CONCEPÇÕES E CONTRIBUIÇÕES DA ANÁLISE DE DISCURSO CRÍTICA À EDUCAÇÃO EM SAÚDE

UMA DISCUSSÃO COM BASE NA TEORIA CRÍTICA DO DISCURSO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/vivencias.v20i41.1116

Resumo

O estudo discorre sobre o papel do discurso na Educação em Saúde, tendo em vista as características que essa área apresenta, considerando o seu caráter multiprofissional, heterogêneo e dinâmico. Da mesma forma, o artigo apresenta os aspectos da Análise do Discurso Crítica (ADC) e a sua interlocução com as Ciências da Saúde, partindo das proposições do pesquisador Norman Fairclough. Assim, buscou-se refletir sobre a Análise de Discurso Crítica voltada aos modos de organização da sociedade em torno de objetivos emancipatórios, inserindo-se, desta forma, em um modelo interpretativo crítico da realidade. Trata-se de uma pesquisa de cunho bibliográfico que evidencia a contribuição da ADC às pesquisas em Saúde e, para tanto, recorre aos fundamentos de Fairclough (2016) e sua teoria social, que apresenta a linguagem como prática social. Neste sentido, observou-se que interpretar as formas simbólicas pode ser o caminho para se desvelar ideologias, identidades, discursos e relações permeadas socialmente. Dessa forma, evidencia-se a necessidade em propor um tratamento da linguagem diferenciado, considerando-a como processo e produto social.

Biografia do Autor

Leonardo Gaist, Universidade de Cruz Alta, Cruz Alta, RS, Brasil

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social da Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ). Mestre em Atenção Integral àSaúde (PPGAIS 2020), mestrado em associação entre a Universidade Regional do Noroeste do Estado do RS (UNIJUÍ) e Universidade de Cruz Alta-RS (UNICRUZ). Possuigraduação em Enfermagem pela Sociedade Educacional Três de Maio (SETREM 2015). Participante do NUPELS - Núcleo de pesquisa e extensão em linguagem e sociedade.Tem experiência em pesquisas na área da saúde, principalmente em temas como Análise de discurso e sua contribuição para a melhoria da saúde pública. Foi Assessor daSaúde no município de Giruá-RS durante o período de 2013 a 2016, e atualmente exerce a função de secretário de trabalho e cidadania da Prefeitura Municipal de Giruá-RS.Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em saúde pública.

Antonio Escandiel de Souza, Universidade de Cruz Alta, Cruz Alta, RS, Brasil

Possui Doutorado em Letras (Linguística Aplicada) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS; Mestrado em Letras (Estudos Linguísticos) pela Universidade Federal de Santa Maria, UFSM; Especialização em Linguística textual pela Universidade de Cruz Alta, UNICRUZ e graduação em Letras - Licenciatura Português/ Inglês, pela Universidade de Cruz Alta. Professor titular II na Universidade de Cruz Alta - UNICRUZ, tem experiência na área de Linguística (Linguística Aplicada), desenvolvendo pesquisas com ênfase na relação entre linguagem e sociedade e ensino e aprendizagem de línguas (materna e estrangeira). Atuou como coordenador do Programa de Pós-Graduação em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social - Mestrado e Doutorado, da UNICRUZ, de 2013 a 2017 e como coordenador adjunto do mesmo programa de 2018 a 2021. Atua como docente do referido Programa de Pós-Graduação, atuando na linha de pesquisa Linguagem, comunicação e sociedade e ministrando as disciplinas de Linguagem e Sociedade, Docência no ensino superior , Seminário de Pesquisa I, Seminário de Tese I e II e Discurso, cultura e contexto sócio-histórico, Exerce a função de Editor Gerente da Revista Di@logus, periódico do PPG em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social. Atua como avaliador ad hoc do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASIS) pelo INEP/MEC. Exerceu as funções de Diretor do Centro de Ciências Humanas e Comunicação da UNICRUZ e coordenador do Curso de Letras desta universidade, sendo também líder do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Linguagem e Sociedade (NUPELS), certificado pelo CNPq. Orientou, até o momento, mais de 90 trabalhos, incluindo Iniciação Científica (IC), Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) e pós-graduação (Especialização e Mestrado), além de uma supervisão de pós-doutoramento (PNPD). Tem experiência na Educação à Distância (EaD) e atuou como conselheiro do CONSUN - Conselho Universitário da UNICRUZ e da Câmara de Graduação e da Câmara Stricto Sensu. É coordenador Institucional do Programa de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio PIBIC-EM/CNPq da Unicruz. Bolsista CAPES de agosto de 2010 a dezembro de 2016, coordenando o subprojeto de letras do PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. Bolsista CAPES/PARFOR de março de 2013 a dezembro de 2016, ministrando as disciplinas de língua portuguesa V e Estágio supervisionado III, no Curso de Letras da UNICRUZ. Foi professor da rede pública de ensino do Estado do Rio Grande do Sul de 1995 a 2018, ministrando as disciplinas de português e inglês na educação básica (Ensino fundamental e médio).

Carla Rosane da Silva Tavares Alves, Universidade de Cruz Alta, Cruz Alta, RS, Brasil

Possui graduação em Letras-Português/Inglês e respectivas Literaturas pela Associação de Professores de Cruz Alta – APROCRUZ (1984), graduação em Direito pela Universidade de Cruz Alta – UNICRUZ (1998), mestrado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Su – PUCRS (2001) e doutorado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS (2007). Atualmente é professora adjunta da Universidade de Cruz Alta

Fábio César Junges, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Santo Ângelo, RS, Brasil e Universidade Regional do Noreste do Estado do Rio Grande do Sul, Ijuí, RS, Brasil

Possui pós-doutorado em Educação nas Ciências e em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social, doutorado e mestrado em Teologia, graduação em Teologia e Filosofia.

