A ATUALIDADE DE MONTESSORI: EVIDÊNCIAS A PARTIR DA INVESTIGAÇÃO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.31512/vivencias.v17i32.140Abstract
O artigo procura sistematizar as evidências coletadas, por meio de investigação empírica, com o objetivo de analisar e compreender a atualidade do pensamento de Maria Montessori – o Método montessoriano – e sua influência na organização e condução das práticas pedagógicas na Educação Infantil. A pesquisa foi realizada em uma escola, que atende a este nível de ensino, de uma cidade do Oeste do Estado de Santa Catarina, mediante observações in loco e entrevista com educadores e gestor. A análise dos dados segue a perspectiva teórica de Bardin (1977). Para abrigar os dados foram definidas três categorias: a experiência montessoriana na prática escolar; a aprendizagem com uso dos agrupamentos na educação infantil; e, o protagonismo dos docentes na escola montessoriana. A pesquisa permitiu entender a complexidade e as possibilidades que marcam esta metodologia que visa uma educação humanizada, a autonomia da criança, com foco voltado ao desenvolvimento do educando para que possa exercitar a liberdade de expressão, imergir em práticas que envolvam o corpo e a mente, dentro de seu próprio ritmo, espaço e tempo. Os resultados demonstram que os princípios da pedagogia de Montessori ainda nos servem de referência quando se trata de pensar ambientes que acolhem e educam crianças, especialmente na primeira infância, para que se possa implementar práticas e metodologias mais ativas. Por fim, é possível afirmar que o método é humanizador, pois as crianças inseridas nesse contexto aprendem para vida, desenvolvendo sua autonomia e independência no processo de ensino e aprendizagem.
References
ALMEIDA, T. Maria Montessori: uma história no tempo e no espaço. Rio de Janeiro: Obrape, 2005.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. (L. de A. Rego & A. Pinheiro, Trads.). Lisboa: Edições 70, 1977.
BARBOSA, M. C. S.; HORN, M. da G. S. Projetos pedagógicos na Educação Infantil. Porto Alegre: Artmed, 2008.
BARROS, A. P. Maria Montessori. 2005. Disponível em: <http://www.avm.edu.br/ monopdf/39/ANA%20PAULA%20DOS%20SANTOS%20BARROS.pdf>. Acesso em: 20 abr. 2018.
CENTRO EDUCACIONAL GIRASSOL. Institucional. Disponível em: <http://cegirassol.com.br/>. Acesso em: 12 out. 2018.
CERVO, A. L.; BERVIAN, P. A.; SILVA, R da. Metodologia científica. 6.ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.
CORTELLA, M. S.Educação, escola e docência: novos tempos, novas atitudes. São Paulo: Cortez, 2014.
DEWEY, J. A arte como experiência. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GUILLOT, G. O resgate da autoridade em educação. Porto alegre: Artmed, 2008.
HORN, M. da G. de S. Sabores, cores, sons, aromas. A organização dos espaços na Educação Infantil. Porto Alegre: Artmed, 2004.
MACHADO, I. de L. Educação Montessori: de um homem novo para um mundo novo. São Paulo: Pioneira, 1980.
ILARSKI, L. M. O método Montessori: uma adaptação do Colégio Nossa Senhora de Sion. 2007. 41 f. Monografia (Especialização) – Faculdade de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2007.
MONTESSORI Jr., Mário M. Educação para o desenvolvimento humano. Para entender Montessori. Tradução de Leonora Figueiredo Corsino. Rio de Janeiro: Obrape, 1992.
MONTESSORI, M. Pedagogia científica: a descoberta da criança. São Paulo: Flamboyant, 1965.
______. A descoberta da criança: pedagogia científica. Tradução de Aury Maria Azélio Brunetti. Campinas, SP: Kirion, 2017.
MORAN, J. Manuel; MASSETO, M. T.; BEHRENS, M. A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas, SP: Papirus, 2000.
OMB. Organização Montessori do Brasil. 2017. Disponível em: <http://omb.org.br/>. Acesso em: 13 maio 2018.
POLLARD, M. Maria Montessori. São Paulo: Globo, 1990, 64 p. (Coleção Personagens que mudaram o mundo: Os Grandes Humanistas).
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2020 Vivências
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.