PROCESSOS INVESTIGATIVOS FORMATIVOS E DE ENSINO EM CIÊNCIAS PRESENTES EM PESQUISAS BRASILEIRAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/vivencias.v22i44.1572

Resumo

Ensinar Ciências demanda conhecimento de conteúdo e de diferentes metodologias de ensino a fim de que o conhecimento científico seja trabalhado de forma clara e objetiva. Neste trabalho, buscamos analisar as teses e dissertações encontradas na base de dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações do Instituto Brasileiro de Informação e Tecnologia referente aos processos formativos que integram a formação inicial e continuada dos professores de Ciências pautado em um ensino investigativo. O estudo se caracterizou como uma pesquisa do estado do conhecimento, que analisou 21 trabalhos selecionados a partir das categorias de análise estabelecidas a priori, como: ordem cronológica de publicação, instituição de ensino, temática, nível de ensino e, a posteriori, as concepções de ensino presentes nestes trabalhos. Verificamos que as concepções de ensino se voltam a racionalidade prática, principalmente e, a concepção crítica. Os níveis de ensino que mais se apresentaram foram a formação continuada e a educação básica. O ensino e a formação em Ciências fundamentada em processos investigativos pode possibilitar a (re)formulação das metodologias educacionais num constante aprimoramento pedagógico e construir para uma prática profissional docente fundamentada nos pressupostos teóricos em espiral pode contribuir efetivamente para a melhoria e qualidade do ensino de Ciências o qual vai sendo (re)desenhado pelo ensino investigativo e reflexivo.

Biografia do Autor

Jiulia Carla Marin, Universidade Federal da Fronteira Sul, Cerro Largo, RS, Brasil

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, campus Cerro Largo (2016); Especialização em Ensino de Ciências da Natureza pelo Instituto Federal Farroupilha - IFFAR, campus Santa Rosa/RS (2021); Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC) pela Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, campus Cerro Largo/RS. Formada no Curso Normal com ênfase na Educação Especial, pelo Instituto Estadual de Educação Visconde de Cairu, Santa Rosa/RS (2012). Professora de Biologia, Didática da Ciências da Natureza e supervisora de estágio do Curso Normal no Instituto Estadual de Educação Visconde de Cairu da rede Estadual do Rio Grande do Sul. 

Roque Ismael da Costa Güllich, Universidade Federal da Fronteira Sul, Cerro Largo, RS, Brasil

Possui Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI, Aperfeiçoamento em Biologia Geral: CAPES -UNIJUÍ, Especialização em Educação e Interpretação Ambiental UFLA, Mestrado e Doutorado em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ. Atualmente é professor da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, Campus de Cerro Largo-RS, na área de Prática de Ensino e Estágio Supervisionado de Ciências Biológicas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase na Formação de Professores de Ciências e Biologia, atuando na pesquisa, na extensão e na docência, principalmente nos seguintes temas: Ensino de Ciências e Biologia, Livro Didático, Formação de Professores, Investigação-Formação-Ação em Ciências, Narrativas e Pensamento Crítico. Coordenou o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência - PIBID/CAPES, Subprojeto Ciências até 2014 e o Subprojeto Ciências Biológicas até 2016. Atualmente é tutor do PETCiências- Programa de Educação Tutorial sendo bolsista SESu-MEC/FNDE, Pesquisador líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Ciências e Matemática - GEPECIEM e Editor Sênior da Revista Insignare Scientia - RIS. Professor e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências - PPGEC - UFFS.

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Publicado

2025-12-14

Como Citar

Marin, J. C., & Güllich, R. I. da C. (2025). PROCESSOS INVESTIGATIVOS FORMATIVOS E DE ENSINO EM CIÊNCIAS PRESENTES EM PESQUISAS BRASILEIRAS. Vivências, 22(44), 281–297. https://doi.org/10.31512/vivencias.v22i44.1572

Edição

Seção

ARTIGOS DE FLUXO CONTÍNUO