ESTUDO GENÉTICO-POPULACIONAL DOS SISTEMAS SANGUÍNEOS ABO E RH DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE PARANAÍTA, MATO GROSSO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/vivencias.v17i33.445

Resumo

Resumo: O conhecimento sobre os tipos sanguíneos ABO e Rh é muito relevante para casos de atendimento emergencial e aconselhamento sobre a doença hemolítica perinatal (DHP), bem como para a conscientização quanto à importância da doação de sangue.  Considerando que, em Mato Grosso, a lei nº 9.905, de 06 de maio de 2013, determina que as escolas incluam informações sobre os tipos sanguíneos dos alunos na ficha de matrícula, este trabalho teve por objetivo realizar o estudo genético-populacional dos sistemas sanguíneos ABO e Rh de alunos do ensino médio da Escola Estadual João Paulo I, Paranaíta, Mato Grosso. Para obtenção dos dados, os alunos responderam anonimamente à um questionário com quatro questões fechadas. As respostas foram tabuladas e, a partir delas, foram obtidas as frequências fenotípicas, alélicas e genotípicas. Dentre os alunos que souberam informar o grupo sanguíneo, predominam os grupos sanguíneos A+ e O+, com 30,5% cada, seguidos dos indivíduos portadores de sangue O- (16,90%), considerado doador universal. Também foi possível identificar que, aproximadamente, 16% dos indivíduos do gênero feminino são Rh-, demonstrando a necessidade de que as escolas trabalhem os temas relacionados aos tipos sanguíneos, levando em consideração as problemáticas decorrentes da incompatibilidade sanguínea, seja em transfusão seja materno-fetal, bem como a importância da doação de sangue.

Palavras-chave: Doença Hemolítica Perinatal. Frequência Genotípica. Genética Populacional. Transfusões Sanguíneas.

Biografia do Autor

Giovana Cuchi, Universidade do Estado de Mato Grosso Carlos Alberto Reyes Maldonado, Cáceres, MT, Brasil

Graduanda em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado de Mato Grosso Carlos Alberto Reyes Maldonado (UNEMAT)

Elisa dos Santos Cardoso, Universidade do Estado de Mato Grosso Carlos Alberto Reyes Maldonado, Cáceres, MT, Brasil.

Professora da Rede Estadual de Educação do Estado de Mato Grosso. Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) e Licenciada em Química pelo Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT). Especialista em Biologia Geral pela Universidade Federal de Lavras (UFLA) e mestre em Biodiversidade e Agroecossistemas Amazônicos pelo PPGBioAGRO da Universidade do Estado de Mato Grosso, campus de Alta Floresta. Doutoranda em Biodiversidade e Biotecnologia da Rede Bionorte/UNEMAT.

Ana Aparecida Bandini Rossi, Universidade do Estado de Mato Grosso Carlos Alberto Reyes Maldonado, Cáceres, MT, Brasil

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado de Mato Grosso (1996), mestrado em Botânica pela Universidade Federal de Viçosa (2003) e doutorado em Genética e Melhoramento pela Universidade Federal de Viçosa (2007). Atualmente é professora adjunta da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Tem experiência na área de Biologia Geral, com ênfase em Genética Vegetal, Biologia Molecular e Biologia da Conservação, atuando principalmente nos seguintes temas: Aspectos Reprodutivos e Diversidade Genética em espécies Vegetais Nativas e Cultivadas e conservação dos Recursos Naturais. Participa como orientadora dos Programas de Pós Graduação: Mestrado em Biodiversidade e Agroecossistemas Amazônicos, Genética e Melhoramento de Plantas e do Doutorado Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia Legal, da Rede Bionorte/UNEMAT.

Luciane Karina Karina Gorini, Universidade do Estado de Mato Grosso Carlos Alberto Reyes Maldonado, Cáceres, MT, Brasil.

Possui graduação em CIÊNCIAS FÍSICAS E BIOLÓGICAS pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2003) e turismo pela FASIPE -FACULDADE DE SINOP E EXTENSÕES (2012),especialização em EDUCAÇÃO INCLUSIVA pela instituição SALGADO DE OLIVEIRA (2005) e especialização em EDUCAÇÃO AMBIENTAL pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2013). Atualmente professora DE BIOLOGIA da ESCOLA ESTADUAL JOÃO PAULO I (INTEGRAL). MESTRANDA em PROGRAMA NACIONAL em MESTRADO PROFISSIONAL do ENSINO de BIOLOGIA em REDE NACIONAL.

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Publicado

2021-06-21

Como Citar

Cuchi, G., Cardoso, E. dos S., Rossi, A. A. B. ., & Karina Gorini, L. K. (2021). ESTUDO GENÉTICO-POPULACIONAL DOS SISTEMAS SANGUÍNEOS ABO E RH DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE PARANAÍTA, MATO GROSSO. Vivências, 17(33), 155–167. https://doi.org/10.31512/vivencias.v17i33.445

Edição

Seção

ARTIGOS DE FLUXO CONTÍNUO