedade contemporânea nos obriga a análise do movimento demográfico em curso. Assim, a análise da estrutura e dinâmica demográfica dos municípios integrantes da Região Geográfica Intermediária de Chapecó (RGINT Chapecó), objetivo do artigo está relacionada com a preocupação dos processos de alteração na estrutura e composição populacional e sua classificação segundo alguns critérios. Apresenta as principais variáveis da estrutura e da dinâmica demográfica a fim de demarcar características populacionais da região e seus municípios, para o período 2010-2022, conforme disponibilidade de dados estatísticos secundários, objetivando compreender a realidade demográfica regional. O estudo realizado se caracterizou como quali-quantitativo, sendo descritivo e interpretativo, buscado em documentos, bibliografias e dados estatísticos secundários, disponibilizados por instituições de pesquisa brasileiras. Os dados do Censo de 2022 revelam que a região analisada está em constante dinamismo demográfico com aumento da população absoluta da região, embora, as taxas de natalidade e mortalidade revelam a redução do crescimento vegetativo regional. Ainda, mostra processo de envelhecimento populacional e ampliação da prevalência das mulheres em relação aos homens. Portanto, a região apresenta características demográficas particulares no contexto regional e intrarregional, que contribuem para elucidar discussões mais amplas da demografia, migrações e desenvolvimento. Enfatiza-se, assim, a importância de análises demográficas para subsidiar a elaboração de dados geoestatísticos necessários para a formulação de políticas públicas para o desenvolvimento das regiões.

Biografia do Autor

Eliziane Raquel Rauch Ceratti, Instituto Federal Catarinense, Concórdia, SC, Brasil

Doutoranda em Desenvolvimento Regional pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Mestre em Políticas Sociais e Dinâmicas Regionais pela Universidade Comunitária de Chapecó - UNOCHAPECÓ (2020). Graduada em Serviço Social pela Fundação Educacional Machado de Assis - FEMA (2013). Com Especialização em Práticas Pedagógicas para o Ensino Básico Anos Finais e Médio pela mesma IES (2016). E Especialização em Direitos Humanos e Movimentos Sociais - UNINTER (2022). Atualmente é ocupante do cargo efetivo de Assistente Social do Instituto Federal Catarinense - IFC, lotada no Campus Concórdia. E-mail para contato: eliziane.rauch@ifc.edu.br

Alcione Talaska, Instituto Federal Catarinense, Concórdia, SC, Brasil

Menção Honrosa do Prêmio CAPES de Teses - Edição 2016. Graduado em Geografia, é Doutor em Desenvolvimento Regional pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC. Foi bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior/CAPES, durante o mestrado e doutorado. Foi docente/pesquisador no IFTO, campus Araguatins, onde foi idealizador e líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Diversidades e Especificidades Regionais (GEDER/IFTO/CNPq), envolvendo pesquisadores do IFTO, IFFAR, IFSUL e UFMT e bolsista Produtividade de Pesquisa e Inovação do Programa de Apoio à Pesquisa (PAP/PQ). Foi docente/Pesquisador no IFMG, campus Ouro Preto, onde foi líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Geografia e Ordenamento Territorial (GEOTER/CODAGEO/IFMG/CNPq). Atualmente exerce suas atividades no Instituto Federal Catarinense (IFC), Campus Concórdia. Participante do grupo de docentes na criação do Mestrado Profissional em Ensino de Geografia (PROFGEO), em rede nacional. Membro do Conselho Editorial da Editora do IFC, para o biênio 2021-2023, reconduzido para o biênio 2024-2025. Foi coordenador do Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Agroecologia com Ênfase em Agrofloresta. Esta na liderança do Grupo de Estudos e Pesquisa em Desenvolvimento Regional (GPDER/IFC/CNPq). Tem experiência em estudos e atividades de pesquisa na área da Geografia, com ênfase na Teoria do Desenvolvimento Regional e na Questão Agrária no Brasil. Atua, principalmente, nas seguintes especialidades da área da Geografia: Geografia Regional, Geografia Agrária, Teoria do Desenvolvimento Regional, Regionalização, Análise Regional.

