RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

VIVÊNCIAS, CONTRIBUIÇÕES AO ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO BÁSICA E NA FORMAÇÃO DOCENTE EM BIOLOGIA NO MUNICÍPIO CODÓ, MA, BRASIL

Autores

  • Vanessa Luz Aragão Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Campus de Codó, Curso de Ciências Naturais/Biologia, Codó, MA, Brasil. https://orcid.org/0000-0003-2904-1191
  • Paulo Rodrigo Cruz dos Santos Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Campus de Codó, Curso de Ciências Naturais/Biologia, Codó, MA, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-0672-1605
  • José Orlando de Almeida Silva Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Campus de Codó, Curso de Ciências Naturais/Biologia, Codó, MA, Brasil. / Universidade Federal do Pará (UFPA), Instituto de Ciências Biológicas (ICB), Departamento de Zoologia, Programa de Pós-Graduação em Zoologia (PPGZOOL), Belém, PA, Brasil. / Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), Departamento de Zoologia, Laboratório de Entomologia, Programa de Pós-Graduação em Zoologia (PPGZOOL), Belém, PA, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-1993-9953

DOI:

https://doi.org/10.31512/vivencias.v18i35.457

Resumo

O presente trabalho descreve as atividades que foram realizadas pelo Programa Residência Pedagógica em Biologia da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) durante a Etapa de Imersão (Fases de Observação, Intervenção e Regência) dos residentes na escola-campo Centro de Ensino Luzenir Matta Roma, no município Codó, no estado do Maranhão, Brasil. Ademais, discute a importância destas atividades para o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes da educação básica e para a formação docente em Biologia. As atividades realizadas descritas e discutidas foram: jogo da memória, dinâmica do verdadeiro ou falso, jogo de tabuleiro com dado, portfólio artístico de Biologia, produção de gavetas entomológicas, exibição de filmes, observação da morfologia das plantas, jogo do reino Plantae, caixa de perguntas anônimas de Biologia e debate sobre a Inclusão Escolar. Por meio destas atividades, houve melhora significativa no desempenho do ensino e aprendizagem dos estudantes da escola Matta Roma. As atividades proporcionaram aumento na participação, envolvimento e motivação dos estudantes da escola-campo, assim como, possibilitou a investigação acadêmica no ensino de Biologia e a vivência dos residentes no cotidiano da educação básica. Estas experiências de cunho pedagógico permitiram aos residentes aprenderem sobre a profissão docente segundo a perspectiva da observação, imitação, reprodução, reelaboração dos modelos existentes e a incorporação de novos métodos de ensino.

Biografia do Autor

Vanessa Luz Aragão, Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Campus de Codó, Curso de Ciências Naturais/Biologia, Codó, MA, Brasil.

Graduanda do Curso de Licenciatura em Ciências Naturais/Biologia, do Campus de Codó, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Foi bolsista residente no Programa Residência Pedagógica/Biologia/Capes/UFMA

Paulo Rodrigo Cruz dos Santos, Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Campus de Codó, Curso de Ciências Naturais/Biologia, Codó, MA, Brasil.

Graduando do Curso de Licenciatura em Ciências Naturais/Biologia, do Campus de Codó, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Foi bolsista residente no Programa Residência Pedagógica/Biologia/Capes/UFMA.

José Orlando de Almeida Silva, Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Campus de Codó, Curso de Ciências Naturais/Biologia, Codó, MA, Brasil. / Universidade Federal do Pará (UFPA), Instituto de Ciências Biológicas (ICB), Departamento de Zoologia, Programa de Pós-Graduação em Zoologia (PPGZOOL), Belém, PA, Brasil. / Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), Departamento de Zoologia, Laboratório de Entomologia, Programa de Pós-Graduação em Zoologia (PPGZOOL), Belém, PA, Brasil.

Doutorando em Zoologia pela Universidade Federal do Pará (UFPA) / Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG). Professor Adjunto C-2 do Curso de Ciências Naturais/Biologia, do Campus de Codó, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Foi Orientador de Área no Programa Residência Pedagógica/Biologia/Capes/UFMA.

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Publicado

2022-01-01

Como Citar

Luz Aragão, V., Rodrigo Cruz dos Santos, P. ., & de Almeida Silva, J. O. (2022). RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: VIVÊNCIAS, CONTRIBUIÇÕES AO ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO BÁSICA E NA FORMAÇÃO DOCENTE EM BIOLOGIA NO MUNICÍPIO CODÓ, MA, BRASIL. Vivências, 18(35), 161–181. https://doi.org/10.31512/vivencias.v18i35.457

Edição

Seção

ARTIGOS DE FLUXO CONTÍNUO