CONCEPÇÕES E CONTRIBUIÇÕES DA ANÁLISE DE DISCURSO CRÍTICA À EDUCAÇÃO EM SAÚDE
UMA DISCUSSÃO COM BASE NA TEORIA CRÍTICA DO DISCURSO
DOI:
https://doi.org/10.31512/vivencias.v20i41.1116Resumo
O estudo discorre sobre o papel do discurso na Educação em Saúde, tendo em vista as características que essa área apresenta, considerando o seu caráter multiprofissional, heterogêneo e dinâmico. Da mesma forma, o artigo apresenta os aspectos da Análise do Discurso Crítica (ADC) e a sua interlocução com as Ciências da Saúde, partindo das proposições do pesquisador Norman Fairclough. Assim, buscou-se refletir sobre a Análise de Discurso Crítica voltada aos modos de organização da sociedade em torno de objetivos emancipatórios, inserindo-se, desta forma, em um modelo interpretativo crítico da realidade. Trata-se de uma pesquisa de cunho bibliográfico que evidencia a contribuição da ADC às pesquisas em Saúde e, para tanto, recorre aos fundamentos de Fairclough (2016) e sua teoria social, que apresenta a linguagem como prática social. Neste sentido, observou-se que interpretar as formas simbólicas pode ser o caminho para se desvelar ideologias, identidades, discursos e relações permeadas socialmente. Dessa forma, evidencia-se a necessidade em propor um tratamento da linguagem diferenciado, considerando-a como processo e produto social.
Referências
BATISTA JUNIOR, J. R., SATO, D. T. B., MELO, I. F. Análise de Discurso Crítica para Linguistas e não Linguistas. São Paulo: Parábola, 224 pp, 2018.
BESSA, D; SATO, D. T.B. Categorias de análise. In: Análise de Discurso Crítica: para linguistas e não linguistas. São Paulo: Parábola, 2018.
BRUNO, B S. Educação permanente como dispositivo para enfrentamento dos desastres naturais: uma experiência na Região Serrana do Rio de Janeiro. 179f. Dissertação (Mestrado Profissional de Ensino na Saúde) - Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Niterói, 2014.
CAMPOS, K. F. C. Educação permanente em saúde e mudança de modelo assistencial: avanços e desafios no cotidiano da atenção primária a saúde. Universidade Federal de Minas Gerais. Tese (Doutorado). Minas Gerais, 2018.
FAIRCLOUGH, N. Discurso e Mudança social. 2. ed. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2016.
FAIRCLOUGH, N. El análisis crítico del discurso como método para la investigación en ciencias sociales. In: WODAK. R. & MEYER, M. (Org.). Métodos de análisis crítico del discurso. Barcelona: Editorial Gedisa, 2003. p. 179-204.
FAIRCLOUGH, N. Discurso e mudança social. Brasília: Editora da Universidade de Brasília, 2001.
_______. MELO, I. F. de. Análise crítica do discurso como método em pesquisa social científica. Linha d’Água, v. 25, n. 2, p. 307-329, 2012.
_______. Analysing discourse: textual analysis for social research. London: Routledge, 2003.
FERREIRA, L. et al. Educação Permanente em Saúde na atenção primária: uma revisão integrativa da literatura. Saúde debate.43 (20). Rio de Janeiro Jan./Mar. 2019 Epub May 06, 2019.
FIGUEIREDO, E.B.L de. Educação Permanente em Saúde: inventando desformações. 115f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) -Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense, Niterói.
FLORINDO, G.M.F. resenha crítica do livro: Análise de discurso crítica: um método de pesquisa qualitativa. Trab. Ling. Aplic., Campinas, 58.1, p. 469-477, jan./abr. 2019
MACHADO, A.C.C; et al. Análise de discurso nas pesquisas de enfermagem na saúde da criança e do adolescente. Rev enferm UERJ, Rio de Janeiro; 24(6): e25737,2016.
MELO, I.F. Análise Crítica do Discurso: modelo de análise linguística e intervenção social. In: Revista Estudos Linguísticos, São Paulo, v. 40, n.3, p. 1335-1346, 2011.
OLIVEIRA, L S de. Problematizando as práticas profissionais de uma Unidade de Saúde da Família: o encontro dos trabalhadores. Dissertação (Mestrado Profissional) -Universidade Federal de São Paulo, Campus Baixada Santista, 2017.
PEDRO, M.E. Análise do discurso crítica. Lisboa: Caminho, 1997.
QUEIROZ, E.D.; FREIRE, L. Análise Crítica do Discurso: um marco teórico-metodológico para pesquisas em educação em ciências. Ensino, Saúde e Ambiente – v 7 (1), Edição Especial, maio de 2014
RESENDE, V.M. Análise de discurso crítica e realismo crítico: implicações interdisciplinares, Campinas, SP: Pontes Editores, 2009.
RESENDE, V.M.; RAMALHO, V. Análise de Discurso Crítica. 2.ed. São Paulo: Contexto, 2011.
RESENDE, V. M.; RAMALHO, V. C. S., Análise de Discurso Crítica, do modelo tridimensional à articulação entre práticas: implicações teórico-metodológicas, Linguagem em (dis)curso, v. 5, n. 2, 2004.
RESENDE, V.; RAMALHO, V. Análise de discurso crítica. São Paulo: Contexto, 2006.
SANTOS, A. C. Linguagem e construção de sentido: o dialogismo como característica base da interação verbal. Odisseia, n. 15, 2015.
SAUAIA, A.da S. e S.; TAVARES, R.L. G. A construção de novos saberes no âmbito da Lei Maria da Penha: uma análise crítica do discurso jurídico na dialética de Norma Fairclough. Revista da Faculdade de Direito da UFRGS, Porto Alegre, n. 35, p. 116-136, dez. 2016.
SOUZA, A. E.; ALVES, C.R.C.T.; KEITEL, A.L.M. Análise de Discurso Crítica para Linguistas e não Linguistas. Lingüística Y Literatura. n.80, 2021, p.385-389, 2021.
VAN DIJK, T. A. Discurso e poder. São Paulo: Contexto, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Leonardo Gaist, Antonio Escandiel de Souza, Carla Rosane da Silva Tavares Alves, Fábio César Junges
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.