ONDE OS JOVENS DA REGIÃO NORTE DO RIO GRANDE DO SUL OBTÉM INFORMAÇÕES SOBRE A MUDANÇA CLIMÁTICA?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/vivencias.v22i44.1650

Resumo

Este trabalho tem por objetivo identificar as fontes de informação acessadas por adolescentes-jovens, que residem na Região Geográfica Intermediária de Passo Fundo, Rio Grande do Sul, sobre a mudança climática (MC). A coleta dos dados foi realizada por meio de um questionário anônimo, disponibilizado na Plataforma Google Formulários. Participaram da pesquisa 329 jovens com idade entre 15 e 17 anos, que estão frequentando o Ensino Médio. Os dados coletados foram submetidos a um processo de análise estatística descritiva. Ainda, utilizou-se Modelos Lineares Generalizados (GLM), para avaliar se variáveis sociodemográficas (sexo, localização da escola, escolaridade da mãe e categoria de município) podem influenciar sobre as fontes de informação utilizadas. Por meio do estudo constatou-se que a televisão é a principal fonte de informação sobre MC para os participantes da pesquisa, seguida da escola e das mídias sociais.  Segundo 89% dos jovens o tema MC foi objeto de estudo escolar, sendo tratado principalmente nas aulas dos componentes curriculares vinculados às áreas de Ciências Humanas e Ciências da Natureza. Espera-se que os dados possam ser utilizados como subsídios para processos de educação ambiental climática, bem como para a formação continuada de professores sobre o tema, com vistas a efetiva inserção do assunto no currículo escolar.

Biografias Autor

Sônia Beatris Balvedi Zakrzevski , Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Erechim, RS, Brasil

Possui graduação em Ciências, mestrado em Educação e doutorado em Ecologia e Recursos Naturais. Professora do Programa de Pós-Graduação em Ecologia da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI). Atua como pesquisadora no Laboratório de Educação Ambiental da URI. Membro do Grupo de Pesquisa em Planejamento, Gestão e Educação Ambiental. Pesquisa sobre os temas Percepção, Educação Ambiental e Mudança Climática. 

Laura Fragoso Alves de Carvalho, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Erechim, RS, Brasil

Graduanda de Psicologia pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI). Bolsista de Iniciação Científica no Laboratório de Educação Ambiental da URI. Pesquisa sobre os temas Percepção e Mudança Climática. 

Cailane da Cruz Beatrici, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Erechim, RS, Brasil

Graduanda de Medicina Veterinária pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI). Bolsista de Iniciação Científica no Laboratório de Educação Ambiental da URI. Pesquisa sobre os temas Percepção e Mudança Climática. 

Vanessa Maria Balestrin, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Erechim, RS, Brasil

Graduanda de Psicologia pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI). Voluntária de Iniciação Científica no Laboratório de Educação Ambiental da URI. Pesquisa sobre os temas Percepção e Mudança Climática. 

Referências

ARTAXO, Paulo. Mudanças climáticas: caminhos para o Brasil: a construção de uma sociedade minimamente sustentável requer esforços da sociedade com colaboração entre a ciência e os for-muladores de políticas públicas. Ciência e Cultura, v. 74, n. 4, p. 01-14, 2022. Disponível em: <http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0009-67252022000400013>. Acesso em: 8 jan. 2025.

BÖRNER, Susanne; GIATTI, Leandro Luiz; KRAFTL, Peter. Saberes e ações dos jovens: reflexões e práticas na educação para a sustentabilidade. Educar para a Sustentabilidade: visões de pre-sente e futuro, p. 68. 2020. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/351365185_Saberes_e_acoes_dos_jovens_reflexoes_e_praticas_na_educacao_para_a_sustentabilidade>. Acesso em: 18 ago. 2024.

BÖRNER, Susanne; KRAFTL, Peter; GIATTI, Leandro Luiz. Blurring the ‘-ism’in youth climate crisis activism: everyday agency and practices of marginalized youth in the Brazilian urban pe-riphery. Children's Geographies, v. 19, n. 3, p. 275-283, 2021. Disponível em: <https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/14733285.2020.1818057>. Acesso em: 10 set. 2024.

BORNIA, Beatriz Grigio; ROYER, Marcia Regina. Uso de tecnologías educativas en la enseñanza de la ciencia y la biología: tendencias de investigación de acuerdo con las revistas nacionales. Re-vista Paradigma (Extra 2), v. 41, p. 27-52, 2020. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/344478456_Uso_de_tecnologias_educativas_en_la_ensenan-za_de_la_ciencia_y_la_biologia_tendencias_de_investigacion_de_acuerdo_con_las_revistas_nacionales> Acesso em: 18 ago. 2024.

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental. Resolução CNE/CP 2/2012. Diário Oficial da União, Brasília, 18 de junho de 2012 – Seção 1 – p. 70. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/rcp002_12.pdf>. Acesso em: 15 jan. 2024.

