PRINCÍPIOS BALIZADORES PARA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES(AS) DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/vivencias.v20i41.1111

Resumo

O presente estudo tem por objetivo dialogar com professores(as) que atuam na EJA no munícipio de Caçapava da Sul, RS, sobre a formação inicial e, como consequência, problematizar com professores(as) sobre princípios balizadores da EJA para a formação inicial de professores(as). Para tal, discutiu-se sobre a Educação de Jovens e Adultos e a formação inicial de professores(as), em especial voltado à temática do estudo. Como metodologia foi aplicado um questionário on-line pelo Google Forms a 23 professores que atuam nos componentes curriculares da área do conhecimento de Matemática ou Ciências da Natureza no munícipio de Caçapava do Sul (RS). Para análise da produção dos dados utilizamos a Análise Textual Discursiva (ATD) e, como resultado, chegamos a quatro princípios balizadores para a formação inicial de professores(as): EJA nos estágios supervisionados; EJA como disciplina ou eixo transversal; EJA e o perfil de educador(a) e, por fim, EJA como espaço de acolhimento dos(as) excluídos(as).

Biografias Autor

Edimar Fonseca da Fonseca, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil

Doutor em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2022). Possui Mestrado em Ensino de Ciências na Universidade Federal do Pampa (2015). Graduado em Licenciatura em Ciências Exatas - Habilitação em Física, Graduado em Licenciatura em Matemática, Graduado em Licenciatura em Pedagogia e Graduado em Licenciatura em Física. Especialização em Metodologia do Ensino de Física e Matemática, Especialização em Supervisão Escolar e Especialização em Educação de Jovens e Adultos e Especialização em Educação de Tempo Integral. Tem experiência na área de Ensino de Física, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de Física na Educação de Jovens e Adultos e Ensino de Ciências. Na área de Ensino de Matemática. atuando principalmente nos seguintes tema: Educação Matemática e Tecnologias para o Ensino de Matemática. Na área de Pedagogia, atuando principalmente nos seguintes tema: Formação de Professores, Educação de Jovens e Adultos, Ensino na Educação Infantil e Anos Iniciais.

Maria do Rocio Fontoura Teixeira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil

Doutora em Educação em Ciências, pelo Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da UFRGS, com a tese Redes de Conhecimento em Ciências. Mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996) e graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1975). Professora aposentada do Departamento de Ciências da Informação da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da UFRGS. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da UFRGS e Professora Colaboradora do Mestrado Profissional em Docência para Ciências, Tecnologias, Engenharia e Matemática da UERGS. Tem experiência na área de Ensino e Educação em Ciências e Ciências da Informação, com ênfase em Gestão da Informação, Gestão do Conhecimento, Gestão Documental, Redes de Conhecimento, Produção Científica, Fontes de Informação Científica e Tecnológica, Análise de Redes Sociais e Espaços não Formais de Educação.

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Publicado

2024-07-01

Como Citar

Fonseca, E. F. da ., & Teixeira, M. do R. F. . (2024). PRINCÍPIOS BALIZADORES PARA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES(AS) DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS . Vivências, 20(41), 283–298. https://doi.org/10.31512/vivencias.v20i41.1111

Edição

Secção

ARTIGOS DE FLUXO CONTÍNUO