OFICINAS DE ENSINO
UMA EXPERIÊNCIA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
DOI:
https://doi.org/10.31512/vivencias.v18i36.403Abstract
Diante do desafio de articular teoria e prática no processo de ensino e aprendizagem tem sido cada dia mais necessário potencializar, estratégias integralizadoras, tais como as oficinas pedagógicas. Este artigo tem por objetivo conhecer conceitos e concepções sobre as estratégias de ensino, de modo a apresentar as oficinas de ensino no contexto da educação profissional e tecnológica (EPT). Pauta-se, metodologicamente em um estudo de objetivo exploratório, a partir de uma revisão bibliográfica e de um relato de experiência. Para tanto está dividido em 02 (duas) partes: a) aborda o conceito de estratégias de ensino, a partir da modalidade da EPT; b) discute sobre as oficinas de ensino, por meio de um relato de experiência. Ressalta-se que as oficinas se mostraram uma valiosa estratégia para trabalhar de forma didática e prazerosa em um ensino dinâmico e atrativo na EPT que necessita articular trabalho, ciência e cultura na perspectiva da emancipação humana.
Riferimenti bibliografici
ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos. Metodologia do Ensino Superior: da prática docente a uma possível teoria pedagógica. IBPEX: Curitiba, 1998.
ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos; ALVES, Leonir Pessate. (Orgs.). Processos de ensinagem na universidade. Pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. 3. ed. Joinville: Univille, 2015.
ANDRADE, Luiz Gustavo da Silva Bispo; FERRETE, Rodrigo Bozi. Metodologias ativas e a educação profissional e tecnológica: invertendo a sala de aula em vista de uma aprendizagem significativa. Educação Profissional e Tecnológica em Revista, Vitória, v. 3, n. 2, p. 86-98. 2019.
CASTAMAN, Ana Sara. Projeto de Ensino ‘Produção de estratégias e de materiais didático-pedagógico de apoio ao docente da Educação Profissional e Tecnológica’. Mimeo, 2019.
CASTAMAN, Ana Sara; DE BORTOLI, Lis Ângela. Práticas Educativas: relato de experiência na unidade curricular de Engenharia de Software. Informática na Educação: teoria & prática, Porto Alegre, v.23, n.1, jan./abr. 2020. p. 32-44.
CASTAMAN, Ana Sara; VIEIRA; Josimar de Aparecido; PASQUALLI, Roberta. Inovações na sala de aula da educação profissional e tecnológica: revendo posições e tendências. In: SOUZA, Francisco das Chagas Silva; NUNES, Albino Oliveira. Temas em educação profissional e tecnológica. Campos dos Goytacazes, RJ: Essentia, 2019. p. 99-114.
CHIZZOTTI, Antonio. Metodologia do ensino superior: o ensino com pesquisa. In: CASTANHO, Sérgio; CASTANHO, Maria Eugênia L. M. (orgs.). Temas e textos em metodologia do ensino superior. Campinas(SP): Papirus, 2001. p. 103-112.
CORREIA, Marisa; SANTOS, Raquel. A aprendizagem baseada em jogos online: uma experiência de uso do kahoot na formação de professores. 2017. Disponível em: https://repositorio.ipsantarem.pt/bitstream/10400.15/2433/1/siie-cied_2017_artigo%2 0nas%20atas%20pt.pdf. Acesso em: 12 out. 2020.
CUNHA, Maria Isabel da. Sala de aula: espaço de inovações e formação docente. In: ENRICONE, Delcia; GRILLO, Marlene. Educação Superior: vivências e visão de futuro. Porto Alegre, RS: EDIPUCRS, 2005, p. 71-82.
FIGUEIRÊDO, Maria do Amparo Caetano et al. Metodologia de oficina pedagógica: uma experiência de extensão com crianças e adolescentes. Revista Eletrônica Extensão Cidadã, 2006. Disponível em: http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:Gb_mxEMohxsJ:www.prac.ufpb.br/anais/sempe/vsempeanais/Anais/Educacao/oficina.rtf+&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br. Acesso em: 11 out. 2020.
INOCENTE, Luciane; TOMMASINI, Angélica; CASTAMAN, Ana Sara. Metodologias Ativas na Educação Profissional e Tecnológica. Redin - Revista Educacional Interdisciplinar, Taquara, v. 7, n. 2, p. 1-10, Out. 2018.
KAHOOT. Kahoot. 2020. Disponível em: https://kahoot.com. Acesso em: 03 out. 2020.
KUENZER, Acácia Zeneida; GRABOWSKI, Gabriel. Educação Profissional: desafios para a construção de um projeto para os que vivem do trabalho. Perspectiva, v. 24, n. 1, p. 297-318, 2006.
MASETTO, Marcos Tarcísio. Competência pedagógica do professor universitário. São Paulo: Summus Editorial, 2003.
NEGRÃO, Ana Maria Melo. O método pedagógico dos jesuítas: o "Ratio Studiorum". Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro, n. 14, p. 154-157, Aug. 2000. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782000000200010&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 12 Out. 2020.
PACHECO, Eliezer. Os Institutos Federais: Uma Revolução na Educação Profissional e Tecnológica. Brasília: MEC/SETEC, 2010.
PAVIANI, Neires Maria Soldatelli. Oficinas pedagógicas: relato de uma experiência. Conjectura: filosofia e educação, v. 14, n. 2, p. 77-88, 2009.
RAMOS, Marise. Concepção do ensino médio integrado. 2008. Disponível em: http://forumeja.org.br/go/sites/forumeja.org.br.go/files/concepcao_do_ensino_medio_integrado5.pdf. Acesso em: 14 maio 2020.
TOMMASINI, Angélica et al. O uso de aplicativo educacional na Educação Profissional e Tecnológica: o que os dados revelam. Congresso de Tecnologia da Informação IFSUL, II, 2019, Passo Fundo. ANAIS [...]. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-riograndense, Passo Fundo, 2019.
VIEIRA, Elaine; VOLQUIND, Lea. Oficinas de Ensino: O quê? Por quê? Como?. Porto Alegre: EdiPUCRS, 1996.
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Questo lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale - Non opere derivate 4.0 Internazionale.