CONJO, Manuel Pastor Francisco; CHICHANGO, David Benjamim; DE JESUS, Octávio Manuel. O papel da mídia na divulgação de informação sobre mudanças climáticas em Moçambique. Re-vista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, v. 7, n. 11, p. 1635-1654, 2021. Disponível em: <https://www.mendeley.com/catalogue/efca6866-4e75-3707-b475-2cecff5fc8f2/> Acesso em: 07 ago. 2024.

CORDEIRO, José Luís Passos; HASENACK, Heinrich. Cobertura vegetal atual do Rio Grande do Sul. Campos sulinos: conservação e uso sustentável da biodiversidade. Ministério do Meio Am-biente, Brasília, p. 285-299, 2009. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/284099025_Cobertura_vegetal_atual_do_Rio_Grande_do_Sul> Acesso em: 22 nov. 2024.

COSTA, César Augusto Soares da; LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo. Educação ambiental crítica e interdisciplinaridade: a contribuição da dialética materialista na determinação conceitual. Revista Terceiro Incluido, v. 3, n. 1, p. 1-22, 2013. Disponível em: <https://revistas.ufg.br/teri/article/view/27316>. Acesso em: 14 jan. 2024.

DAHMER, Isabel; DECIAN, Vanderlei Secretti; ZAKRZEVSKI, Sônia Beatris Balvedi. Percep-ções de agricultores do Norte do Rio Grande do Sul sobre a Mudança Climática. Pesquisa em Educação Ambiental, v. 17, n. 1, p. 151-173, 2022. Disponível em: <https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/14345>. Acesso em: 02 nov. 2024.

FEYGINA, Irina; MYERS, Teresa Myers; PLACKY, Bernadette; SUBLETTE, Sean; SOUZA, Tammie; TOOHEY-MORALES, John; MAIBACH, Edward. Localized climate reporting by TV weathercasters enhances public understanding of climate change as a local problem: Evidence from a randomized controlled experiment. Bulletin of the American Meteorological Society, v. 101, n. 7, p. E1092-E1100, 2020. Disponível em: <https://journals.ametsoc.org/view/journals/bams/101/7/BAMS-D-19-0079.1.xml>. Acesso em: 13 maio 2024.

FOX, John; WEISBERG, Sanford. An R Companion to Applied Regression. 3. Ed. Thousand Oaks: SAGE. Publications, 2019. Disponível em: <https://pdfroom.com/books/an-r-companion-to-applied-regression/andLV7l42e3>. Acesso em: 02 nov. 2024.

FUNBEA. Fundo Brasileiro de Educação Ambiental. Diretrizes de Educação Ambiental Climá-tica. 2023. Disponível em: <https://www.funbea.org.br/wp-content/uploads/2023/09/Relatorio_EA-na-EC_DiretrizesEducacaoAmbientalClimatica.pdf>. Acesso em: 03 jan. 2024.

GOMES, Luis Alípio; BRASILEIRO. Tania Suely Azevedo; SADALA, Klaudia Yared; GAMA, Adriane Panduro; SOUZA, Luciandro Tássio Ribeiro de; CARVALHO, Elian Mara Sousa; GO-MES, Helana Miranda da Cruz; MCCOWAN, Tristan. Educação e mudanças climáticas: a percep-ção dos estudantes de uma escola do interior da Amazônia sobre as mudanças climáticas. Caderno Pedagógico, v. 21, n. 1, p. 341-371, 2024. Disponível em: <https://ojs.studiespublicacoes.com.br/ojs/index.php/cadped/article/view/2006>. Acesso em: 26 nov. 2024.

IBGE - INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Em 2022, streaming esta-va presente em 43,4% dos domicílios com TV. Agência IBGE Notícias, 2023. Disponível em: http://li.cnm.org.br/r/CXxfkh. Acesso em 10 jan. 2024.

IBGE - INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Divisão regional do Brasil em regiões geográficas imediatas e regiões geográficas intermediárias: 2017. IBGE, 2017. Dispo-nível em: <http://www.ibge.gov.br>. Acesso em 14 ago. 2024.

IPCC. Climate Change 2023: Synthesis Report. Contribution of Working Groups I, II and III to the Sixth Assessment Report of the Intergovernmental Panel on Climate Change [Core Writing Team, H. Lee and J. Romero (eds.)]. IPCC, Geneva, Switzerland, 2023. Disponível em: <https://www.ipcc.ch/report/ar6/syr/downloads/report/IPCC_AR6_SYR_FullVolume.pdf> Acesso em: 28 fev. 2024.

IPCC. AR6 Climate Change 2021: The Physical Science Basis. Genebra: IPCC, 2021. Disponível em: https://www.ipcc.ch/report/ar6/wg1/downloads/report/IPCC_AR6_WGI_Full_Report.pdf. Acesso em: 12 de julho de 2024.

SILVA, Vanessa Regal Maione Jeovanio; SILVA, Andre Luiz Jeovanio; CARDOSO, Sheila Pres-sentin. Um olhar docente sobre as dificuldades do trabalho da educação ambiental na escola. Re-vista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 9, n. 5, p. 256-272, 2018.

JUNIOR, Danilo Pinto Moreira; BUENO, Cecília; SILVA, Cleyton Martins da. A utilização de mí-dias como recurso didático para a abordagem e contextualização das mudanças climáticas na Edu-cação Ambiental. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), v. 17, n. 2, p. 169-183, 2022.

