UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA COLABORATIVA NA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/vivencias.v17i32.120

Resumo

Este artigo objetiva analisar a participação e avaliação de docentes do Programa de Formação Continuada: Ensino de Ciências nos Anos Iniciais a partir da BNCC promovido pela Universidade Federal de Santa Maria, através do PPG Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde e a Secretaria Municipal de Educação de Santiago- RS através de uma ação de extensão que originou uma pesquisa com abordagem qualitativa, na forma de estudo de caso, considerando-se os princípios da análise de conteúdo. O referido Programa foi realizado no decorrer do segundo semestre do ano de 2017 e envolveu momentos de diagnóstico inicial, estudos conceituais, análises curriculares e oficinas didáticas, além de avaliação realizada a partir da análise de dados apresentados em um questionário e no diário de bordo da mobilizadora dos encontros. Dentre os resultados, destacam-se a participação ativa e comprometida dos docentes que atuaram de forma colaborativa, o reconhecimento das atividades de leitura e reflexão sobre a BNCC, a aprovação e construção de conhecimento teórico e prático relacionado às unidades temáticas da área das Ciências da Natureza, bem como a troca de experiências e a produção de materiais didáticos.

 

Biografia do Autor

Vanessa de Cassia Pistóia Mariani, Universidade Federal de Santa Maria

Graduada em Pedagogia pela UFSM, Mestre em Educação em Ciências pela UNIJUÍ, Doutoranda do PPG Educação em Ciências: Química da vida e saúde;

Docente EBTT IFFAR- RS

Lenira Maria Nunes Sepel, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Educação em Ciências- UFSM, Docente Adjunta do Departamento de Ecologia e Evolução da UFSM, Orientadora no PPG Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde- UFSM

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Publicado

2020-12-14

Como Citar

Mariani, V. de C. P., & Sepel, L. M. N. (2020). UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA COLABORATIVA NA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA. Vivências, 17(32), 85–99. https://doi.org/10.31512/vivencias.v17i32.120

Edição

Seção

ARTIGOS DE FLUXO CONTÍNUO