Referências

BATISTA JUNIOR, J. R., SATO, D. T. B., MELO, I. F. Análise de Discurso Crítica para Linguistas e não Linguistas. São Paulo: Parábola, 224 pp, 2018.

BESSA, D; SATO, D. T.B. Categorias de análise. In: Análise de Discurso Crítica: para linguistas e não linguistas. São Paulo: Parábola, 2018.

BRUNO, B S. Educação permanente como dispositivo para enfrentamento dos desastres naturais: uma experiência na Região Serrana do Rio de Janeiro. 179f. Dissertação (Mestrado Profissional de Ensino na Saúde) - Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Niterói, 2014.

CAMPOS, K. F. C. Educação permanente em saúde e mudança de modelo assistencial: avanços e desafios no cotidiano da atenção primária a saúde. Universidade Federal de Minas Gerais. Tese (Doutorado). Minas Gerais, 2018.

FAIRCLOUGH, N. Discurso e Mudança social. 2. ed. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2016.

FAIRCLOUGH, N. El análisis crítico del discurso como método para la investigación en ciencias sociales. In: WODAK. R. & MEYER, M. (Org.). Métodos de análisis crítico del discurso. Barcelona: Editorial Gedisa, 2003. p. 179-204.

FAIRCLOUGH, N. Discurso e mudança social. Brasília: Editora da Universidade de Brasília, 2001.

_______. MELO, I. F. de. Análise crítica do discurso como método em pesquisa social científica. Linha d’Água, v. 25, n. 2, p. 307-329, 2012.

_______. Analysing discourse: textual analysis for social research. London: Routledge, 2003.

FERREIRA, L. et al. Educação Permanente em Saúde na atenção primária: uma revisão integrativa da literatura. Saúde debate.43 (20). Rio de Janeiro Jan./Mar. 2019 Epub May 06, 2019.

FIGUEIREDO, E.B.L de. Educação Permanente em Saúde: inventando desformações. 115f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) -Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense, Niterói.

FLORINDO, G.M.F. resenha crítica do livro: Análise de discurso crítica: um método de pesquisa qualitativa. Trab. Ling. Aplic., Campinas, 58.1, p. 469-477, jan./abr. 2019

MACHADO, A.C.C; et al. Análise de discurso nas pesquisas de enfermagem na saúde da criança e do adolescente. Rev enferm UERJ, Rio de Janeiro; 24(6): e25737,2016.

MELO, I.F. Análise Crítica do Discurso: modelo de análise linguística e intervenção social. In: Revista Estudos Linguísticos, São Paulo, v. 40, n.3, p. 1335-1346, 2011.

OLIVEIRA, L S de. Problematizando as práticas profissionais de uma Unidade de Saúde da Família: o encontro dos trabalhadores. Dissertação (Mestrado Profissional) -Universidade Federal de São Paulo, Campus Baixada Santista, 2017.

PEDRO, M.E. Análise do discurso crítica. Lisboa: Caminho, 1997.

QUEIROZ, E.D.; FREIRE, L. Análise Crítica do Discurso: um marco teórico-metodológico para pesquisas em educação em ciências. Ensino, Saúde e Ambiente – v 7 (1), Edição Especial, maio de 2014

RESENDE, V.M. Análise de discurso crítica e realismo crítico: implicações interdisciplinares, Campinas, SP: Pontes Editores, 2009.

RESENDE, V.M.; RAMALHO, V. Análise de Discurso Crítica. 2.ed. São Paulo: Contexto, 2011.

RESENDE, V. M.; RAMALHO, V. C. S., Análise de Discurso Crítica, do modelo tridimensional à articulação entre práticas: implicações teórico-metodológicas, Linguagem em (dis)curso, v. 5, n. 2, 2004.

RESENDE, V.; RAMALHO, V. Análise de discurso crítica. São Paulo: Contexto, 2006.

SANTOS, A. C. Linguagem e construção de sentido: o dialogismo como característica base da interação verbal. Odisseia, n. 15, 2015.

SAUAIA, A.da S. e S.; TAVARES, R.L. G. A construção de novos saberes no âmbito da Lei Maria da Penha: uma análise crítica do discurso jurídico na dialética de Norma Fairclough. Revista da Faculdade de Direito da UFRGS, Porto Alegre, n. 35, p. 116-136, dez. 2016.

SOUZA, A. E.; ALVES, C.R.C.T.; KEITEL, A.L.M. Análise de Discurso Crítica para Linguistas e não Linguistas. Lingüística Y Literatura. n.80, 2021, p.385-389, 2021.

VAN DIJK, T. A. Discurso e poder. São Paulo: Contexto, 2010.

Publicado

2024-07-01

Como Citar

Gaist, L., Souza, A. E. de, Alves, C. R. da S. T. ., & Junges, F. C. (2024). CONCEPÇÕES E CONTRIBUIÇÕES DA ANÁLISE DE DISCURSO CRÍTICA À EDUCAÇÃO EM SAÚDE: UMA DISCUSSÃO COM BASE NA TEORIA CRÍTICA DO DISCURSO. Vivências, 20(41), 391–404. https://doi.org/10.31512/vivencias.v20i41.1116

Edição

Seção

ARTIGOS DE FLUXO CONTÍNUO