FORMAÇÃO CONTINUADA E ATIVIDADE PROFISSIONAL: MAPEAMENTO DAS PREMÊNCIAS APONTADAS PELOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA

Autores

  • Gisele Santiago Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Santo Ângelo, RS
  • Clandio Timm Marques
  • Thais Scotti do Canto-Dorow

DOI:

https://doi.org/10.31512/vivencias.v15i28.19

Resumo

Este estudo teve como objetivo, com vistas à formação continuada, identificar o perfil dos professores de Ciências e Biologia em relação às principais dificuldades nas áreas das Ciências Biológicas e ainda relacioná-las a atividade profissional em sala de aula. A pesquisa foi de caráter misto, visto que, buscou investigar características tanto qualitativas quanto quantitativas do fenômeno. Utilizou-se de questionário semiestruturado para coleta de dados, aplicado a 18 professores de escolas públicas e particulares do município de Santa Maria-RS. Na elaboração do questionário, foram estruturadas três categorias de informações: a primeira categoria tratou sobre a formação inicial; a segunda sobre a formação continuada e, a terceira, sobre a atividade profissional docente. Os resultados indicaram que o período de conclusão da graduação dos professores participantes variou de quatro a trinta anos. Os professores indicaram as biotecnologias, as práticas em botânica e a educação ambiental, como principais áreas de interesse para formação continuada. A associação entre titulação em Pós-Graduação e o nível de confiança para abordar a área escolhida em sala de aula é casual, no entanto, 50% dos professores titulados, sentem-se pouco confiantes. Embora o grupo seja heterogêneo, em relação ao período de formação inicial, demonstra interesse pela formação continuada, busca aprimoramento acadêmico e profissional em cursos de PósGraduação, em eventos na área de Ensino e Ciências Biológicas, mas sente-se pouco confiante ao abordar determinado tema em sala de aula.

Biografias Autor

Gisele Santiago, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Santo Ângelo, RS

Pós-Doutoranda do Programa Nacional de Pós-Doutorado/CAPES/Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática/Universidade Franciscana.

Clandio Timm Marques

Professor(a) do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática/Universidade Franciscana.

Thais Scotti do Canto-Dorow

Professor(a) do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática/Universidade Franciscana.

Publicado

2019-06-15

Como Citar

Santiago, G., Marques, C. T., & Canto-Dorow, T. S. do. (2019). FORMAÇÃO CONTINUADA E ATIVIDADE PROFISSIONAL: MAPEAMENTO DAS PREMÊNCIAS APONTADAS PELOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA. Vivências, 15(28), 111–123. https://doi.org/10.31512/vivencias.v15i28.19

Edição

Secção

ARTIGOS DE FLUXO CONTÍNUO