EXPANSÃO URBANA DE CHAPECÓ/SC (2010 A 2024)

CARACTERÍSTICAS E POSSIBILIDADES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/vivencias.v22i44.1619

Resumo

Historicamente, a urbanização no Brasil, resultou em crescentes desigualdades sociais, exacerbadas pela mercantilização da habitação. O direito à moradia é garantido pela Constituição Federal, mas ainda enfrenta desafios significativos no Brasil, onde muitas pessoas vivem em condições precárias devido à desigualdade urbana. O texto analisa a produção habitacional em Chapecó, SC, entre 2010 e 2024, destacando a expansão urbana e suas implicações. Caracteriza-se como uma análise qualitativa com estratégia narrativa de estudo de caso. O encaminhamento metodológico adotado incorporou as etapas de levantamento e sistematização bibliográfica e levantamento de dados e informações acerca da estrutura da malha urbana. Chapecó, com uma população crescente e uma economia diversificada, passou por uma expansão significativa, aumentando de 31 para 51 bairros entre 2010 e 2024. A análise revela que 64,70% dos bairros existentes ampliaram suas áreas, enquanto 82,35% passaram por adensamento. No entanto, a verticalização, embora necessária para otimizar o uso do solo, traz desafios para a qualidade de vida dos moradores. As decisões de planejamento urbano em Chapecó apontam para a falta de consideração igualitária dos fatores sociais, ambientais e econômicos, o que tem levado a perda de oportunidades de preservação de áreas verdes. O estudo sugere que um planejamento mais integrado pode promover um desenvolvimento urbano mais sustentável e equitativo, melhorando a qualidade de vida da população. A pesquisa contribui para a discussão sobre políticas públicas habitacionais e o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, especialmente no que tange ao acesso à habitação digna.

Biografias Autor

Ana Laura Vianna Villela, Universidade Comunitária da Região de Chapecó, Brasil

Graduação em Arquitetura e Urbanismo (UFPEL,1995). Especialização em Patrimônio e Preservação de Artefatos (UFPEL, 1997). Mestrado em Planejamento Urbano e Regional (UFRGS-PROPUR, 2000). Especialização em Docência no Ensino Superior (UNOCHAPECÓ, 2013). Doutorado em Arquitetura (Dinter UFFS-PROARQ/UFRJ, 2019). Pós-Graduação em Aprendizagem Ativa e Inovação Acadêmica (UNOCHAPECÓ, 2022). Coordenadora e professora concursada do Curso de Arquitetura e Urbanismo - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ). Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE). Trabalha com ensino, pesquisa e extensão, orientando e realizando trabalhos em Projeto de Arquitetura e Urbanismo e Planejamento Urbano e Regional. Líder do Grupo de Pesquisa Cidade: cultura, urbanização e desenvolvimento. Pesquisadora da Rede de Pesquisadores sobre Cidades Médias - ReCiMe e do Grupo Lugares e Paisagens/ProLugar UFRJ.

Bianca Scussiato Tecchio, Universidade Comunitária da Região de Chapecó, Brasil

Acadêmica do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Unochapecó e ex bolsista CNPq.

Artur Zancanaro Zanella, Universidade Comunitária da Região de Chapecó, Brasil

Acadêmico do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Unochapecó e ex bolsista CNPq.

Referências

ALBA, R. S. Espaço urbano: os agentes da produção em Chapecó. Chapecó: Argos, Editora Universitária, 2002.

ATHIS / Plano Estratégico. CAU/SC, 9 out. 2019. Disponível em: <http://www.causc.gov.br/projetos/athis/>. Acesso em: 11 nov. 2019

BONDUKI, N. Origens da habilitação social no Brasil: arquitetura moderna, lei do inquilinato e difusão da casa própria. São Paulo: Estação Liberdade, 1998.

BRASIL. Lei nº 10.257, de 10 de julho de 2001. Regulamenta os arts. 182 e 183 da Constituição Federal, estabelece diretrizes gerais da política urbana e dá outras providências. Diário Oficial, Brasília.

