SUSTENTABILIZANDO
UMA TECNOLOGIA EDUCACIONAL PARA A PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
DOI:
https://doi.org/10.31512/vivencias.v18i35.419Resumo
Este trabalho busca associar a linguagem científica e a tecnologia aos aspectos socioambientais e demonstrar através do aplicativo SUSTENTABILIZANDO questões associadas ao consumo/desperdício de água como alternativa para efetivação da Educação Ambiental no espaço escolar. Para tanto, os alunos deveriam anotar o consumo diário de água em atividades de higiene pessoal e doméstica para que na “seção água” do aplicativo, cada um fizesse o cálculo do seu consumo diário de água. Investigou-se através de pré e pós-teste as reflexões dos alunos sobre o tema em estudo. Os resultados mostram que os participantes reconhecem o termo meio ambiente, a importância da água e já participaram de ações ambientais. Quanto ao consumo e desperdício de água, observou-se que após as anotações das tarefas de higiene pessoal e doméstica, e o cálculo realizado através do aplicativo, a estimativa de consumo de água se aproximou da realidade e permitiu a reflexão sobre o uso e desperdício deste recurso natural.
Referências
ANDRADE, M. M. Introdução a metodologia do trabalho científico: elaboração de trabalhos na graduação. 9. ed. São Paulo: Atlas, 2009.
ASSAD, L. G., BERARDINELLI, L. M. M., DA SILVA, D. P. P., DE OLIVEIRA JUNIOR, A. A. B.; RODRIGUES, T. G. Reciclagem de papel: uma experiência de ensino, extensão e pesquisa. Interagir: pensando a extensão, n.16, p. 53-57, 2011. DOI: https://doi.org/10.12957/interag.2011.5267
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições. 2011.
BARLOW, M. Avaliação escolar; mitos e realidade. Trad. Fátima Murad. Porto Alegre: Artmed, 2006.
CACHAPUZ, A.; GIL-PEREZ, D.; CARVALHO, A. D.; PRAIA, J.; VILCHES, A. A necessária renovação do ensino das ciências. São Paulo: Cortez, 2011.
CAPRA, F.; STONE, M. K.; BARLOW, Z. Alfabetização ecológica: a educação das crianças para um mundo sustentável. São Paulo: Cultrix; 2006.
CAPRA F; STONE, M. K. Smart by nature: schooling for sustainability. J Sust Educ. 2010. Disponível em: http://www.jsedimensions.org/wordpress/tags/smart-by-nature/. Acesso em: 15 jun. 2019.
CARVALHO, I. C. M. Educação Ambiental: a formação do sujeito ecológico/ Isabel Cristina de Moura Carvalho, 6. ed., São Paulo: Cortez. 2012.
COUTINHO, C.; ADAIME, M. B. “Por uma ciência com consciência”: Interfaces da educação ambiental e do Ensino de Ciências nos contextos: Docente, Discente e do Material Didático. Tese (Doutorado) Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Naturais e exatas, Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, 2017.
DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A. P.; PERNAMBUCO, M. M. C. A. Ensino de Ciências: Fundamentos e Métodos. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
FONSECA, C. V. Representações sociais no ensino de química: perspectivas dos estudantes sobre poluição da água. Experiências em Ensino de Ciências, v.9, n. 3, p.26-43, 2014. Disponível em: https://if.ufmt.br/eenci/artigos/Artigo_ID252/v9_n3_a2014.pdf. Acesso em: 23 nov. 2020
HALAL, C. Y. Ecopedagogia: uma nova educação. Revista de Educação, v. 12, n. 14, 2015.
LORENZETTI, L.; DELIZOICOV, D. Alfabetização científica no contexto das séries iniciais. Ensaio – Pesquisa em Educação em Ciências, v.3, n.1, 37-50, 2001. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/epec/v3n1/1983-2117-epec-3-01-00045. Acesso em: 05 nov. 2019.
LORENZETTI, L. Alfabetização científica no contexto das séries iniciais. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2000.
LIMA, A. M.; OLIVEIRA, H. T. A (re) construção dos conceitos de natureza, meio ambiente e educação ambiental por professores de duas escolas públicas. Ciência & Educação, v. 17, n. 2, p. 321-337, 2011. DOI: https://doi.org/10.1590/S1516-73132011000200005.
MARQUES, R.; XAVIER, C. R. Análise da alfabetização científica de estudantes numa sequência didática de educação ambiental no ensino de ciências. Brazilian Journal of Development, v. 5, n. 4, p. 2595-2612, apr. 2019.
NICOLETTI, E. R; SEPEL, L. N. Análise das Propostas de Aulas sobre o Tema Água Destinadas ao Ensino Fundamental no Portal do Professor (MEC/Brasil). Revista Latec. v.4, n. 2, p. 26-43, 2014.
OLIVEIRA, K. J. M.; MEDEIROS, D. H. Educação Ambiental: abordagens teórico-metodológicas. In: Encontro de Produção Científica e Tecnológica (V EPCT), v.5, 2010, p. 4-9, Paraná. Anais eletrônicos... Paraná: FECILCAM, 2010.
PITMAN, S. D.; DANIELS, C. B. Quantifying ecological literacy in an adult western community: the development and application of a new assessment tool and community standard. Plos One. 11, 2016.
SAUVÉ, L. Uma cartografia das correntes em educação ambiental. In: SATO, M. e CARVALHO, I.C.M. (orgs.) Educação ambiental: pesquisas e desafios. Porto Alegre: Artmed, 2005.
SCHOLZ, R. W. Environmental literacy in science and society: from knowledge to decisions. Cambridge: Cambridge University Press. 2011.
VASCONCELLOS, E. S.; SANTOS, W. L. P. Educação Ambiental por Meio de Tema CTSA: Relato e Análise de Experiência Em Sala de Aula. XIV Encontro Nacional de Ensino de Química, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.