AVANÇOS E DIFICULDADES PERMEADAS NO PROGRAMA PNEM NA REGIÃO CENTRAL DO RIO GRANDE DO SUL ACERCA DO CURRÍCULO
DOI:
https://doi.org/10.31512/vivencias.v16i31.104Resumo
Este artigo, de viés qualitativo e que se caracteriza como um estudo de campo, investiga a temática do currículo que foi desenvolvida tendo como objeto o programa de formação continuada do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio (PNEM), oferecido para educadores de cinco escolas públicas estaduais da região central do RS, abrangidas pela 24ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), durante os anos de 2014 e 2015. A empiria visa analisar avanços e dificuldades que permearam, durante e após este programa, por meio da participação de 25 professores e 5 orientadores de estudo acerca do conjunto das questões sobre currículo. A coleta de dados ocorreu por meio da análise documental, do questionário e da entrevista semiestruturada. Na avaliação dos dados utilizou-se a análise textual discursiva. Do estudo, emergiram três categorias: interdisciplinaridade: ainda é difícil, porém, busca-se a construção conjunta; currículo: velhos problemas, novas perspectivas; e atividade interdisciplinar implementada. Espera-se que esta investigação possa oferecer uma contribuição significativa na melhoria dos programas de formação continuada de professores nas questões referentes ao currículo.
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