METODOLOGIAS ATIVAS NA FORMAÇÃO DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO: RELATO DE EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA
DOI:
https://doi.org/10.31512/vivencias.v17i32.314Resumo
O presente relato de prática visa apresentar os resultados de um trabalho desenvolvido nos componentes curriculares de Filosofia e Sociologia de uma Escola Estadual de Ensino Médio do interior do Rio Grande do Sul, Brasil, que teve a competência socioemocional expressa na Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018) como pano de fundo. Além disso, discute as contribuições das metodologias ativas para o processo de ensino e aprendizagem. A metodologia utilizada possui afinidades com a pesquisa qualitativa, do tipo relato de experiência e é fundamentada teoricamente pela BNCC (2018) e pelos autores Moran (2017); Krawczik (2011). O trabalho realizado está vinculado ao projeto de extensão de uma Universidade da rede privada do RS, intitulado “Metodologias Ativas: uma proposta inovadora para professores da Educação Básica”, que tem a formação continuada de professores da referida escola como basilar. Na opinião dos(as) estudantes, a experiência com o seminário foi muito significativa, pois proporcionou experiências importantes para a formação humana deles(as). Portanto, a educação é um investimento formativo do humano e a mediação do professor nesse processo é universal e insubstituível. Assim, é inegável a contribuição das metodologias ativas para a formação integral dos estudantes e para a inovação da práxis pedagógica do professor.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.