A ATUALIDADE DE MONTESSORI: EVIDÊNCIAS A PARTIR DA INVESTIGAÇÃO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/vivencias.v17i32.140

Resumo

O artigo procura sistematizar as evidências coletadas, por meio de investigação empírica, com o objetivo de analisar e compreender a atualidade do pensamento de Maria Montessori – o Método montessoriano – e sua influência na organização e condução das práticas pedagógicas na Educação Infantil.  A pesquisa foi realizada em uma escola, que atende a este nível de ensino, de uma cidade do Oeste do Estado de Santa Catarina, mediante observações in loco e entrevista com educadores e gestor. A análise dos dados segue a perspectiva teórica de Bardin (1977). Para abrigar os dados foram definidas três categorias: a experiência montessoriana na prática escolar; a aprendizagem com uso dos agrupamentos na educação infantil; e, o protagonismo dos docentes na escola montessoriana. A pesquisa permitiu entender a complexidade e as possibilidades que marcam esta metodologia que visa uma educação humanizada, a autonomia da criança, com foco voltado ao desenvolvimento do educando para que possa exercitar a liberdade de expressão, imergir em práticas que envolvam o corpo e a mente, dentro de seu próprio ritmo, espaço e tempo. Os resultados demonstram que os princípios da pedagogia de Montessori ainda nos servem de referência quando se trata de pensar ambientes que acolhem e educam crianças, especialmente na primeira infância, para que se possa implementar práticas e metodologias mais ativas. Por fim, é possível afirmar que o método é humanizador, pois as crianças inseridas nesse contexto aprendem para vida, desenvolvendo sua autonomia e independência no processo de ensino e aprendizagem.

Biografia do Autor

Arnaldo Nogaro, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), Erechim, RS, Brasil

Licenciado em Filosofia. Mestre em Filosofia. Doutor em Educação pela UFRGS.

Ritieli Andressa Anese, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), Frederico Westphalen, RS, Brasil

Licenciada em Pedagogia. Acadêmica do Mestrado em Educação da URI Frederico Westphalen/RS

Rosane de Fátima Ferrari, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), Frederico Westphalen, RS, Brasil.

Licencada em Pedagogia. Mestrado em Mestrado Em Psicopedagogia pela Universidade do Sul de Santa Catarina. Acadêmica do Doutorado em Educação da URI.

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Publicado

2020-12-14

Como Citar

Nogaro, A., Anese, R. A., & Ferrari, R. de F. (2020). A ATUALIDADE DE MONTESSORI: EVIDÊNCIAS A PARTIR DA INVESTIGAÇÃO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Vivências, 17(32), 113–128. https://doi.org/10.31512/vivencias.v17i32.140

Edição

Seção

ARTIGOS DE FLUXO CONTÍNUO