A COZINHA COMO LABORATÓRIO PARA DISCUTIR FÍSICA DE FORMA CONTEXTUALIZADA
DOI:
https://doi.org/10.31512/vivencias.v16i31.170Resumo
O presente texto se ocupa de um relato de atividade de caráter extensionista desenvolvida com professores em formação inicial e continuada referente a uma possibilidade metodológica para abordar conhecimento científico a partir do preparo de alimentos. O objetivo da atividade denominada de “Física na cozinha” é ilustrar a presença de conceitos científicos relacionados à Física, a partir de uma atividade cotidiana e próxima dos participantes. A atividade se ocupa de elucidar a importância da contextualização dos conhecimentos do contexto escolar. Neste sentido, são relatados no texto os pressupostos teóricos norteadores do estudo e da atividade, a forma como as atividades são desenvolvidas nos cursos de extensão desenvolvidos, exemplificado o modo como os alimentos são preparados e a discutido os conhecimentos científicos envolvidos. Os conteúdos selecionados para as discussões tomam por referência o campo da Física e sua aproximação com outras áreas, voltando-se para os tópicos contemplados no ensino médio. Como resultados das atividades destacamos a participação, envolvimento e motivação dos professores e futuros professores por desenvolver atividades desta natureza nas escolas. Além disso, salientamos como resultado da atividade desenvolvida em várias edições, a oportunidade de aproximação entre as investigações acadêmicas e o mundo da escola, evocando sua realidade e necessidade.
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular – Ensino Médio. 2018.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: ensino médio. Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: Ministério da Educação, SEMTEC, 1999.
BRASIL. PCN+ Ensino Médio: orientações educacionais complementares aos PCNs. Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC, SEMTEC, 2002.
DEUS, Sandra de Fátima B. A extensão universitária e o futuro da universidade. Revista Espaço Pedagógico, v. 25, n. 3, p. 624-633, 2018.
GARCÍA-MARTÍNEZ, Nuria; GARCÍA-MARTÍNEZ, Soledad; ANDREO-MARTÍNEZ, Pedro; ALMELA-RUIZ, Luiz Ciencia en la cocina: una propuesta innovadora para enseñar Física y Química en educación secundaria. Enseñanza de las ciencias, v. 36, n.3, p. 179-198, 2018.
PISA. Resultados clave. Disponível em: <http://www.oecd.org/pisa/pisa-2015-results-infocus-ESP.pdf>. Acesso em 4 de jan. 2018.
REGO, Alexandre Marques J. Sentidos de contextualização nas questões de Ciências da natureza e suas Tecnologias no ENEM: uma análise discursiva. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Saúde) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2020 Cleci Teresinha Werner da Rosa et al.
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.