MULHERES EM MOVIMENTO: A DANÇA COMO ATIVIDADE FÍSICA
DOI:
https://doi.org/10.31512/vivencias.v22i44.1640Resumo
Este artigo é resultado do projeto de extensão de aulas de dança direcionadas para o público feminino adulto, aberto à comunidade e oferecido na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) em Foz do Iguaçu. O objetivo do projeto era oferecer uma atividade física em aulas que trabalhassem exercícios corporais com movimentos e expressões coreográficas, entre ballet clássico, dança contemporânea e outras. O projeto realizou as aulas visando a saúde corporal e mental feminina, em práticas que agissem no bem estar, divertimento e alívio das tensões cotidianas. Por se tratar de um recorte de gênero, o projeto foi pensado em uma perspectiva interseccional, pois o público era de mulheres adultas (entre 17 a 50 anos) de diferentes origens da América Latina, em etapas de estudos ou vida profissional distintas, e diferentes níveis de experiências com dança. A atividade teve caráter interdisciplinar, pensada desde a filosofia, psicologia, educação, artes e saúde feminina. A investigação de componentes históricos da dança, que abarca o ballet clássico, dança moderna e contemporânea, foi realizada em interconexões nas aulas, funcionando como princípio metodológico da criação didática dos encontros e prática prazerosa para as finalidades objetivadas. A necessidade da atividade física na vida adulta feminina é uma prerrogativa incontestável para saúde física e mental, neste sentido, os benefícios e a evolução corporal das praticantes, em dois anos de atividade, foram percebidos como resultados satisfatórios e excelentes virtudes do projeto.
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