PRINCÍPIOS BALIZADORES PARA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES(AS) DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
DOI:
https://doi.org/10.31512/vivencias.v20i41.1111Resumo
O presente estudo tem por objetivo dialogar com professores(as) que atuam na EJA no munícipio de Caçapava da Sul, RS, sobre a formação inicial e, como consequência, problematizar com professores(as) sobre princípios balizadores da EJA para a formação inicial de professores(as). Para tal, discutiu-se sobre a Educação de Jovens e Adultos e a formação inicial de professores(as), em especial voltado à temática do estudo. Como metodologia foi aplicado um questionário on-line pelo Google Forms a 23 professores que atuam nos componentes curriculares da área do conhecimento de Matemática ou Ciências da Natureza no munícipio de Caçapava do Sul (RS). Para análise da produção dos dados utilizamos a Análise Textual Discursiva (ATD) e, como resultado, chegamos a quatro princípios balizadores para a formação inicial de professores(as): EJA nos estágios supervisionados; EJA como disciplina ou eixo transversal; EJA e o perfil de educador(a) e, por fim, EJA como espaço de acolhimento dos(as) excluídos(as).
Referências
ANDRADE, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. A formação de Professor(a)es nas dissertações e teses defendidas em Programas de Pós-Graduação em Educação entre os anos de 1999 e 2003. 2006. 82 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, São Paulo, 2006.
ANDRADE, Everardo Paiva. Subprojeto PIBID/UFF de História: Identidade, tempo e espaço: a história como fator de reflexão crítica e compreensão das sociedades humanas na reinvenção de si-mesmo. Niteroi: UFF, 2012 (mimeo).
ANDRE, Marli et al. Estado da arte da formação de Professor(a)es no Brasil. Educação e Sociedade, Campinas, n. 68, p. 301-309, 1999.
ANDRÉ, Marli et al. A formação de Professor(a)es nas pesquisas dos anos 1990. In: MACIEL, Lizete Shizue Bomura; SHIGUNOV NETO, Alexandre (orgs.). Formação de Professor(a)es: presente, passado e futuro. São Paulo: Cortez, 2004. p. 77- 96.
ARAGÃO, Raimundo Freitas; SILVA, Nubélia Moreira da. A observação como Prática Pedagógica no Ensino de Geografia. Fortaleza: Geosaberes, 2012.
ARROYO, Miguel Gonzalez. Educação de jovens-adultos: um campo de direitos e de responsabilidade pública. In: SOARES, Leôncio; GIANETTI, Maria Amélia; GOMES, Nilma Lino (orgs.). Diálogos na educação de jovens e adultos. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.
ARROYO, Miguel Gonzalez. Formar educadoras e educadores de jovens e adultos. In: SOARES, Leôncio (org). Formação de educadores de jovens e adultos. Belo Horizonte: Autêntica/SECAD-MEC/UNESCO, 2006.
BHABHA, Homi. O local de cultura. Belo Horizonte: UFMG, 2003.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 06 abr. 2022.
BRASIL. Lei nº. 9.394/96. Lei de Diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, 1996.
Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 06 abr.
BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação de Jovens e Adultos. Brasília, 2000.
FERNANDES, Lyerka Kallyane Ramos. Método de Pesquisa Qualitativa: Usos e Possibilidade. Psicologado, [S.I.], 2014. Disponível em: http://psicologysite.blogspot.com/2016/01/metodo-de-pesquisa-qualitativa-usos-e.html. Acesso em: 28 abr. 2019.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 31. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2005.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014.
GADOTTI, Moacir. Educação integral no Brasil: inovações em processo. São Paulo: Instituto Paulo Freire, 2011.
MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise Textual Discursiva. Ijuí: UNIJUÍ, 2011. p. 224.
GATTI, Bernadete; BARRETO, Elba Siqueira de Sá. Professores do Brasil: Impasses e desafios. Brasília: UNESCO, 2009.
GOMES, Nilma Lins. Diversidade e Currículo. In: BEAUCHAMP, Jeanete; PAGEL, Sandra Denise; NASCIMENTO, Aricélia Ribeiro do. Indagações sobre currículo: Diversidade e Currículo. Brasília: MEC, 2007. 48 p.
HADDAD, Sérgio; DI PIERRO, Maria Clara. Aprendizagem de jovens e adultos: avaliação da década da educação para todos. São Paulo em Perspectiva, v. 14, n. 1, 2000.
NOGUEIRA, Renata Coelho. A perspectiva do ensino de história na EJA: a partir dos instrumentos avaliativos. Planeta Educação, 21 de maio de 2007. Disponível em: https://www.plannetaeducacao.com.br/portal/jovens-e-adultos/a/91/a-perspectiva-do-ensino-de-historia-na-eja-a-partir-dos-instrumentos-avaliativos. Acesso em: 14 out. 2022.
SOARES, Leôncio José Gomes. O educador de Jovens e Adultos e a sua formação. Educação em Revista, v. 47, p. 83-100, 2004.
SOARES, Leôncio José Gomes. A formação inicial do educador de jovens e adultos: um estudo da habilitação de EJA dos cursos de Pedagogia. In: GRACINDO, Regina Vinhaes. Educação como exercício de diversidade: estudos em campos de desigualdades sócio-educacionais. Brasília: Líber Livro, 2007. p. 89-103.
STRAMARE, Odilon A.; SANT’ANNA, Sita Mara Lopes. Uma retomada sobre a Educação de Jovens e Adultos. In: SANT’ANNA, Sita Mara Lopes (org.). Aprendendo com Jovens e Adultos. Porto Alegre: PROREXT/UFRGS, 2001. p. 9-20.
STRECK, Danilo R. A Educação Popular e a (re)construção pública. Há fogos sob as brasas? Revista Brasileira de Educação, 2006.
STRELHOW, Thyeles Borcarte. Breve história sobre a educação de jovens e adultos no Brasil. Revista HISTEDBR, Campinas, n. 38, p. 49-59, jun. 2010.
VENTURA, Jaqueline; CARVALHO, Rosa Malena. Formação Inicial de Professores para a EJA. Revista Lugares de Educação, Bananeiras, v. 3, n. 5, p. 22-36, Jan./Jun. 2013.
WENGZYNSKI Danielle Cristiane; TOZETTO Soares Suzana. A formação continuada face as suas contribuições para a docência. Disponível em: http://www.ucs.br/etc/conferencias/index.php/anpedsul/9anpedsul/paper/viewFile/2107/ 513, 2012. Acesso em: 23 jan. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Edimar Fonseca da Fonseca , Maria do Rocio Fontoura Teixeira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.