AVANÇOS E DIFICULDADES PERMEADAS NO PROGRAMA PNEM NA REGIÃO CENTRAL DO RIO GRANDE DO SUL ACERCA DO CURRÍCULO
DOI:
https://doi.org/10.31512/vivencias.v16i31.104Resumo
Este artigo, de viés qualitativo e que se caracteriza como um estudo de campo, investiga a temática do currículo que foi desenvolvida tendo como objeto o programa de formação continuada do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio (PNEM), oferecido para educadores de cinco escolas públicas estaduais da região central do RS, abrangidas pela 24ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), durante os anos de 2014 e 2015. A empiria visa analisar avanços e dificuldades que permearam, durante e após este programa, por meio da participação de 25 professores e 5 orientadores de estudo acerca do conjunto das questões sobre currículo. A coleta de dados ocorreu por meio da análise documental, do questionário e da entrevista semiestruturada. Na avaliação dos dados utilizou-se a análise textual discursiva. Do estudo, emergiram três categorias: interdisciplinaridade: ainda é difícil, porém, busca-se a construção conjunta; currículo: velhos problemas, novas perspectivas; e atividade interdisciplinar implementada. Espera-se que esta investigação possa oferecer uma contribuição significativa na melhoria dos programas de formação continuada de professores nas questões referentes ao currículo.
Referências
AZEVEDO, J. C. de; REIS, J. T. Democratização do Ensino Médio: a reestruturação curricular no RS. In: AZEVEDO, J. C. de; REIS, J. T. (Org.). O Ensino Médio e os desafios da experiência: movimentos da prática. 1. ed. São Paulo: Fundação Santillana: Moderna, 2014, p. 21-44.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Parecer CNE/CEB 05/2011. Brasília, 2011b. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&id=12992:diretrizes-para-a-educacaobasica>. Acesso em: 19 jan. 2017.
______. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Resolução nº 51, de 11 de dezembro de 2013. Estabelece normas para o pagamento de bolsas de estudo e pesquisa aos profissionais participantes da formação continuada no âmbito do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio. Diário Oficial da União, Brasília, 13 dez. 2013b. Seção 1, p. 113. Disponível em: <http://www.observatoriodoensinomedio.ufpr.br/wp-content/uploads/2014/04/resolucao_cd_51_2_2013-pnem.pdf>. Acesso em: 10 dez. 2018.
______. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo Escolar 2011, Brasília, DF, 2011a.
______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Departamento de Políticas de Ensino Médio. Orientações Curriculares Para o Ensino Médio: Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC/SEB, 2008.
______. Ministério da Educação. SIMEC: Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle do Ministério da Educação. 2015. Disponível em: <http://simec.mec.gov.br>. Acesso em: 18 ago. de 2016.
______. Portaria nº 1.140, de 22 de novembro de 2013. Institui o Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio e define suas diretrizes gerais, forma, condições e critérios para a concessão de bolsas de estudo e pesquisa no âmbito do ensino médio público, nas redes estaduais e distrital de educação. Diário Oficial da União, Brasília, DF, nº 238, segunda-feira, 9 de dezembro de 2013a. p. 24-25. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=15069-pacto-dou-1-2&category_slug=janeiro-2014-pdf&Itemid=30192>. Acesso em: 04 nov. 2015.
COLONTONIO, E. M.; SILVA, M. R. da (Orgs.). Formação de professores do ensino médio: Cadernos de Resumos - Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio. Instituições de Ensino Superior participantes do PNEM: III Seminário do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio, Curitiba, 04 e 05 de maio de 2016. 68p. Disponível em: <http://www.observatoriodoensinomedio.ufpr.br/wp-content/uploads/2014/03/MEC-Resumos-WEB.pdf>. Acesso em: 10 dez. 2018.
DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A. P.; PERNAMBUCO, M. M. C. A. Ensino de Ciências: Fundamentos e Métodos. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2011, 368 p.
FAZENDA. I. C. A. Integração e interdisciplinaridade no ensino brasileiro: efetividade e ou ideologia? São Paulo: Loyola, 1992, 107 p.
FREIRE. Pedagogia do Oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987, 107 p.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. Ed. São Paulo: Atlas, 2007, 200 p.
LIBÂNEO, J. C. Didática. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1994, 263 p.
MIRANDA, G. Q. A noção de interdisciplinaridade e contextualização no Ensino Médio. In: PUENTES, R. V.; AQUINO, O. F.; LONGAREZI. A. M. Ensino Médio: processo, sujeitos e docência. Uberlândia: EDUFU, 2012, p. 103-126.
MORAES, R.; GALIAZZI, M. C. Análise Textual Discursiva. Ijuí: Ed. Unijuí, 2007, 224 p.
ZANELLA, L. C. H. Metodologia de estudo e de pesquisa em administração. Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração/UFSC; [Brasília]: CAPES: UAB, 2009. 164 p.
ZEICHNER, K. M. A formação reflexiva de professores: ideias e práticas. Lisboa: Educa, 1993, 131 p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2020 Alexandre Giacomini; Everton Lüdke
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.