OFICINAS DE ENSINO

UMA EXPERIÊNCIA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/vivencias.v18i36.403

Resumo

Diante do desafio de articular teoria e prática no processo de ensino e aprendizagem tem sido cada dia mais necessário potencializar, estratégias integralizadoras, tais como as oficinas pedagógicas. Este artigo tem por objetivo conhecer conceitos e concepções sobre as estratégias de ensino, de modo a apresentar as oficinas de ensino no contexto da educação profissional e tecnológica (EPT). Pauta-se, metodologicamente em um estudo de objetivo exploratório, a partir de uma revisão bibliográfica e de um relato de experiência. Para tanto está dividido em 02 (duas) partes: a) aborda o conceito de estratégias de ensino, a partir da modalidade da EPT; b) discute sobre as oficinas de ensino, por meio de um relato de experiência. Ressalta-se que as oficinas se mostraram uma valiosa estratégia para trabalhar de forma didática e prazerosa em um ensino dinâmico e atrativo na EPT que necessita articular trabalho, ciência e cultura na perspectiva da emancipação humana.

Biografia do Autor

Ana Sara Castaman, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Sertão, Rio Grande do Sul, Brasil

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2003), graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (2009), mestrado em Educação Nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2006) e doutorado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2011). Atualmente é professora no Instituto Federal do Rio Grande do Sul. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT. Líder do Grupo de Pesquisa Políticas Públicas e Formação de Professores para a Educação Básica e Profissional. 

Angélica Tommasini, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Sertão, Rio Grande do Sul, Brasil

Especialista em Atendimento Educacional Especializado (AEE) e Educação Especial (2019). Especialista em Gestão Social: Políticas Públicas, Redes e Defesa de Direitos (2017). Assistente Social graduada pela Universidade de Passo Fundo/RS (2015). Licenciada em Serviço Social pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - Campus Sertão/RS (2018). Pós-graduanda em Teorias e Metodologias da Educação pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - Campus Sertão/RS (2019-2020). Bolsista do Projeto de Ensino: Produção de estratégias e de materiais didático-pedagógico de apoio ao docente da Educação Profissional e Tecnológica (2017-atual). Bolsista voluntária do Projeto de Pesquisa: Estratégias de ensino na Educação Profissional e Tecnológica. Membro do Grupo Técnico Municipal GTM do Programa Primeira Infância Melhor -PIM do município de Coxilha/RS (2018-atual). Assistente Social coordenadora do CRAS Coxilha/RS. 

Luana Anchieta Rocha, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Sertão, Rio Grande do Sul, Brasil

Bacharel em Engenharia Civil pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Atualmente é estudante de mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Participou do Programa Ciência sem Fronteiras na University of South Florida (Tampa-FL), com experiência de pesquisa na The Catholic University of America (Washington-DC).

Everton de Matos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Sertão, Rio Grande do Sul, Brasil

Possui Doutorado em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) (2020). Mestrado em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) (2016). Graduação em Ciência da Computação pela Universidade de Passo Fundo (UPF) (2014). Atualmente, é pesquisador da Fundação Meridional, no Grupo de Pesquisa "Tecnologia, Inovação e Sustentabilidade"; além de atuar no Grupo de Sistemas Embarcados (GSE - PUCRS). 

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Publicado

2022-04-21

Como Citar

Castaman, A. S., Tommasini, A., Rocha, L. A., & Matos, E. de. (2022). OFICINAS DE ENSINO: UMA EXPERIÊNCIA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA. Vivências, 18(36), 201–214. https://doi.org/10.31512/vivencias.v18i36.403

Edição

Seção

Dossiê: Educação Profissional e Tecnológica