METODOLOGIAS ATIVAS NA FORMAÇÃO DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO: RELATO DE EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA

Autores

  • DENIZE DA FOLETTO Universidade Franciscana - Santa Maria - Rio Grande do Sul - Brasil
  • Elisangela dos Santos Costa Escola Estadual de Ensino Médio João Isidoro Lorentz - Formigueiro - Rio Grande do Sul - Brasil

DOI:

https://doi.org/10.31512/vivencias.v17i32.314

Resumo

O presente relato de prática visa apresentar os resultados de um trabalho desenvolvido nos componentes curriculares de Filosofia e Sociologia de uma Escola Estadual de Ensino Médio do interior do Rio Grande do Sul, Brasil, que teve a competência socioemocional expressa na Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018) como pano de fundo. Além disso, discute as contribuições das metodologias ativas para o processo de ensino e aprendizagem. A metodologia utilizada possui afinidades com a pesquisa qualitativa, do tipo relato de experiência e é fundamentada teoricamente pela BNCC (2018) e pelos autores Moran (2017); Krawczik (2011). O trabalho realizado está vinculado ao projeto de extensão de uma Universidade da rede privada do RS, intitulado “Metodologias Ativas: uma proposta inovadora para professores da Educação Básica”, que tem a formação continuada de professores da referida escola como basilar. Na opinião dos(as) estudantes, a experiência com o seminário foi muito significativa, pois proporcionou experiências importantes para a formação humana deles(as). Portanto, a educação é um investimento formativo do humano e a mediação do professor nesse processo é universal e insubstituível. Assim, é inegável a contribuição das metodologias ativas para a formação integral dos estudantes e para a inovação da práxis pedagógica do professor.

Biografia do Autor

DENIZE DA FOLETTO, Universidade Franciscana - Santa Maria - Rio Grande do Sul - Brasil

Profa. Dra. Denize da Silveira Foletto

Universidade Franciscana/UFN - Santa Maria - Rio Grande do Sul - Brasil

Programa de Pós-graduação em Ensino de Humanidade e Linguagens/MEHL - Universidade Franciscana/UFN - Santa Maria - Rio Grande do Sul - Brasil

Grupo de Pesquisa Trajetórias de Formação - GTFORMA/CNPq

Escola Estadual de Ensino Médio João Isidoro Lorentz - Formigueiro - Rio Grande do Sul - Brasil (Instituição vinculada à Secretaria Estadual de Educação do Rio Grande do Sul/SEDUC - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil)

Orcid id: https://orcid.org/0000-0002-3810-8362

E-mail: denizefoletto@gmail.com

Elisangela dos Santos Costa, Escola Estadual de Ensino Médio João Isidoro Lorentz - Formigueiro - Rio Grande do Sul - Brasil

Profa. Elisangela dos Santos Costa

Licenciada em Geografia e História pela Universidade Federal de Santa Maria - Santa Maria - RS/Brasil

Escola Estadual de Ensino Médio João Isidoro Lorentz - Formigueiro - Rio Grande do Sul - Brasil (Instituição vinculada à Secretaria Estadual de Educação do Rio Grande do Sul/SEDUC - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil)

E-mail: elisisadoracosta@gmail.com

Publicado

2020-12-14

Como Citar

FOLETTO, D. D., & dos Santos Costa, E. (2020). METODOLOGIAS ATIVAS NA FORMAÇÃO DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO: RELATO DE EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA. Vivências, 17(32), 149-163. https://doi.org/10.31512/vivencias.v17i32.314

Edição

Seção

ARTIGOS DE FLUXO CONTÍNUO