RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
VIVÊNCIAS, CONTRIBUIÇÕES AO ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO BÁSICA E NA FORMAÇÃO DOCENTE EM BIOLOGIA NO MUNICÍPIO CODÓ, MA, BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.31512/vivencias.v18i35.457Resumo
O presente trabalho descreve as atividades que foram realizadas pelo Programa Residência Pedagógica em Biologia da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) durante a Etapa de Imersão (Fases de Observação, Intervenção e Regência) dos residentes na escola-campo Centro de Ensino Luzenir Matta Roma, no município Codó, no estado do Maranhão, Brasil. Ademais, discute a importância destas atividades para o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes da educação básica e para a formação docente em Biologia. As atividades realizadas descritas e discutidas foram: jogo da memória, dinâmica do verdadeiro ou falso, jogo de tabuleiro com dado, portfólio artístico de Biologia, produção de gavetas entomológicas, exibição de filmes, observação da morfologia das plantas, jogo do reino Plantae, caixa de perguntas anônimas de Biologia e debate sobre a Inclusão Escolar. Por meio destas atividades, houve melhora significativa no desempenho do ensino e aprendizagem dos estudantes da escola Matta Roma. As atividades proporcionaram aumento na participação, envolvimento e motivação dos estudantes da escola-campo, assim como, possibilitou a investigação acadêmica no ensino de Biologia e a vivência dos residentes no cotidiano da educação básica. Estas experiências de cunho pedagógico permitiram aos residentes aprenderem sobre a profissão docente segundo a perspectiva da observação, imitação, reprodução, reelaboração dos modelos existentes e a incorporação de novos métodos de ensino.
Referências
BENITES, L. B.; DINARDI, A. J.; FEIFFER, A. H. S; SOUZA, D. V. Licenciatura em Ciências da Natureza: desenvolvimento e análise de uma proposta de ensino de botânica para a educação básica. Revista Vivências, v. 17, n. 32, p. 165-184, 2021.
BEYER, H. O. Inclusão e avaliação na escola: de alunos com necessidades educacionais especiais. 4. ed. Porto Alegre: Mediação, 2013.
BIANCON, M. L.; MENDES, C. B.; MAIA, J. S. S. Estágio de observação supervisionado em Ciências e Biologia: contribuições da pedagogia histórico-crítica. Debates em Educação, v. 12, n. 26, p. 440-458, 2020.
BOAS, B. M. F. V. Avaliação formativa e formação de professores: ainda um desafio. Linhas Críticas, v. 12, n. 22, p. 75-90, 2006. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/ linhascriticas/article/view/3283/2966. Acesso em: 20 nov. 2020.
BOAS, B. M. F. V. Portfólio, avaliação e trabalho pedagógico. São Paulo: Papirus Editora, 2013.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base nacional comum curricular. Brasília, DF, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/ BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 19 nov. 2020.
CÂMARA, J. T.; PEREIRA, S.; SILVA, K. M. O.; SOUSA, A. A. T.; OLIVEIRA, L. F. Exposição entomológica itinerante: Estratégia de divulgação científica e motivação para estudantes da educação básica. Vivências, v. 13, n.24, p.196-204, 2017.
CAPES. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/educacao-basica/programa-residencia-pedagogica. Acesso em: 10 fev. 2021.
COSTA, C. D. M.; SILVA, J. C. A. O PIBID em terras de preto: a iniciação docente em meio às experiências de 2019 educação no campo e de educação ambiental em Codó – MA. 1. ed. Curitiba: Appris, 2019.
DAMIANI, M. F.; ROCHEFORT, R. S.; CASTRO, R. F.; DARIZ, M. R.; PINHEIRO, S. S. Discutindo pesquisas do tipo intervenção pedagógica. Cadernos de Educação, v. 10, n. 45, p. 57-67, 2013.
DUARTE, R. Cinema & Educação. 3. ed. São Paulo: Autêntica Editora, 2017.
FARIA, J. B.; DINIZ-PEREIRA, J, E. Residência pedagógica: afinal, o que é isso? Revista Educação Pública, v. 28, n. 68, p. 333-356, 2019.
FERREIRA, A. A. S. N.; SANTOS, C. B. A Ludicidade no Ensino da Biologia. Revista Multidisciplinar e de Psicologia, v. 13, n. 45, p. 847-861, 2019.
FONTOURA, H. A. Formação de professores para a justiça social: uma reflexão sobre a docência na residência pedagógica. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 12, n. 1, p. 120-133, 2017.
