FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS
UMA AÇÃO DE EXTENSÃO EM CIÊNCIAS DA NATUREZA
DOI:
https://doi.org/10.31512/vivencias.v17i32.323Resumo
Neste trabalho apresenta-se o recorte de um trabalho de mestrado em andamento sobre formação continuada de professores na área das Ciências da Natureza. Os dados foram coletados em um curso de extensão ofertado para profissionais que atuam anos iniciais do Ensino Fundamental. O objetivo foi verificar as impressões dos professores (n=12) participantes sobre o referido curso. Como instrumento de coleta de dados utilizou-se um formulário com perguntas abertas do tipo “Que bom!” (aspectos positivos); “Que pena!” (aspectos negativos); “Que tal?” (ações para melhorar). A análise dos dados foi realizada com a ferramenta Tagul, que permite verificar as palavras que apareceram com mais frequência nas respostas dos sujeitos de pesquisa. Os resultados mostraram que os momentos de discussões e atividades desenvolvidas no curso contribuíram para que as participantes refletissem sobre a prática, repensando o fazer docente. Além disso, constatou-se a necessidade de mais ações de formação no Ensino de Ciências da Natureza.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.