DESAFIOS E INTER-RELAÇÕES ENTRE CIÊNCIA, AMBIENTE E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: O PETCIÊNCIAS E A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA
DOI:
https://doi.org/10.31512/vivencias.v16i31.197Resumo
Nos tempos atuais, é necessário, pensar na Educação Científica e na formação de sujeitos, para lidar com transformações, tendo presentes avanços da Ciência e Tecnologia, sobre temáticas sócio-científicas, ambientais e de saúde. Para isso, é importante pensar os pressupostos que envolvem a formação de professores, responsáveis pelo processo de mediação da aprendizagem, para produção do conhecimento. Neste sentido, este trabalho tem como objetivo apresentar e refletir sobre a organização da proposta do curso “Ciência, Ambiente e Formação”, suas temáticas, motivações, perspectivas e contexto. O desenvolvimento da ação de extensão é parte das atividades do Programa de Educação Tutorial - PETCiências, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Cerro Largo. O curso tem duração efetiva de 3 anos, sendo um projeto que reúne professores e temas de diferentes áreas do conhecimento (de caráter interdisciplinar), realizadas por meio do diálogo, troca de saberes e reflexão, como uma comunidade autorreflexiva e de aprendizagem. Podemos perceber, que a atividade de extensão universitária possibilitou espaços de trabalho educativo, desenvolvendo uma formação humana e profissional dos acadêmicos envolvidos, bem como um diálogo com a comunidade, sendo fundamental, para estabelecer interlocuções entre a formação e implicações na Educação Científica. O curso tem qualificado os próprios espaços interativos/formativos, fortalecendo o diálogo, o compartilhamento de experiências, contribuindo para uma formação crítica e reflexiva. Consideramos que o projeto respalda e permite a formação de um professor de Ciências com pensamento contemporâneo que está interconectado com demandas atuais do mundo, contextualizando e reconstruindo suas concepções teórico-práticas.Downloads
Publicado
2020-06-29
Como Citar
Günzel, R. E., Tonello, L. P., Marsango, D., & Güllich, R. I. da C. (2020). DESAFIOS E INTER-RELAÇÕES ENTRE CIÊNCIA, AMBIENTE E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: O PETCIÊNCIAS E A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA. Vivências, 16(31), 195–208. https://doi.org/10.31512/vivencias.v16i31.197
Edição
Secção
ARTIGOS DE FLUXO CONTÍNUO
Licença
Direitos de Autor (c) 2020 Rafaela Engers Günzel et al.
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.