TECENDO ESPAÇOS E EXPERIÊNCIAS NO CAMPO DA ROBÓTICA EDUCACIONAL

Autores

  • Marina de Souza Dal Ben Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Santo Ângelo, RS
  • Cristina Paludo Santos Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Santo Ângelo, RS https://orcid.org/0000-0001-6374-9113

DOI:

https://doi.org/10.31512/vivencias.v16i30.149

Resumo

Este artigo descreve uma experiência realizada com alunas do ensino médio de escolas públicas e privadas em um município do Rio Grande do Sul, com o intuito de estimular o pensamento computacional e aproximá-las da área de computação. A estratégia utilizada concentra-se na aplicação da robótica educacional como forma de ampliar as possibilidades, buscando o aprendizado por meio da reflexão individual e da interação em grupo. Uma descrição da metodologia aplicada e dos resultados alcançados é apresentada de modo que a experiência possa ser aprimorada e replicada

Referências

ATMATZIDOU, Soumela; DEMETRIADIS, Stavros. Advancing students’ computational thinking skills through educational robotics: A study on age and gender relevant differences. Robotics and Autonomous Systems, v. 75, p. 661–670, jan. 2016.

BOCCONI, Stefania et al. Developing Computational Thinking in Compulsory Education. [S.l: s.n.], 2016.

GUEDES, Vanessa; LIMA, Ana Paula; ROOS, Carine. A Revolução das Mulheres (2016). Disponível em: http://link.estadao.com.br/blogs/faca-voce-mesma/a-revolucao-das-mulheres/. Acesso em: 9/1/2017

RAMOS, José Luís; ESPADEIRO, Rui Gonçalo. Os futuros professores e os professores do futuro. Os desafios da introdução ao pensamento computacional na escola, no currículo e na aprendizagem. Educação, Formação & Tecnologias, NULL, v. 7, n. 2, p. 4–25, 2014.

LIMA, Michelle Pinto. As mulheres na Ciência da Computação. Estudos Feministas, Florianópolis, 21(3): 496, setembro-dezembro, 2013.

MACIEL, C. and BIM, S. A. (2016) Programa Meninas Digitais - Ações para divulgar a Computação para meninas do ensino médio, In: Computer on the Beach 2016, Florianópolis, SC. pp.327-336, 2016

YURDUGÜL, Halil; AŞKAR, Petek. Learning Programming, Problem Solving and Gender: A Longitudinal Study. Procedia - Social and Behavioral Sciences, v. 83, p. 605–610, 2013.

SANTOS, Cristina Paludo et al. Explorando o Pensamento Computacional para Despertar Novos Talentos: Relato de uma Experiência. In: 11º Women in Information Technology (WIT 2017). SBC, 2017.

SANTOS, Cristina Paludo et al. Desenvolvimento de Jogos Digitais como uma Estratégia para Despertar Novos Talentos: Um Relato de Experiência. In: Anais do Workshop de Informática na Escola. 2018. p. 129.

SULLIVAN, Amanda; BERS, Marina Umaschi. Gender differences in kindergarteners’ robotics and programming achievement. International Journal of Technology and Design Education, v. 23, n. 3, p. 691–702, 11 ago. 2013. Kalelioğlu, Filiz. A new way of teaching programming skills to K-12 students: Code.org. Computers in Human Behavior, v. 52, p. 200–210, nov. 2015.

SELBY, Cynthia C. Computational Thinking : The Developing Definition. 2013, Canterbury, England: University of Southampton (E-prints), 2013. p. 6pp. Disponível em: <https://eprints.soton.ac.uk/356481/>.

VALLANCE, Michael; TOWNDROW, Phillip A. Mapping Computational Thinking for a Transformative Pedagogy. Cham: Springer International Publishing, 2018.

WING, Jeannette M.; Stanzione, Dan. Progress in computational thinking, and expanding the HPC community. Communications of the ACM, v. 59, n. 7, p. 10–11, 24 jun. 2016.

Publicado

2019-12-11

Como Citar

Dal Ben, M. de S., & Santos, C. P. (2019). TECENDO ESPAÇOS E EXPERIÊNCIAS NO CAMPO DA ROBÓTICA EDUCACIONAL. Vivências, 16(30), 173–191. https://doi.org/10.31512/vivencias.v16i30.149

Edição

Secção

ARTIGOS DO PRÊMIO DESTAQUE