LUSZ, Pedro; ZANETI, Izabel Cristina Bruno Bacellar; FILHO, Saulo Rodrigues. Educação ambi-ental na educação do campo: Jovens, Pesquisa Ação e mudanças climáticas. 2021. Disponível em: <https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/2365>. Acesso em: 12 julho 2024.

OLIVEIRA, Debora Regina Marochi. Educação Ambiental: Uma Contribuição para Análise da Crise Climática. Emergência Climática sob o Olhar das Ciências Ambientais. v. 17 n. 38. 2023. Disponível em: <https://pleiade.uniamerica.br/index.php/pleiade/article/view/903> Acesso em: 11 set. 2024.

OLIVEIRA, Louise Alves Machado de. Protagonismo juvenil na educação. Escola Nacional de Administração Pública (Enap), 2020. Disponível em: <https://repositorio.enap.gov.br/handle/1/5001> Acesso em: 11 set. 2024.

ONU. Campanha pela #AmbiçãoClimática. ONU Brasil, 2023. Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/242958-campanha-pela-ambi%C3%A7%C3%A3oclim%C3%A1tica. Acesso em: 15 jan.

PENA-VEGA, Alfredo. Educação ambiental em tempos de crise ecológica e climática. REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v. 40, n. 3, p. 58–78, 27, dez. 2023. Dis-ponível em: <https://periodicos.furg.br/remea/article/view/15726> Acesso em: 13 set. 2024.

PLAN INTERNATIONAL.Reimagining Climate Education and Youth Leadership, 2021. Disponí-vel em: https://plan-international.org/publications/reimagining-climate-education-and-youth-leadership/. Acesso em: 15 jan. 2025.

SARNOSKI, Júlia Gollo; ZAKRZEVSKI, Sônia Beatris Balvedi. Percepções de lideranças comu-nitárias da região norte do Rio Grande do Sul sobre mudança climática. Research, Society and Development, v. 11, n. 5, p. e49811528351-e49811528351, 2022. Disponível em: <https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/28351>. Acesso em: 27 nov. 2024.

UNICEF. Apenas metade dos jovens sabe definir o que são mudanças climáticas. 2023. Disponível em: <https://www.unicef.org/brazil/comunicados-de-imprensa/apenas-metade-dos-jovens-sabe-definir-o-que-sao-mudancas-climaticas>. Acesso em: 12 de julho de 2024.

AGUIAR, Claudio Gustavo Borges de; MONTEIRO, Patricia Ortiz; BATISTA, Andréia Jayme. Negacionismo e mudanças climáticas. Revista Ciências Humanas, v. 15, n. 3, 2022. Disponível em: <https://www.rchunitau.com.br/index.php/rch/article/view/922>. Acesso em: 6 jan. 2025.

SANTINI, Marie; BARROS, Carlos Eduardo. Negacionismo climático e desinformação online: uma revisão de escopo. Liinc em revista, v. 18, n. 1, p. e5948-e5948, 2022. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/360884561_Negacionismo_Climatico_e_Desinformacao_Online_Uma_Revisao_de_Escopo>. Acesso em: 6 jan. 2025.

UNESCO. Getting every school climate-ready: how countries are integrating climate change issu-es in education. Paris: UNESCO, 2021. Disponível em: <https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000379591>. Acesso em: 6 jan.2024.

UNITED NATIONS.The Declaration on the common agenda for education and climate change at COP28. 28th Conference of the Parties to the United Nations Framework Convention on Cli-mate Change (COP28), Dubai, United Arab Emirates, 2024. Disponível em: <https://www.unesco.org/en/articles/declaration-common-agenda-education-and-climate-change-cop28>. Acesso em: 7 jan. 2025.

VENABLES, W.N.; RIPLEY, B.D. Modern Applied Statistics with S, Fourth edition. Springer, New York, 2002. Disponível em: <https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=tovgBwAAQBAJ&oi=fnd&pg=PR11&dq=Modern+Applied+Statistics+with+S,+Fourth+edition&ots=eXQsFfBobJ&sig=TlOGJVJt7_qJKssyTM8QStrSHxY>. Acesso em: 20 nov. 2022

WARNAVA, Fabíula Paula; PETSCH, Carina; CARVALHO, Laura Fragoso Alves de; ZAKRZEVSKI, Sônia Beatris Balvedi. Onde os professores do Rio Grande do Sul buscam informações sobre a mudança climática. Cadernos de Educação (no prelo).

Publicado

2025-12-14

Como Citar

Zakrzevski , S. B. B. ., Carvalho, L. F. A. de ., Beatrici, C. da C. ., & Balestrin, V. M. . (2025). ONDE OS JOVENS DA REGIÃO NORTE DO RIO GRANDE DO SUL OBTÉM INFORMAÇÕES SOBRE A MUDANÇA CLIMÁTICA?. Vivências, 22(44), 39–56. https://doi.org/10.31512/vivencias.v22i44.1650

Edição

Secção

ARTIGOS DE FLUXO CONTÍNUO