BRASIL. Lei 11.888, de 24 de dezembro de 2008. Assegura as famílias de baixa renda assistência técnica pública e gratuita para o projeto e a construção de habitação de interesse social e dá outras providências. Diário Oficial, Brasília.

BRITTO, Natália Daniela Soares Sá; SPINELLI, Juçara; CATALÃO, Igor. EXPLORAÇÕES URBANAS SOBRE O PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA EM CHAPECÓ-SC7. In: CALIXTO, Maria José Martinelli Silva; REDÓN, Sergio Moreno (org.). O Programa minha casa minha vida e seus desdobramentos socioespaciais: os novos vetores da produção do espaço em cidades médias brasileiras. Porto Alegre, RS: TotalBooks, 2021. DOI: 10.52632/978.65.88393.12.3

CEOLIN, S.; MATIELLO, A. M.; FUJITA, C.; VILLELA, A. L. V. Política habitacional em Chapecó-SC: a ação pública no planejamento urbano. In: SEMINÁRIO INTEGRADO: ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DA UNOCHAPECÓ, 3., Chapecó, 2011. Anais [...] Chapecó: Unochapecó, 2011. Disponível em https://silo.tips/download/ politica-habitacional-em-chapeco-sc-a-aao-publica-no-planejamento-urbano. Acesso em: 12 jul. 2022.

CHAPECÓ. Lei Complementar 202, de 06 de janeiro de 2004. Plano Diretor: [Chapecó], [2004]. Disponível em: http://www.chapeco.sc.gov.br/prefeitura0/.

CHAPECÓ. Secretaria Municipal De Planejamento. MUB 2010 e áreas irregulares. [CHAPECÓ], 2010. 1 mapa. arquivo dwg/ s.e.

CHAPECÓ. Lei Nº 7209, de 12 de dezembro de 2018. Institui o Programa Municipal de Assistência Técnica Habitacional Pública e Gratuita no Município de Chapecó, e dá outras providências. Diário Oficial, Santa Catarina.

CHAPECÓ. Prefeitura Municipal de Chapecó. Informações estatísticas do município de Chapecó. Fonte: http://www.chapeco.sc.gov.br/prefeitura0/arquivos/BancoDadosCompleto 01042011.pdf .

CORRÊA, Roberto Lobato. O espaço urbano. São Paulo: Ática, 1995.

CUNICO, Rose Marí. O serviço social e as relações estabelecidas entre os agentes representativos do estado e os moradores da comunidade Lajeado São José na discussão da problemática habitacional. 1998. 85 f. Monografia (Conclusão do curso de Serviço Social). Universidade do Oeste de Santa Catarina, 1998.

ELIAS, D. Fronteiras em mutação no Brasil agrícola. In: FELDMAN, F.; FERNANDES, A. (Eds.). . O Urbano e o Regional no Brasil Contemporâneo: mutações, tensões e desafios. Salvador: EDUFBA, 2007. p. 135–151.

FUJITA, C. Dilema urbano-ambiental na formação do território brasileiro: desafios ao planejamento urbano no Brasil. São Paulo: Universidade de São Paulo, 29 set. 2008.

GOMES, Paulo de Oliveira. A ação da Igreja Católica no Bairro São Pedro: um depósito de massa sobrante (1959-1985). Monografia (conclusão do curso de História). Chapecó: Universidade do Oeste de Santa Catarina, 1998.

HASS, Mônica. Democracia e governança: o planejamento estratégico participativo de desenvolvimento urbano de Chapecó (SC) – 2111-2004. 2006. 265 f. Tese (Doutorado em Sociologia). Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2006.

HERMES, André; VILLELA, Ana Laura Vianna. Evolução Urbana da Cidade de Chapecó: a compreensão da sua estrutura urbana. Relatório de Pesquisa. Chapecó, 2003. 54 p.

IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. O Brasil município por município. Disponível em: http://www.ibge.gov.br/cidadesat/topwindow.htm?1.

MATIELLO, A. M. et al. Chapecó/SC: o agronegócio, o setor terciário em expansão e a crescente desigualdade socioespacial. In: Agentes econômicos e reestruturação urbana e regional: Dourados e Chapecó. São Paulo, SP: Cultura Acadêmica, 2016. p. 171–312.

