CONCEPÇÕES E CONTRIBUIÇÕES DA ANÁLISE DE DISCURSO CRÍTICA À EDUCAÇÃO EM SAÚDE
UMA DISCUSSÃO COM BASE NA TEORIA CRÍTICA DO DISCURSO
DOI:
https://doi.org/10.31512/vivencias.v20i41.1116Resumo
O estudo discorre sobre o papel do discurso na Educação em Saúde, tendo em vista as características que essa área apresenta, considerando o seu caráter multiprofissional, heterogêneo e dinâmico. Da mesma forma, o artigo apresenta os aspectos da Análise do Discurso Crítica (ADC) e a sua interlocução com as Ciências da Saúde, partindo das proposições do pesquisador Norman Fairclough. Assim, buscou-se refletir sobre a Análise de Discurso Crítica voltada aos modos de organização da sociedade em torno de objetivos emancipatórios, inserindo-se, desta forma, em um modelo interpretativo crítico da realidade. Trata-se de uma pesquisa de cunho bibliográfico que evidencia a contribuição da ADC às pesquisas em Saúde e, para tanto, recorre aos fundamentos de Fairclough (2016) e sua teoria social, que apresenta a linguagem como prática social. Neste sentido, observou-se que interpretar as formas simbólicas pode ser o caminho para se desvelar ideologias, identidades, discursos e relações permeadas socialmente. Dessa forma, evidencia-se a necessidade em propor um tratamento da linguagem diferenciado, considerando-a como processo e produto social.
Referências
BATISTA JUNIOR, J. R., SATO, D. T. B., MELO, I. F. Análise de Discurso Crítica para Linguistas e não Linguistas. São Paulo: Parábola, 224 pp, 2018.
BESSA, D; SATO, D. T.B. Categorias de análise. In: Análise de Discurso Crítica: para linguistas e não linguistas. São Paulo: Parábola, 2018.
BRUNO, B S. Educação permanente como dispositivo para enfrentamento dos desastres naturais: uma experiência na Região Serrana do Rio de Janeiro. 179f. Dissertação (Mestrado Profissional de Ensino na Saúde) - Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Niterói, 2014.
CAMPOS, K. F. C. Educação permanente em saúde e mudança de modelo assistencial: avanços e desafios no cotidiano da atenção primária a saúde. Universidade Federal de Minas Gerais. Tese (Doutorado). Minas Gerais, 2018.
FAIRCLOUGH, N. Discurso e Mudança social. 2. ed. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2016.
FAIRCLOUGH, N. El análisis crítico del discurso como método para la investigación en ciencias sociales. In: WODAK. R. & MEYER, M. (Org.). Métodos de análisis crítico del discurso. Barcelona: Editorial Gedisa, 2003. p. 179-204.
FAIRCLOUGH, N. Discurso e mudança social. Brasília: Editora da Universidade de Brasília, 2001.
_______. MELO, I. F. de. Análise crítica do discurso como método em pesquisa social científica. Linha d’Água, v. 25, n. 2, p. 307-329, 2012.
_______. Analysing discourse: textual analysis for social research. London: Routledge, 2003.
FERREIRA, L. et al. Educação Permanente em Saúde na atenção primária: uma revisão integrativa da literatura. Saúde debate.43 (20). Rio de Janeiro Jan./Mar. 2019 Epub May 06, 2019.
FIGUEIREDO, E.B.L de. Educação Permanente em Saúde: inventando desformações. 115f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) -Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense, Niterói.
FLORINDO, G.M.F. resenha crítica do livro: Análise de discurso crítica: um método de pesquisa qualitativa. Trab. Ling. Aplic., Campinas, 58.1, p. 469-477, jan./abr. 2019
MACHADO, A.C.C; et al. Análise de discurso nas pesquisas de enfermagem na saúde da criança e do adolescente. Rev enferm UERJ, Rio de Janeiro; 24(6): e25737,2016.
MELO, I.F. Análise Crítica do Discurso: modelo de análise linguística e intervenção social. In: Revista Estudos Linguísticos, São Paulo, v. 40, n.3, p. 1335-1346, 2011.
OLIVEIRA, L S de. Problematizando as práticas profissionais de uma Unidade de Saúde da Família: o encontro dos trabalhadores. Dissertação (Mestrado Profissional) -Universidade Federal de São Paulo, Campus Baixada Santista, 2017.
PEDRO, M.E. Análise do discurso crítica. Lisboa: Caminho, 1997.
QUEIROZ, E.D.; FREIRE, L. Análise Crítica do Discurso: um marco teórico-metodológico para pesquisas em educação em ciências. Ensino, Saúde e Ambiente – v 7 (1), Edição Especial, maio de 2014
RESENDE, V.M. Análise de discurso crítica e realismo crítico: implicações interdisciplinares, Campinas, SP: Pontes Editores, 2009.
RESENDE, V.M.; RAMALHO, V. Análise de Discurso Crítica. 2.ed. São Paulo: Contexto, 2011.
RESENDE, V. M.; RAMALHO, V. C. S., Análise de Discurso Crítica, do modelo tridimensional à articulação entre práticas: implicações teórico-metodológicas, Linguagem em (dis)curso, v. 5, n. 2, 2004.
RESENDE, V.; RAMALHO, V. Análise de discurso crítica. São Paulo: Contexto, 2006.
SANTOS, A. C. Linguagem e construção de sentido: o dialogismo como característica base da interação verbal. Odisseia, n. 15, 2015.
SAUAIA, A.da S. e S.; TAVARES, R.L. G. A construção de novos saberes no âmbito da Lei Maria da Penha: uma análise crítica do discurso jurídico na dialética de Norma Fairclough. Revista da Faculdade de Direito da UFRGS, Porto Alegre, n. 35, p. 116-136, dez. 2016.
SOUZA, A. E.; ALVES, C.R.C.T.; KEITEL, A.L.M. Análise de Discurso Crítica para Linguistas e não Linguistas. Lingüística Y Literatura. n.80, 2021, p.385-389, 2021.
VAN DIJK, T. A. Discurso e poder. São Paulo: Contexto, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2024 Leonardo Gaist, Antonio Escandiel de Souza, Carla Rosane da Silva Tavares Alves, Fábio César Junges
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.