MULHERES EM MOVIMENTO: A DANÇA COMO ATIVIDADE FÍSICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/vivencias.v22i44.1640

Resumo

Este artigo é resultado do projeto de extensão de aulas de dança direcionadas para o público feminino adulto, aberto à comunidade e oferecido na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) em Foz do Iguaçu. O objetivo do projeto era oferecer uma atividade física em aulas que trabalhassem exercícios corporais com movimentos e expressões coreográficas, entre ballet clássico, dança contemporânea e outras. O projeto realizou as aulas visando a saúde corporal e mental feminina, em práticas que agissem no bem estar, divertimento e alívio das tensões cotidianas. Por se tratar de um recorte de gênero, o projeto foi pensado em uma perspectiva interseccional, pois o público era de mulheres adultas (entre 17 a 50 anos) de diferentes origens da América Latina, em etapas de estudos ou vida profissional distintas, e diferentes níveis de experiências com dança. A atividade teve caráter interdisciplinar, pensada desde a filosofia, psicologia, educação, artes e saúde feminina. A investigação de componentes históricos da dança, que abarca o ballet clássico, dança moderna e contemporânea, foi realizada em interconexões nas aulas, funcionando como princípio metodológico da criação didática dos encontros e prática prazerosa para as finalidades objetivadas. A necessidade da atividade física na vida adulta feminina é uma prerrogativa incontestável para saúde física e mental, neste sentido, os benefícios e a evolução corporal das praticantes, em dois anos de atividade, foram percebidos como resultados satisfatórios e excelentes virtudes do projeto.

 

Biografias Autor

Ana Carolina Acom, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu, PR, Brasil

Doutora em Sociedade, Cultura e Fronteiras pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Graduada em Filosofia (UFRGS). Docente nas disciplinas de Filosofia da UNIOESTE, Campus Foz do Iguaçu, e também docente e pós-doutoranda no Programa Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (PPGIELA/UNILA).

 

Andrea Sol Pujato, Universidad Kennedy, Buenos Aires, Argentina

Mestranda em Psicoanálisis na Universidad Kennedy em Buenos Aires, Argentina. Pesquisa a "construção da imagem do corpo".  Graduada em Artes da Dança e Psicologia. Atua na psicologia clínica, com ênfase em Psicanalise. Possui experiencia na área clinica, saúde e educação. 

Napoleão Schoeller de Azevedo Júnior, Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Foz do Iguaçu, PR, Brasil

Doutor, mestre em graduado  em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente é professor na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)  - Foz do Iguaçu.

Referências

ACOM, Ana Carolina; AZEVEDO, Paula Tatiane de; COLLING, Ana Maria. Pedagogia da Interseccionalidade: relevância no ensino e pesquisa, 2023. (No prelo).

BERGER, John. Modos de Ver. Rio de Janeiro: Rocco, 1999.

BIRRINGER, Johannes. Dança e Interatividade. Dança: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Dança, v.7, n.1, 2022.

CAMPOS, Haroldo de. Metalinguagem & Outras Metas. São Paulo: Perspectiva, 2006.

CRENSHAW, K. Documento para o Encontro de Especialistas em Aspectos da Discriminação Racial Relativos ao Gênero. Estudos Feministas. N. 10, 171-188, 2002.

COLLING, Ana Maria; AZEVEDO, Paula Tatiane de. Meu Corpo, Minha Vida: cidadania, direitos humanos e mulheres. In: Revista Ciências Humanas. Universidade Regional Integrada – URI. Frederico Westphalen, jan./abr. 2019.

COLLING, Ana Maria; TEDESCHI, Losandro Antonio. A história e as mulheres: novas encruzilhadas, outros sujeitos. In: AZEVEDO, Paula; COLLING, Ana Maria (Orgs.). Diálogos Interseccionais. Porto Alegre: CirKula, 2022.

DELEUZE, Gilles. Conversações. Rio de Janeiro: Editora 34, 2008.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. Vol. 3. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1997.

FREIRE, Ida Mara. Dança e cegueira: a criação no lugar da falta. Dança: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Dança, v.3, n.4, 2014.

GARAUDY, Roger. Dançar a vida. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1980.

GIL, José. Movimento total: O corpo e a dança. São Paulo: Iluminuras, 2001.

JUVENAL. Sátiras. Madri: Consejo superior de investigaciones científicas, 1996.

KAPROW, Allan. Como fazer um happening, 2010. In: BERNARDES, Maria Helena; SEVERO, André. Jornal da Exposição Horizonte Expandido, 2010.

LIMA, Fernanda Beatriz et al. Os efeitos do ballet clássico para a terceira idade. In: Brazilian Journal of Health Review, Curitiba, v. 4, n. 4, jul./aug. 2021.

MACHADO, Roseli Belmonte. Inclusões, deficiências e o cenário educacional na contemporaneidade. In: Revista Ciências Humanas. Universidade Regional Integrada – URI. Frederico Westphalen, v. 23, n. 3, set./dez. 2022.

MARQUES, Isabel. A Linguagem da dança: arte e ensino. São Paulo: Digitexto, 2010.

MARQUES, Isabel. Linguagem da dança: arte e ensino. In: BRASIL, Ministério da Educação. Dança na escola: arte e ensino. Coleção Salto para o Futuro, TV Escola, Rio de Janeiro, Ano XXII, Boletim 2, abr. 2012.

ONU, Nações Unidas, Brasil. Sobre o nosso trabalho para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Brasil. < https://brasil.un.org/pt-br/sdgs > (Acesso em janeiro/2025).

PINTO, Aline da Silva. (In)permanências do envelhecimento: performatividades possíveis de mulheres cantoras. Tese de Doutorado. Programa de Pós-graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social. Universidade Feevale. Novo Hamburgo, 2021.

SIQUEIRA, Denise da Costa Oliveira. Corpo, Comunicação e Cultura: a Dança Contemporânea em Cena. Campinas: Autores Associados, 2006.

SIQUEIRA, Denise da Costa Oliveira; SIQUEIRA, Euler David de. O corpo que dança: percepção, consciência e comunicação. Revista Logos 20: Corpo, arte e comunicação, 2004.

SOARES, Rebeca Lima. A memória e poética da roupa em narrativas artísticas contemporâneas. Dissertação de Mestrado. Programa Interdepartamental de Pós-Graduação Interdisciplinar em Artes, Urbanidades e Sustentabilidade. Universidade Federal de São João del-Rei. São João del-Rei, 2023.

VIANNA, Klauss. A dança. São Paulo: Summus, 2005.

Publicado

2025-12-14

Como Citar

Acom, A. C., Pujato, A. S., & Azevedo Júnior, N. S. de . (2025). MULHERES EM MOVIMENTO: A DANÇA COMO ATIVIDADE FÍSICA . Vivências, 22(44), 403–418. https://doi.org/10.31512/vivencias.v22i44.1640

Edição

Secção

ARTIGOS DE FLUXO CONTÍNUO