ESTUDO GENÉTICO-POPULACIONAL DOS SISTEMAS SANGUÍNEOS ABO E RH DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE PARANAÍTA, MATO GROSSO
DOI:
https://doi.org/10.31512/vivencias.v17i33.445Resumo
Resumo: O conhecimento sobre os tipos sanguíneos ABO e Rh é muito relevante para casos de atendimento emergencial e aconselhamento sobre a doença hemolítica perinatal (DHP), bem como para a conscientização quanto à importância da doação de sangue. Considerando que, em Mato Grosso, a lei nº 9.905, de 06 de maio de 2013, determina que as escolas incluam informações sobre os tipos sanguíneos dos alunos na ficha de matrícula, este trabalho teve por objetivo realizar o estudo genético-populacional dos sistemas sanguíneos ABO e Rh de alunos do ensino médio da Escola Estadual João Paulo I, Paranaíta, Mato Grosso. Para obtenção dos dados, os alunos responderam anonimamente à um questionário com quatro questões fechadas. As respostas foram tabuladas e, a partir delas, foram obtidas as frequências fenotípicas, alélicas e genotípicas. Dentre os alunos que souberam informar o grupo sanguíneo, predominam os grupos sanguíneos A+ e O+, com 30,5% cada, seguidos dos indivíduos portadores de sangue O- (16,90%), considerado doador universal. Também foi possível identificar que, aproximadamente, 16% dos indivíduos do gênero feminino são Rh-, demonstrando a necessidade de que as escolas trabalhem os temas relacionados aos tipos sanguíneos, levando em consideração as problemáticas decorrentes da incompatibilidade sanguínea, seja em transfusão seja materno-fetal, bem como a importância da doação de sangue.
Palavras-chave: Doença Hemolítica Perinatal. Frequência Genotípica. Genética Populacional. Transfusões Sanguíneas.
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