Sheila Crisley de Assis, Instituto Federal Catarinense, Concórdia, SC, Brasil

Possui graduação em Matemática - Universidede do Vale do Rio Verde (1999) , Mestrado em Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) campus de Guaratinguetá (2004) e Título de doutor em Ciências pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) - São José dos Campos - SP. Atuando nas áreas de: Espalhamento caótico; Sela caótica e suas variedades invariantes; Sistemas Hamiltonianos, Bacias de Escape, Problema restrito de Três Corpos. Professora efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense, Campus Concórdia - SC.

Referências

ATLAS DO DESENVOLVIMENTO HUMANO NO BRASIL. Pnud Brasil, Ipea e FJP, 2022. Disponível em: http://www.atlasbrasil.org.br/. Acesso em 2023.

BRASIL. Estatuto do Idoso. Lei 10.741/2003. Disponível em:<https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/estatuto_idoso_3edicao.pdf>. Acesso em: 08 nov. 2023.

CERQUEIRA, César Augusto; GIVISIEZ, Gustavo Henrique Naves. Conceitos básicos em demografia e dinâmica demográfica brasileira. In. RIOS-NETO, E.L.G.; RIANI, J.L.R. Introdução à demografia da educação. Abep, 2004.

CORRÊA, Roberto Lobato. Região: A tradição geográfica. IN: CORRÊA, Roberto Lobato (org).Trajetórias Geográficas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1997, p. 183-196.

DATASUS. Indicadores demográficos. Ministério da Saúde. Rede Interagencial de Informações para a Saúde. RIPSA. Tabnet DataSus. Disponível em:<http://tabnet.datasus.gov.br/cgi/idb2000/fqa10.htm#:~:text=Expressa%20a%20longevidade%20da%20popula%C3%A7%C3%A3o,a%20taxa%20bruta%20de%20mortalidade>. Acesso em: 09 nov. 2023.

FELÁCIO, Rafael Matos. A rede urbana: breves considerações das interações espaciais. Regional de Santa Catarina. XIV Encontro Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Geografia. 2021.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Atlas do Censo Demográfico 2010. Disponível em: <https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv64529_ref_glossario_equipetec.pdf>. Acesso em: 08 nov. 2023.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Divisão regional do Brasil em regiões geográficas imediatas e regiões geográficas intermediárias. Coordenação de Geografia. Rio de Janeiro: IBGE, 2017.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). REGIC. Região de Influência das cidades 2018 - Resultados definitivos. Coordenação de Geografia. Rio de Janeiro: IBGE, 2020. Disponível em: <https://www.ibge.gov.br/geociencias/cartas-e-mapas/redes-geograficas/15798-regioes-de-influencia-das-cidades.html?=&t=acesso-ao-produto>. Acesso em: 20 ago. 2023.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Sistema IBGE de Recuperação Automática – SIDRA, 2022. Disponível em: <http://www.sidra.ibge.gov.br>. Acesso em: 20 set. 2023.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/sc/panorama. Acesso em 17 de outubro de 2023a.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA - IBGE - Cidades e Estados do Brasil. [S.I]. 2023b. Disponível em <https://cidades.ibge.gov.br/>. Acesso em 30 de novembro de 2023.

MALTHUS, Thomas. (1789). Ensaio sobre a População. São Paulo: Abril Cultural, 1983 (Coleção Os Economistas).

MATUDA, Nivea da Silva. Introdução à Demografia. Notas de Aula. Departamento de Estatística. UFPR. 2009.

OLIVEIRA, Antônio Tadeu Ribeiro de. Dinâmica demográfica e distribuição espacial da população: cenários para 2040, um olhar socioeconômico/ Antônio Tadeu Ribeiro de Oliveira, Maria Mônica O’Neill. – Rio de Janeiro: Fundação Oswaldo Cruz, 2020. 37 p. – (Textos para Discussão; n. 45).

MOURA, Rosa et al. - REGIC: Trajetória, variações e Hierarquia Urbana em 2018. Texto para discussão. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. Brasília: Jun. 2021.

RIGOTTI, José Irineu Rangel. Transição demográfica. 467 Educ. RealPorto Alegre, v. 37, n. 2, p. 467-490, maio/ago. 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edreal/a/xKKs9kXKRq4GHFmm7TQYfsD/?format=pdf. Acesso em 2024.