PEREIRA, G. A NATUREZA (DOS) NOS FATOS URBANOS: PRODUÇÃO DO ESPAÇO E DEGRADAÇÃO AMBIENTAL. Desenvolvimento e Meio Ambiente, v. 3, p. 33–52, 2001.

PLANO DIRETOR. Plano Diretor do Município de Chapecó. Prefeitura Municipal de Chapecó, 2021.

POZZAN, Luciana Vanusa. A contribuição do serviço social para o processo de inclusão social das famílias do bairro Seminário. 1999. 78 f. Monografia (Conclusão do Curso de Serviço Social). Universidade do Oeste de Santa Catarina, 1999.

RECHE, Daniella. Leis e Planos Urbanos na Produção da Cidade: O caso de Chapecó, SC. 2008. 152 f. Dissertação (Mestrado em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade). Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2008.

RIBEIRO, Luiz Cesar e Queiroz. Dos cortiços aos condomínios fechados: as formas de produção da moradia na cidade do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira: IPPUR, UFRJ: FASE, 1997. 352p.

ROLNIK, Raquel; SAULE JUNIOR, Nelson. Habitat II: assentamentos humanos como tema global. In: BONDUKI, Nabil (org.). Habitat: as práticas bem-sucedidas em habitação, meio ambiente e gestão urbana nas cidades brasileiras. 2. ed. São Paulo: Livros Studio Nobel, 1997.

SANTOS, M. A urbanização brasileira. 4. ed. São Paulo: Editora Hucitec, 1998.

SOUZA, Marcelo Lopes de. ABC do desenvolvimento urbano. Grupo Editorial Record, 2003.

SPOSITO, M. E. B. (ED.). Cidades médias: espaços em transição. São Paulo, SP: Expressão Popular, 2007.

TECCHIO, Bianca Scussiato; VILLELA, Ana Laura Vianna; ROSSETTI, Anajuly Fatima Ramos. O Habitar e sua dinâmica de expansão em Chapecó/SC. DOI: 10.51859/amplla.vsoc468-37. In: VILLELA, Ana Laura Vianna; DIAS, Marlon Santa Maria (orgs). Anais V Socializa: seminário de socialização. Campo Grande: Amplla Editora, 2024. DOI: 10.51859/amplla.vsoc468-0. Disponível em: https://ampllaeditora.com.br/publicacoes/7116/ Acesso em 11.12.2024.

TECCHIO, Bianca Scussiato; VILLELA, Ana Laura Vianna. A cidade formal: estudo da habitação na cidade de Chapecó/SC (2010 a 2020). In: 12º SIEPE e 1º SIEU. Chapecó: Unochapecó, 2024.

VILLELA, A. L. V. . Colonização, cultura e território: o caso de Chapecó/SC. Cadernos do CEOM (UNOESC), v. 27, p. 159-185, 2007.

VILLELA, Ana Laura Vianna; BASTIANI, Jamile De, MATIELLO, Alexandre Maurício; FUJITA, Camila. A produção habitacional em Chapecó/SC: a ação privada na oferta de moradia. In: XXX Encontro Estadual de Geografia, 2011, Erechim/RS. Anais XXX Encontro Estadual de Geografia: Outras Geografias: entre território e ambiente, região e desenvolvimento, 2011.

WOLF, Juçara Nair. Escritos sobre a cidade: as “mil portas da modernização de Chapecó. In: NASCIMENTO, Dorval do; BITENCOURT, João Batista (orgs.). Dimensões do urbano: múltiplas facetas da cidade. Chapecó: Argos, 2008.

Publicado

2025-12-14

Como Citar

Villela, A. L. V. ., Tecchio, B. S. ., & Zanella, A. Z. . (2025). EXPANSÃO URBANA DE CHAPECÓ/SC (2010 A 2024): CARACTERÍSTICAS E POSSIBILIDADES. Vivências, 22(44), 85–100. https://doi.org/10.31512/vivencias.v22i44.1619

Edição

Secção

ARTIGOS DE FLUXO CONTÍNUO