MULHERES EM MOVIMENTO: A DANÇA COMO ATIVIDADE FÍSICA
DOI:
https://doi.org/10.31512/vivencias.v22i44.1640Abstract
Este artigo é resultado do projeto de extensão de aulas de dança direcionadas para o público feminino adulto, aberto à comunidade e oferecido na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) em Foz do Iguaçu. O objetivo do projeto era oferecer uma atividade física em aulas que trabalhassem exercícios corporais com movimentos e expressões coreográficas, entre ballet clássico, dança contemporânea e outras. O projeto realizou as aulas visando a saúde corporal e mental feminina, em práticas que agissem no bem estar, divertimento e alívio das tensões cotidianas. Por se tratar de um recorte de gênero, o projeto foi pensado em uma perspectiva interseccional, pois o público era de mulheres adultas (entre 17 a 50 anos) de diferentes origens da América Latina, em etapas de estudos ou vida profissional distintas, e diferentes níveis de experiências com dança. A atividade teve caráter interdisciplinar, pensada desde a filosofia, psicologia, educação, artes e saúde feminina. A investigação de componentes históricos da dança, que abarca o ballet clássico, dança moderna e contemporânea, foi realizada em interconexões nas aulas, funcionando como princípio metodológico da criação didática dos encontros e prática prazerosa para as finalidades objetivadas. A necessidade da atividade física na vida adulta feminina é uma prerrogativa incontestável para saúde física e mental, neste sentido, os benefícios e a evolução corporal das praticantes, em dois anos de atividade, foram percebidos como resultados satisfatórios e excelentes virtudes do projeto.
Riferimenti bibliografici
ACOM, Ana Carolina; AZEVEDO, Paula Tatiane de; COLLING, Ana Maria. Pedagogia da Interseccionalidade: relevância no ensino e pesquisa, 2023. (No prelo).
BERGER, John. Modos de Ver. Rio de Janeiro: Rocco, 1999.
BIRRINGER, Johannes. Dança e Interatividade. Dança: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Dança, v.7, n.1, 2022.
CAMPOS, Haroldo de. Metalinguagem & Outras Metas. São Paulo: Perspectiva, 2006.
CRENSHAW, K. Documento para o Encontro de Especialistas em Aspectos da Discriminação Racial Relativos ao Gênero. Estudos Feministas. N. 10, 171-188, 2002.
COLLING, Ana Maria; AZEVEDO, Paula Tatiane de. Meu Corpo, Minha Vida: cidadania, direitos humanos e mulheres. In: Revista Ciências Humanas. Universidade Regional Integrada – URI. Frederico Westphalen, jan./abr. 2019.
COLLING, Ana Maria; TEDESCHI, Losandro Antonio. A história e as mulheres: novas encruzilhadas, outros sujeitos. In: AZEVEDO, Paula; COLLING, Ana Maria (Orgs.). Diálogos Interseccionais. Porto Alegre: CirKula, 2022.
DELEUZE, Gilles. Conversações. Rio de Janeiro: Editora 34, 2008.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. Vol. 3. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1997.
FREIRE, Ida Mara. Dança e cegueira: a criação no lugar da falta. Dança: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Dança, v.3, n.4, 2014.
GARAUDY, Roger. Dançar a vida. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1980.
GIL, José. Movimento total: O corpo e a dança. São Paulo: Iluminuras, 2001.
JUVENAL. Sátiras. Madri: Consejo superior de investigaciones científicas, 1996.
KAPROW, Allan. Como fazer um happening, 2010. In: BERNARDES, Maria Helena; SEVERO, André. Jornal da Exposição Horizonte Expandido, 2010.
LIMA, Fernanda Beatriz et al. Os efeitos do ballet clássico para a terceira idade. In: Brazilian Journal of Health Review, Curitiba, v. 4, n. 4, jul./aug. 2021.
MACHADO, Roseli Belmonte. Inclusões, deficiências e o cenário educacional na contemporaneidade. In: Revista Ciências Humanas. Universidade Regional Integrada – URI. Frederico Westphalen, v. 23, n. 3, set./dez. 2022.
MARQUES, Isabel. A Linguagem da dança: arte e ensino. São Paulo: Digitexto, 2010.
MARQUES, Isabel. Linguagem da dança: arte e ensino. In: BRASIL, Ministério da Educação. Dança na escola: arte e ensino. Coleção Salto para o Futuro, TV Escola, Rio de Janeiro, Ano XXII, Boletim 2, abr. 2012.
ONU, Nações Unidas, Brasil. Sobre o nosso trabalho para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Brasil. < https://brasil.un.org/pt-br/sdgs > (Acesso em janeiro/2025).
PINTO, Aline da Silva. (In)permanências do envelhecimento: performatividades possíveis de mulheres cantoras. Tese de Doutorado. Programa de Pós-graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social. Universidade Feevale. Novo Hamburgo, 2021.
SIQUEIRA, Denise da Costa Oliveira. Corpo, Comunicação e Cultura: a Dança Contemporânea em Cena. Campinas: Autores Associados, 2006.
SIQUEIRA, Denise da Costa Oliveira; SIQUEIRA, Euler David de. O corpo que dança: percepção, consciência e comunicação. Revista Logos 20: Corpo, arte e comunicação, 2004.
SOARES, Rebeca Lima. A memória e poética da roupa em narrativas artísticas contemporâneas. Dissertação de Mestrado. Programa Interdepartamental de Pós-Graduação Interdisciplinar em Artes, Urbanidades e Sustentabilidade. Universidade Federal de São João del-Rei. São João del-Rei, 2023.
VIANNA, Klauss. A dança. São Paulo: Summus, 2005.
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2026 Ana Carolina Acom, Andrea Sol Pujato, Napoleão Schoeller de Azevedo Júnior

Questo lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale - Non opere derivate 4.0 Internazionale.