ROSEMBACK, Roberta Guerra et al. Demografia, planejamento territorial e a questão habitacional: prognóstico da situação habitacional do Litoral Norte Paulista. R. bras. Est. Pop., Belo Horizonte, v.34, n.2, p.301-320, maio/ago. 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbepop/a/tDSYpHfCYFgvcpsdTtmd3GD/?lang=pt&format=pdf. Acesso em 2024.

SINASC. Sistema de informações sobre nascidos vivos (SINASC). Disponível em: https://svs.aids.gov.br/daent/cgiae/sinasc/. Acesso em 2023.

SISTEMA IBGE DE RECUPERAÇÃO AUTOMÁTICA (SIDRA) - Disponível em . Acesso em 2023.

_________. Tabela 9515. Índice de envelhecimento, idade mediana e razão de sexo da população. 2023a. Disponível em: https://sidra.ibge.gov.br/tabela/9515. Acesso em 2023.

_________. Tabela 136. População residente, por cor ou raça. 2023b. Disponível em: https://sidra.ibge.gov.br/tabela/136. Acesso em 2023.

_________. Tabela 4709. População residente, Variação absoluta de população residente e Taxa de crescimento geométrico. 2023b. Disponível em: https://sidra.ibge.gov.br/tabela/4709. Acesso em 2023.

_________. Tabela 1174. Esperança de vida ao nascer. 2023. Disponível em: https://sidra.ibge.gov.br/Tabela/1174. Acesso em 2023.

_________. Tabela 1552. População residente, por situação do domicílio e sexo, segundo a forma de declaração da idade e a idade. 2023. Disponível em: https://sidra.ibge.gov.br/Tabela/1552. Acesso em 2023.

_________. Tabela 2031. Pessoas de 10 anos ou mais de idade ocupadas na semana de referência por posição na ocupação e categoria do emprego no trabalho principal. 2023. Disponível em: https://sidra.ibge.gov.br/Tabela/2031. Acesso em 2023.

TALASKA, Alcione. Mapa de localização da Região Geográfica Intermediária de Chapecó. Concórdia: GPDER/IFC, 2023a. Mapa. color. Disponível em: <https://doi.org/10.5281/zenodo.10855261>. Acesso em: 26 mar. 2024.

TALASKA, Alcione. Mapa da variação percentual da população absoluta da Região Geográfica Intermediária de Chapecó entre 2010 e 2022. Concórdia: GPDER/IFC, 2023b. Mapa. color. Disponível em: <https://doi.org/10.5281/zenodo.10880339>. Acesso em: 26 mar. 2024.

TALASKA, Alcione. Mapa da espacialização do Crescimento Vegetativo na Região Geográfica Intermediária de Chapecó - 2022. Concórdia: GPDER/IFC, 2023c. Mapa. color. Disponível em: <https://doi.org/10.5281/zenodo.10856193>. Acesso em: 26 mar. 2024.

TALASKA, Alcione. Mapa do Crescimento Geométrico da População na Região Geográfica Intermediária de Chapecó entre 2020-2022. Concórdia: GPDER/IFC, 2023d. Mapa. color. Disponível em: <https://doi.org/10.5281/zenodo.10879042>. Acesso em: 26 mar. 2024.

TALASKA, Alcione. Mapa do índice de envelhecimento da população (IEP) na Região Geográfica Intermediária de Chapecó - 2022. Concórdia: GPDER/IFC, 2023e. Mapa. color. Disponível em: <https://doi.org/10.5281/zenodo.10856466>. Acesso em: 26 mar. 2024.

TALASKA, Alcione. Mapa da Razão de Sexo da População (RSP) na Região Geográfica Intermediária de Chapecó - 2022. Concórdia: GPDER/IFC, 2023f. Mapa. Color. Disponível em: <https://doi.org/10.5281/zenodo.10856743>. Acesso em: 26 mar. 2024.

Publicado

2025-07-01

Como Citar

Ceratti, E. R. R., Talaska, A., & Assis, S. C. de. (2025). PANORAMA DEMOGRÁFICO DA RGINT CHAPECÓ: CONSTATAÇÕES A PARTIR DOS RESULTADOS DO CENSO DEMOGRÁFICO 2022. Vivências, 21(43), 377–395. https://doi.org/10.31512/vivencias.v21i43.1384

Edição

Seção

ARTIGOS DE FLUXO CONTÍNUO