UMA ABORDAGEM CENTRADA NO ALUNO PARA ENSINAR QUÍMICA: INVESTIGANDO O USO DE HISTÓRIA EM QUADRINHOS COMO RECURSO DIDÁTICO

Autores

  • Camila Aparecida Tolentino Cicuto Universidade Federal do Pampa https://orcid.org/0000-0002-9817-7933
  • Sinara da Silva Chagas Universidade Federal do Pampa
  • Celina Santos dos Santos Universidade Federal do Pampa

DOI:

https://doi.org/10.31512/vivencias.v15i29.84

Resumo

As Histórias em Quadrinhos constituem-se um importante recurso didático para o aprendizado da Química, pois possibilitam a inter-relação de diferentes saberes, além de permitir abordar os conteúdos de maneira divertida. O objetivo deste trabalho foi verificar a opinião de acadêmicos de um curso de licenciatura sobre o uso desse recurso didático nas aulas de um componente de Química. A coleta dos dados envolveu a aplicação de um questionário com perguntas abertas sobre a contribuição das Histórias em Quadrinhos para o aprendizado dos conceitos de Química e também como fator motivacional e, além disso, investigou-se a relevância dessa abordagem para a formação deles, como futuros professores. A análise dos dados foi realizada através da ferramenta Tagul que permite verificar as palavras mais frequentes nas respostas dos acadêmicos. Os resultados dessa pesquisa evidenciaram que, na opinião dos alunos, as Histórias em Quadrinhos foram fundamentais para a melhor compreensão dos conteúdos de Química, e também que foi prazeroso o uso dessa estratégia. Por fim, verificou-se a alta expectativa que os licenciandos têm por utilizar estratégias diferenciadas. Esses resultados contribuem com as pesquisas sobre métodos e recursos didáticos que permitem a participação ativa e colaborativa dos alunos no processo de ensino aprendizagem.

Biografias Autor

Camila Aparecida Tolentino Cicuto, Universidade Federal do Pampa

Professora adjunta da Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA – Dom Pedrito/RS

Sinara da Silva Chagas, Universidade Federal do Pampa

Licenciada em Educação do Campo

Celina Santos dos Santos, Universidade Federal do Pampa

Licenciada em Educação do Campo

Referências

AQUINO, F.F.; FIORUCCI, A.R.; BENEDETTI-FILHO, E.; BENEDETTI, L.P.S. Elaboração, Aplicação e Avaliação de uma HQ Sobre Conteúdo de História dos Modelos Atômicos para o Ensino de Química. Orbital. - The Electronic Journal of Chemistry, v. 7, n. 1, p. 53-58, 2015.

CARVALHO, L. S.; MARTINS, A. F. P. Os quadrinhos nas aulas de Ciências Naturais: uma história que não está no gibi. Revista Educação em Questão, v. 35, n.21, 2009.

CICUTO, C. A. T.; TORRES, B. B. Implementing an active learning environment to influence students motivation in Biochemistry. Journal of Chemical Education, v. 93, n.6, p.1020-1026, 2016.

GONICK, L.; CRIDDLE, C. Química Geral em Quadrinhos. São Paulo: Editora Edgard Blucher, 2014.

JONES, L. The student-centered classroom. Nova York: Cambridge University Press, 2007.

KAWAMOTO, E. M.; CAMPOS, L. M. L., L. Histórias em quadrinhos como recurso didático para o ensino do corpo humano em anos iniciais do Ensino Fundamental. Ciência & Educação, v. 20, n. 1, p. 147-158, 2014.

MOREIRA, M. A. Abandono da narrativa, ensino centrado no aluno e aprender a aprender criticamente. REMPEC – Ensino, Saúde e Ambiente, v. 4, n. 1, p. 2-17, 2011.

NASCIMENTO, T. E.; COUTINHO, C. Metodologias Ativas de Aprendizagem e o ensino de ciências. Multiciência Online, v. 2; n. 3, p. 134-153, 2017.

PRINCE, M. Does active learning work? A review of the research. Journal of Engineering Education, v.93, n.3, p.223-231, 2004.

SANTOS, M. O; GANZAROLLI, M. E. Histórias em quadrinhos: formando leitores. TransInformação, v. 23, n.1, p.63-75, 2011.

SIVAN, A.; LEUNG, R. W.; WOON, C. C.; KEMBER, D. An implementation of active learning and its effect on the quality of student learning. Innovations in Education and Teaching International, v.37, n.4, p.381-389, 2000.

Publicado

2019-10-14

Como Citar

Cicuto, C. A. T., Chagas, S. da S., & Santos, C. S. dos. (2019). UMA ABORDAGEM CENTRADA NO ALUNO PARA ENSINAR QUÍMICA: INVESTIGANDO O USO DE HISTÓRIA EM QUADRINHOS COMO RECURSO DIDÁTICO. Vivências, 15(29), 199–208. https://doi.org/10.31512/vivencias.v15i29.84

Edição

Secção

ARTIGOS DE FLUXO CONTÍNUO