CONHECIMENTO E ENSINO: REFLEXÕES SOBRE A URGÊNCIA DE UM NOVO PARADIGMA EPISTEMOLÓGICO E EDUCACIONAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/vivencias.v20i40.1040

Resumo

Este artigo apresenta reflexões sobre educação e escola e a urgência em se considerar um novo paradigma educacional frente às significativas mudanças vivenciadas em nossa sociedade. Para tanto, o estudo possui uma abordagem qualitativa e de natureza bibliográfica. Inicialmente, a pesquisa examina, a partir do pensamento de Boaventura de Sousa Santos (2008), a crise do paradigma dominante e aponta para a possibilidade de se pensar um paradigma emergente do conhecimento. Em seguida, por meio do aporte teórico de Edgar Morin (2000; 2003), discute a necessidade de uma reforma do pensamento e, por consequência, uma reforma do ensino, além de explicitar os saberes imprescindíveis que a educação pode e precisa considerar para uma formação com vistas à cidadania planetária. Com isso, é possível afirmar o quanto é fundamental a escola considerar este novo modelo de educar, que pensa o sujeito e o conhecimento de forma inter-relacionada e complexa, a fim de que a educação contribua para a construção de estudantes mais críticos e éticos.

Biografia do Autor

Carla Regina Salau da Rocha Alves, Universidade Franciscana, Santa Maria, RS, Brasil

Mestranda em Ensino de Ciências e Matemática - Universidade Franciscana - UFN. Especialista em Supervisão Educacional - Universidade Franciscana - UFN. Graduação em Pedagogia - Universidade Franciscana - UFN. Atualmente é Professora dos Anos Iniciais na Rede Pública de Ensino Municipal de Santa Maria /RS.

Marcos Alexandre Alves, Universidade Franciscana, Santa Maria, RS, Brasil

Doutor em Educação - Universidade Federal de Pelotas (PPGE/UFPel). Mestre em Filosofia - Universidade Federal de Santa Maria (PPGF/UFSM). Licenciado em Filosofia - Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Imaculada Conceição (FAFIMC - Viamão, RS). Atualmente é Professor Docente no Curso de Filosofia, Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciência e Matemática e Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens e Pró-reitor de Pós-graduação e Pesquisas - Universidade Franciscana - UFN.

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Publicado

2024-01-01

Como Citar

Alves, C. R. S. da R., & Alves, M. A. (2024). CONHECIMENTO E ENSINO: REFLEXÕES SOBRE A URGÊNCIA DE UM NOVO PARADIGMA EPISTEMOLÓGICO E EDUCACIONAL. Vivências, 20(40), 169–182. https://doi.org/10.31512/vivencias.v20i40.1040

Edição

Seção

ARTIGOS DE FLUXO CONTÍNUO