FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS

UMA AÇÃO DE EXTENSÃO EM CIÊNCIAS DA NATUREZA

Autores

  • Jessica da Rosa Machado Universidade Federal do Pampa, Bagé, RS, Brasil.
  • Liziane Padilha Mena Universidade Federal do Pampa, Bagé, RS, Brasil.
  • Sonia Maria da Silva Junqueira Universidade Federal do Pampa, Bagé, RS, Brasil.
  • Camila Aparecida Tolentino Cicuto Universidade Federal do Pampa, Dom Pedrito, RS, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-9817-7933

DOI:

https://doi.org/10.31512/vivencias.v17i32.323

Resumo

Neste trabalho apresenta-se o recorte de um trabalho de mestrado em andamento sobre formação continuada de professores na área das Ciências da Natureza. Os dados foram coletados em um curso de extensão ofertado para profissionais que atuam anos iniciais do Ensino Fundamental. O objetivo foi verificar as impressões dos professores (n=12) participantes sobre o referido curso. Como instrumento de coleta de dados utilizou-se um formulário com perguntas abertas do tipo “Que bom!” (aspectos positivos); “Que pena!” (aspectos negativos); “Que tal?” (ações para melhorar). A análise dos dados foi realizada com a ferramenta Tagul, que permite verificar as palavras que apareceram com mais frequência nas respostas dos sujeitos de pesquisa. Os resultados mostraram que os momentos de discussões e atividades desenvolvidas no curso contribuíram para que as participantes refletissem sobre a prática, repensando o fazer docente. Além disso, constatou-se a necessidade de mais ações de formação no Ensino de Ciências da Natureza.

Biografia do Autor

Jessica da Rosa Machado, Universidade Federal do Pampa, Bagé, RS, Brasil.

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Pelotas (2016), possui especialização em Supervisão e Orientação Educacional pela Faculdade de Educação São Luís (2017). Atualmente é professora dos Anos Iniciais no Município de Aceguá/RS. É aluna regular do Programa de Mestrado Acadêmico em Ensino (PPGMAE) pela Universidade Federal do Pampa - Campus Bagé. Membro do Grupo de Pesquisa em Práticas de Ensino em Ciências (GPPEC).Tem experiência na área de Educação Infantil e Anos Iniciais.Possui interesse nas pesquisas que envolvam a formação de professores, ensino de Ciências da Natureza, processos de ensino-aprendizagem, anos iniciais e orientação educacional.

Liziane Padilha Mena, Universidade Federal do Pampa, Bagé, RS, Brasil.

Possui graduação em Ciências da Natureza pela Universidade Federal do Pampa (2018). Atualmente é discente do Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em Ensino (PPGMAE), pela mesma instituição, integrando o grupo de pesquisa Aprendizagens ativas e colaborativas: análise da percepção docente, do engajamento discente, da autorregulação e do processo avaliativo. Seus atuais interesses de pesquisa estão voltados à avaliação mediada por rubricas no ensino superior.

Sonia Maria da Silva Junqueira, Universidade Federal do Pampa, Bagé, RS, Brasil.

Professora Adjunta III da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Docente do curso de Matemática-Licenciatura e docente permanente no Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em Ensino (MAE). Mestra e Doutora em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). É uma das líderes do grupo de pesquisa ?Educação Matemática no Pampa (EMPAMPA)? e membro do grupo de pesquisa do curso de Educação Matemática da PUC-SP, "Professor de Matemática: formação, profissão, saberes e trabalho docente", cadastrado no CNPq. Em 2008 concluiu Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Escolar pela Universidade de Taubaté - SP (UNITAU-SP). Concluiu, em 2002, Pós-Graduação Lato Sensu em Matemática, pela Faculdade de Engenharia Química de Lorena-SP (FAENQUIL-SP). Possui Licenciatura Plena em Matemática, e Bacharelado em Ciências Contábeis, ambos pela Universidade de Taubaté (UNITAU-SP), cursos respectivamente concluídos em 1998 e 1989. Atuou como professora de Matemática e Física e em cargos de gestão escolar na Secretaria de Estado e Educação de São Paulo e na Rede Municipal de Ensino de Taubaté. Na Universidade de Taubaté, ministrou disciplina em curso de Pós-graduação e desenvolveu material didático para EAD em Pedagogia e Licenciatura em Matemática.

Camila Aparecida Tolentino Cicuto, Universidade Federal do Pampa, Dom Pedrito, RS, Brasil.

Possui doutorado em Ensino de Química pelo programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo (2016), mestrado em Ensino de Química pelo mesmo programa (2011) e Licenciatura em Química pela Universidade Federal de São Carlos (2007). Atualmente é professora da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) junto ao curso de Ciências da Natureza- Licenciatura. É credenciada no Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Mestrado Acadêmico em Ensino atuando em pesquisas sobre metodologias de ensino, recursos didáticos, educação ambiental e produção e avaliação de material didático para o Ensino de Química/Ciências. Líder do Grupo de Pesquisa em Práticas de Ensino em Ciências (GPPEC). 

Downloads

Publicado

2020-12-14

Como Citar

Machado, J. da R., Mena, L. P. ., Junqueira, S. M. da S. ., & Cicuto, C. A. T. (2020). FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS: UMA AÇÃO DE EXTENSÃO EM CIÊNCIAS DA NATUREZA. Vivências, 17(32), 185–196. https://doi.org/10.31512/vivencias.v17i32.323

Edição

Seção

ARTIGOS DE FLUXO CONTÍNUO