RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
VIVÊNCIAS, CONTRIBUIÇÕES AO ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO BÁSICA E NA FORMAÇÃO DOCENTE EM BIOLOGIA NO MUNICÍPIO CODÓ, MA, BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.31512/vivencias.v18i35.457Resumo
O presente trabalho descreve as atividades que foram realizadas pelo Programa Residência Pedagógica em Biologia da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) durante a Etapa de Imersão (Fases de Observação, Intervenção e Regência) dos residentes na escola-campo Centro de Ensino Luzenir Matta Roma, no município Codó, no estado do Maranhão, Brasil. Ademais, discute a importância destas atividades para o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes da educação básica e para a formação docente em Biologia. As atividades realizadas descritas e discutidas foram: jogo da memória, dinâmica do verdadeiro ou falso, jogo de tabuleiro com dado, portfólio artístico de Biologia, produção de gavetas entomológicas, exibição de filmes, observação da morfologia das plantas, jogo do reino Plantae, caixa de perguntas anônimas de Biologia e debate sobre a Inclusão Escolar. Por meio destas atividades, houve melhora significativa no desempenho do ensino e aprendizagem dos estudantes da escola Matta Roma. As atividades proporcionaram aumento na participação, envolvimento e motivação dos estudantes da escola-campo, assim como, possibilitou a investigação acadêmica no ensino de Biologia e a vivência dos residentes no cotidiano da educação básica. Estas experiências de cunho pedagógico permitiram aos residentes aprenderem sobre a profissão docente segundo a perspectiva da observação, imitação, reprodução, reelaboração dos modelos existentes e a incorporação de novos métodos de ensino.
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