PROCESSOS INVESTIGATIVOS FORMATIVOS E DE ENSINO EM CIÊNCIAS PRESENTES EM PESQUISAS BRASILEIRAS
DOI:
https://doi.org/10.31512/vivencias.v22i44.1572Resumo
Ensinar Ciências demanda conhecimento de conteúdo e de diferentes metodologias de ensino a fim de que o conhecimento científico seja trabalhado de forma clara e objetiva. Neste trabalho, buscamos analisar as teses e dissertações encontradas na base de dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações do Instituto Brasileiro de Informação e Tecnologia referente aos processos formativos que integram a formação inicial e continuada dos professores de Ciências pautado em um ensino investigativo. O estudo se caracterizou como uma pesquisa do estado do conhecimento, que analisou 21 trabalhos selecionados a partir das categorias de análise estabelecidas a priori, como: ordem cronológica de publicação, instituição de ensino, temática, nível de ensino e, a posteriori, as concepções de ensino presentes nestes trabalhos. Verificamos que as concepções de ensino se voltam a racionalidade prática, principalmente e, a concepção crítica. Os níveis de ensino que mais se apresentaram foram a formação continuada e a educação básica. O ensino e a formação em Ciências fundamentada em processos investigativos pode possibilitar a (re)formulação das metodologias educacionais num constante aprimoramento pedagógico e construir para uma prática profissional docente fundamentada nos pressupostos teóricos em espiral pode contribuir efetivamente para a melhoria e qualidade do ensino de Ciências o qual vai sendo (re)desenhado pelo ensino investigativo e reflexivo.
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