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Disponível em: https://www.ibge.gov.br/. Acesso em: 20 out. 2020.
Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Disponível em: http://ideb.inep.gov.br/. Acesso em: 20 out. 2020.
LIBÂNEO, J. C.; ALVES, N. Temas de pedagogia: diálogos entre didática e currículo. São Paulo: Cortez, 2012.
MICROCOSMOS: Le peuple de l'herbe. Direção: Claude Nuridsany & Marie Pérennou. Produção: Jacques Perrin e Kristin Scott Thomas. França: France 2, Canal, Pathé, Miramax, Bac Films e Alliance Atlantis, 1996. Download Internet.
MORAIS, J. K. C.; HENRIQUE, A. L. S. Saberes para a docência em Biologia na Educação Profissional. Research, Society and Development, v.9, n. 8, p. 01-20, 2020.
MORAIS, J. K. C.; HENRIQUE, A. L. S. Formação de professores de Biologia para o ensino médio integrado. In: Colóquio Nacional e Colóquio Internacional: A produção do Conhecimento em Educação Profissional, 4., 1., Natal-RN. Anais, Natal, 2017. Disponível em: https://ead.ifrn.edu.br/coloquio/trabalhos-por-eixo-tematico/. Acesso em: 12 fev. 2020.
MOREIRA, L. S.; MOURA, A. C. O. S. Escrever como ação formativa: registros do estágio de observação na licenciatura em educação do campo. Revista Educação, v. 13, n. 2, p. 67-76, 2018.
NICOLA, J. A.; PANIZ, C. M. A importância da utilização de diferentes recursos didáticos no ensino de biologia. Revista Informação, Inovação e Formação, São Paulo, v. 2, n. 1, p.355-381, 2016.
NOGUEIRA, L. C.; SOUSA, N. P. R.; FERREIRA, G.; VIANA, R. H. O. As estratégias metodológicas utilizadas pelo programa Residência Pedagógica na formação inicial de professores. Revista Desafios, v. 7, n. 2, p. 59-62, 2020.
OLIVEIRA, N. B.; PEREIRA, A. G.; PINHEIRO, A. A contribuição do Programa de Residência Pedagógica para o aperfeiçoamento profissional e a formação docente. Revista do Pemo, v. 2, n. 2, p. 1-12, 2020.
PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e docência. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2012.
PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e docência: diferentes concepções. Revista Poiésis, v. 3, n. 4, p. 5-24, 2006.
PINHEIRO, S. N. S.; DAMIANI, M. F.; JUNIOR, B. S. S.; O Jogo com Regras Explícitas Influencia o Desenvolvimento das Funções Psicológicas Superiores? Psicologia Escolar e Educacional, v. 20, n. 2, p. 255-263, 2016.
RAFAEL, J. A. Chave para as ordens – Adultos. In: RAFAEL, J. A.; MELO, G. A. R.; CARVALHO, C. J. B.; CASARI, S. A.; CONSTANTINO, R. Insetos do Brasil: Diversidade e Taxonomia. Ribeirão Preto: Holos, 2012. p. 191-196.
SALES, F.; CARNEIRO, J.; OLIVEIRA, M. A eficácia dos flashcards para o estudo autodirigido na monitoria de histologia. Iniciação & Formação Docente, v. 6, n. 1, 2019.
SANTOS, J. N. S. Ciência, Cinema e Educação: Reflexões Sobre o Filme na Escola. São Paulo: Paco Editorial, 2019.
SANTOS, D. C. J.; SOUTO, L. S. Coleção entomológica como ferramenta facilitadora para a aprendizagem de Ciências no ensino fundamental. Scientia Plena, v. 7, n. 5, p. 1-8, 2011.
SCHÖN, D. The reflective turn: case studies in and on educational practice. New York: Teachers Press, Columbia University, 1991.
SILVA, E. O.; SOUSA, F. W. S.; GUARÇONI, E. A. E.; FERREIRA, A. W. C.; MASSENSINI JUNIOR, A.; MAGALHÃES, T. A. Implantação do Herbário do Curso de Ciências Naturais de Codó Prof. Deusiano Bandeira de Almeida (HENAC) - relato de caso. Enciclopédia Biosfera, v. 16, p. 1881-1889, 2019.
SILVA, K. A. C. P.; CRUZ, S. P. A Residência Pedagógica na formação de professores: história, hegemonia e resistências. Momento - diálogos em educação, v. 27, n. 2, p. 227-247, 2018.
VYGOTSKI, L. S. Pensamento e Linguagem. 4. ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.