CONHECIMENTO E ENSINO: REFLEXÕES SOBRE A URGÊNCIA DE UM NOVO PARADIGMA EPISTEMOLÓGICO E EDUCACIONAL
DOI:
https://doi.org/10.31512/vivencias.v20i40.1040Abstract
Este artigo apresenta reflexões sobre educação e escola e a urgência em se considerar um novo paradigma educacional frente às significativas mudanças vivenciadas em nossa sociedade. Para tanto, o estudo possui uma abordagem qualitativa e de natureza bibliográfica. Inicialmente, a pesquisa examina, a partir do pensamento de Boaventura de Sousa Santos (2008), a crise do paradigma dominante e aponta para a possibilidade de se pensar um paradigma emergente do conhecimento. Em seguida, por meio do aporte teórico de Edgar Morin (2000; 2003), discute a necessidade de uma reforma do pensamento e, por consequência, uma reforma do ensino, além de explicitar os saberes imprescindíveis que a educação pode e precisa considerar para uma formação com vistas à cidadania planetária. Com isso, é possível afirmar o quanto é fundamental a escola considerar este novo modelo de educar, que pensa o sujeito e o conhecimento de forma inter-relacionada e complexa, a fim de que a educação contribua para a construção de estudantes mais críticos e éticos.
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